Ervas da Lua, de Marte e Vênus: como usar para despertar seu lado mágico

A cada ano que passa, o resgate de práticas de bruxaria ganha mais força. Uma das formas mais práticas de conseguir desenvolver a percepção e as capacidades intuitivas é pelas ervas, que podem e são usadas desde a antiguidade em banhos, defumações e até mesmo em sprays para o ambiente.

Tânia Gori, fundadora da Casa de Bruxa e da Associação Brasileira de Bruxaria, diz que não à toa as antigas bruxas eram conhecidas por trabalharem muito com as ervas. Afinal, elas possuem, de fato, energia e muita conexão — inclusive com os planetas.

Tânia é autora do livro "Herbologia Mágica", que conta as origens e explica a prática de usar as ervas de maneira mágica. O termo ficou conhecido no universo de Harry Potter, que possui, como uma das matérias de Hogwarts, a herbologia. "É muito legal entrar em conexão com as ervas e ver como, entre cores e aromas, elas também se destacam por seus atributos mágicos", diz.

Ervas da Lua

Para a astrologia, a Lua é o astro responsável por reger nossas emoções mais profundas, nossa intuição e nossa sensibilidade espiritual. Por isso, sua energia é importantíssima para o desenvolvimento dos atributos mágicos.

Tânia destaca que as ervas que possuem regência da Lua vão corresponder a esses setores, despertando a intuição, abrindo a clarividência e sendo extremamente favoráveis para trabalhar o lado bruxa.

São ervas da Lua: Erva Cidreira, Rosa branca, Babosa, Jasmin, Bétula, Limão, Aveia e Artemísia.

Ervas de Marte

Marte é o planeta que traz impulso de ação, iniciativa e força de vontade. Por isso, Tânia acredita que as ervas deste planeta são responsáveis por trazer mais energia e continuidade para continuar o trabalho mágico despertado pelas ervas da Lua.

Continua após a publicidade

Com as ervas de Marte, é possível descobrir formas de atuar em uma esfera mágica, despertando seus melhores atributos para este fim.

São elas: Manjericão, Poejo, Pêssego, Pinho, Coentro, Rosa vermelha, Gerânio e Patchouli.

Ervas de Vênus

Já Vênus é conhecido como o planeta do amor, da beleza e das relações de todas as naturezas. Por isso, ervas regidas por esse astro trarão uma energia amorosa e poderão favorecer as diferentes trocas energéticas, como por exemplo com elementais ou divindades.

Para quem deseja despertar seu lado bruxa de maneira mais amorosa, elas são as mais indicadas.

Verbena, Violeta, Sândalo, Mirra e Maçã são as indicações de Tânia. A bruxa relembra que, no caso de frutas ou temperos, podemos colocá-los na comida para estimular nossa intuição (Lua), a força de vontade (Marte) e o amor (Vênus).

Continua após a publicidade

Formas de usar a força das ervas

Defumação:

A defumação consiste em queimar as ervas e espalhar sua fumaça ao redor de um ambiente ou de si mesmo, preenchendo o campo áurico com a energia da erva escolhida.

"Lembre-se: para fazer a defumação com ervas, é preciso que elas estejam secas. Você pode utilizar um pratinho de cerâmica ou um potinho de barro para acendê-las ou, ainda, enrolá-las ainda frescas com um barbante, deixando-as secar de cabeça para baixo. O resultado é um incrível incenso natural", diz a bruxa.

Banhos

Outra forma, bastante comum para aproveitar a energia das ervas, é utilizando-as em banhos. Tânia Gori destaca que, neste caso, a erva pode ser fresca ou seca. Basta aquecer a água e, pouco antes de levantar fervura, desligar o fogo, colocando as ervas na água quente e abafando por 5 minutos.

Continua após a publicidade

"Dentro do trabalho mágico, nós jogamos o banho da cabeça aos pés, após o banho de higiene. Depois, descartamos os restos das ervas em algum vasinho com terra ou em um espaço com natureza, como praças ou parques", diz.

Tânia Gori é idealizadora da Associação Brasileira de Bruxaria
Tânia Gori é idealizadora da Associação Brasileira de Bruxaria Imagem: Divulgação

A princípio, o recomendado é escolher a erva que mais se adequa às qualidades que você deseja despertar e fazer o banho somente com ela. Depois, aos poucos, é interessante buscar misturas que façam sentido para ir ampliando o trabalho mágico com as ervas.

Veja abaixo o significado de algumas das ervas mais comuns citadas por Tânia.

Artemísia (Lua)

É uma erva associada a Ártemis, Deusa da Lua, por isso promove muita intuição, assim como sonhos proféticos e facilidades de percepção energética. Sua fumaça ajuda, ainda, a limpar o ambiente de energias em desarmonia. Por tudo isso, é conhecida como uma das ervas mais importantes da bruxa.

Continua após a publicidade

Rosa branca (Lua)

Também regida pela Lua, mas com energia diferente da Artemísia, a Rosa branca traz suavidade e acolhimento espiritual, proporcionando a criação de um ambiente seguro para despertar seus dotes mágicos. Ensina a magia da Lua e dos dons da intuição.

Manjericão (Marte)

Famoso na cozinha e também na magia, o Manjericão promove vitalidade energética, tanto para o campo físico, quanto para o corpo espiritual. Além de promover proteção, possibilita uma conexão mais direta com a espiritualidade, de forma a demonstrar os atributos do planeta Marte. Além de banhos e defumação, é possível colocar um ramo de manjericão debaixo do travesseiro para proteger sonhos e trazer mais clareza sobre eles.

Rosa Vermelha (Marte)

Símbolo da beleza e do amor, a Rosa vermelha traz a força do entusiasmo, a energia para ir atrás do que é belo e capacidade de confiar em seus instintos, algo primordial para qualquer pessoa que deseja desabrochar seu lado mágico. Por isso, é uma flor associada a diversas Deusas como Hécate e Lilith.

Continua após a publicidade

Verbena (Vênus)

A Verbena é uma erva associada a algumas Deusas das Bruxas, como Diana. É uma planta capaz de trazer dons proféticos, estimular a intuição e permitir usá-la de maneira amorosa a fim de auxiliar sua própria jornada evolutiva e a de quem mais precisar. Além disso, é extremamente cheirosa e pode ser usada para sprays energéticos de ambiente.

Maçã (Vênus)

A Maçã é um símbolo presente em diversas mitologias espirituais, dentre elas a bruxaria. Vista como o fruto do pecado na história de Adão e Eva, a magia a associa como responsável por trazer o encanto e a descoberta de nossas capacidades mágicas. Para banhos, use o fruto. Para defumações, é possível usar a casca ou o fruto seco.

*Com matéria publicada em 31/10/2021

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes