Topo

Persuasão, drama, deboche: como cada signo reage ao fim do relacionamento

É possível identificar algumas atitudes em comum entre os representantes do zodíaco diante do término - Prostock-Studio/ iStock
É possível identificar algumas atitudes em comum entre os representantes do zodíaco diante do término Imagem: Prostock-Studio/ iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

05/11/2021 04h00

O ponto final de uma relação amorosa costuma deixar um "buraco emocional" em qualquer pessoa, seja ela quem pediu o fim ou tenha levado o fora. Isso ocorre porque o ser humano foi feito para ser sociável e se relacionar. A frustração também aparece neste momento, tornando tudo mais difícil e influenciando as atitudes do ex-par.

As reações, entretanto, não seguem um padrão unânime. Cada indivíduo se comporta de uma maneira diferente, apesar de ser possível identificar algumas atitudes em comum entre os representantes do zodíaco. É o que mostra, a seguir, a astróloga Nanda Ribeiro. Observando apenas os signos solares (ligados à data de nascimento), a especialista comenta as possibilidades de comportamento associadas a cada grupo.

Como os signos reagem ao fim

Áries

O ariano é muito passional e impulsivo. Assim, pode terminar uma relação, de uma hora para outra, e acabar se arrependendo. Também pode falar demais e acabar brigando. Áries deveria ter mais paciência porque, na hora da raiva ou discussão, pode usar a sua rude franqueza, doa a quem doer.

Touro

Eis um signo que pensa muito antes de agir, é mais pé no chão e não gosta de encarar DRs, mas que vai querer conversar e tentar se entender com o par. Pode ser muito teimoso e inflexível, sendo difícil chegar a um acordo, mesmo ficando atrás e tentando uma volta. Agora, se decidir que realmente acabou, nada vai fazê-lo mudar de ideia.

Gêmeos

Se o geminiano quiser continuar a relação, vai tentar persuadir, convencer que pode melhorar e que as coisas podem ficar bem. Ainda tende a fazer brincadeirinhas para deixar o clima amigável e lembrar o outro por que a relação começou. A ideia é contornar a situação. Caso não tenha mesmo jeito, a tendência é virar amigo do ex.

Câncer

É bem possível que o canceriano se vitimize ou culpe o outro por tudo o que aconteceu, transferindo responsabilidades. Considerado o "resmungão" do zodíaco, como todo signo do elemento Água, sofre, chora, sente demais a situação. Pode, ainda, guardar mágoas ou ressentimentos, difíceis de curar. Talvez não haja chance de amizade entre os dois.

Leão

Vaidoso, dono de muito amor-próprio e autoconfiança, não entende facilmente como o par quer dar fim à relação. É passional e quer fazer o outro voltar atrás, apelando para drama, pedindo para ficar, alegando que gosta de viver em romance, que vai dedicar seu tempo a viver novas aventuras para salvar a relação. Se não der certo, mantém a pose e sofre calado.

Virgem

Por ser um signo de Terra, o virginiano gosta de relacionamentos duradouros, mais pé no chão e prefere lidar com a realidade. Com energia mutável, é flexível às mudanças e tenta dançar conforme a música. Por isso, analisa bem a situação e pensa como pode melhorar. Se não tiver jeito, é capaz de disparar algumas críticas construtivas —ou não.

Signos - iStock - iStock
Virginianos tendem a preferir relacionamentos duradouros
Imagem: iStock

Libra

Com seu jeitinho diplomático, tenta de todas as formas fazer a outra pessoa acreditar que o relacionamento tem salvação. É do tipo que adora estar com alguém a ponto de preferir manter a aparência do que finalizar o que não está mais dando certo. De qualquer forma, mantém a compostura e a harmonia após o término, caso não se sinta injustiçado.

Escorpião

É aquele que ouve tudo o que o (ex-)par tem a dizer, olhando dentro dos olhos. Tenta manipular, jura que vai mudar e envolve o ex em uma noite de amor. Se o outro não cair nessa, a chance de ganhar um inimigo é alta, pois o escorpiano pode guardar rancor e até jurar vingança. De qualquer forma, ele vira a página e não olha mais para trás.

Sagitário

Leva no deboche as indignações que ouve ou exagera pedindo para continuar. Com bom humor, tenta uma boa conversa, usando seu poder de conquista. E se nada der certo, quem sabe mantém a amizade. Não é de assustar se em segundos marcar com os amigos para beber e tentar espantar a mágoa.

Capricórnio

Honesto e maduro com os próprios sentimentos, o capricorniano aceita reclamações, reconhece erros e se responsabiliza por isso, podendo aceitar o fim de forma adulta. Com o passar do tempo e muita paciência, há chance de voltar a procurar o ex e tentar reconquistá-lo Mas caso não se sinta priorizado, adota o fim de uma vez.

Aquário

Se o relacionamento não está dando certo, Aquário prefere sugerir um "tempo" para o outro analisar melhor a relação e saber se é realmente o que deseja. Enquanto isso, vive a liberdade dele. Mas prefere não prender quem não quer estar com ele. De qualquer forma, ambos podem virar grandes amigos.

Peixes

O pisciano romantiza, idealiza a relação e pode se frustrar com tais fantasias que cria em sua cabeça. Terminar a relação com ele pode ser tarefa difícil, já que é possível rolar chantagear, vitimização, culpas, acarretando ainda mais mágoas entre os dois. O lado bom é que Peixes tem empatia, compreensão, entendendo que é a melhor saída para aquele momento.