Topo

Bárbara Evans é questionada sobre peso; críticas podem atrapalhar gestação

Bárbara Evans (Foto: Reprodução/Instagram) - Reprodução / Internet
Bárbara Evans (Foto: Reprodução/Instagram) Imagem: Reprodução / Internet

Júlia Flores

De Universa

11/11/2021 15h57

A influenciadora Bárbara Evans, 30 anos, está grávida de 5 meses de sua primeira filha, Ayla, fruto de um processo de fertilização in vitro. Na noite de quarta-feira (10), a influencer fez um desabafo em suas redes sociais sobre o excesso de questões que tem recebido a respeito de seu peso durante a gestação.

"Quando eu abro a caixinha de perguntas, as questões que mais aparecem são sobre o meu peso. Eu quero deixar bem claro para os 'fiscais do peso' que está tudo bem. Você pode engravidar e engordar, tudo bem. Quando estamos grávidas tantas coisas mudam, aparecem tantos desejos, tantas culpas, tantas dúvidas e inseguranças. Cada mulher tem uma gravidez e não dá para comparar uma com a outra. Algumas vão engordar mais, outras menos e segue tudo bem", comentou em seu perfil no Instagram.

Este tipo de pergunta, como explica a ativista antigordofóbica Gabriela Menezes, reflete a pressão social que a sociedade está acostumada a fazer sobre o corpo feminino: "Essas críticas são péssimas, porque as mulheres grávidas já estão passando por um processo de entender como funciona o próprio corpo, é um momento de mudanças hormonais, a cabeça está se adaptando a uma nova rotina. As pessoas se esquecem de que um corpo sempre pode mudar —independentemente de nós, mulheres, estarmos gerindo ou não uma nova vida".

Para Gabriela, estes comentários podem atrapalhar a gestação da mulher, porque ela passa a se cobrar por um fator que está fora de seu controle.

Essas críticas estão relacionadas diretamente à pressão estética que a sociedade exige do corpo feminino —e isso é cruel.

Universa conversou com uma médica para entender mais sobre esse período e explicar por que é natural que as mulheres ganhem peso durante a gestação.

Fatores fisiológicos

Segundo a médica ginecologista e obstetra com pós-graduação em nutrologia Carla Delascio, é normal que a mulher ganhe cerca de nove quilos durante a gestação. Ou seja: um quilo por mês. "No primeiro trimestre a grávida ganha cerca de dois quilos, no segundo trimestre, mais dois ou três. Nos meses finais, a mesma coisa", pontua.

De acordo com a médica, o ganho de peso gestacional acontece por inúmeros fatores, como a alteração metabólica e hormonal que o corpo enfrenta. "Há aumento fisiológico do útero, das mamas, da placenta e a mulher passa a reter mais líquidos também —além do mais, o feto vai crescendo."

Carla explica que grávidas que fizeram processo de fertilização in vitro têm ainda mais chances de engordar durante a gestação, como é o caso de Bárbara Evans (que ganhou 14 quilos e chegou a fazer vários desabafos públicos sobre as inúmeras tentativas de inseminação). Isso se deve aos procedimentos hormonais aos quais a mulher se submete para tentar engravidar.

Elas já engravidam com peso acima do habitual por causa de estímulos hormonais que recebem durante o tratamento da fertilização.

Carla Delascio, médica obstetra

O ganho de peso da grávida deve virar um motivo de preocupação quando ele ultrapassa o que a médica chama de "ganho fisiológico": "Se a mulher ganha muito peso, ela pode estar sob risco de algumas intercorrências médicas, como diabetes gestacional, obesidade, hipertensão, etc. —isso pode causar parto prematuro, além de trazer impactos negativos tanto para a mãe quanto para o bebê".

'Ninguém me perguntou se eu estava bem'

Gabi Menezes e o filho Nicholas: "De vez em quando olham para a minha barriga e perguntam se o irmãozinho dele está a caminho" - Arquivo pessoal - Arquivo pessoal
Gabi Menezes e o filho Nicholas: "De vez em quando olham para a minha barriga e perguntam se o irmãozinho dele está a caminho"
Imagem: Arquivo pessoal

Gabriela Menezes, que é mãe de Nicholas, 4 anos, não engordou durante a gestação. "Foi ironia do destino, todo mundo achava que eu ia engordar no mínimo 10 quilos", pontua. "Mesmo assim, por eu ser uma mulher gorda, sempre ouvia que estava grávida de gêmeos. Por não ter engordado, fui elogiada pela minha aparência. Depois de ter o Nicolas, recebi vários comentários por ter emagrecido —sendo que eu estava passando por um puerpério complicado".

A influencer ressalta também que os períodos da gestação e do puerpério são momentos que mexem bastante com o emocional das mulheres, o que faz com que elas não se identifiquem com os próprios corpos. "Por causa da amamentação, eu realmente emagreci depois da gravidez. Mas não era um comentário sobre o meu peso que eu precisava ouvir naquela hora. Acho que, em vez de falarem sobre o peso das grávidas, as pessoas devem perguntar se elas precisam de ajuda".