PUBLICIDADE

Topo

Stalkeadas

Um olhar diferente sobre o que bomba nas redes sociais


Stalkeadas

Leu "F1" em perfil de app de paquera? Gíria não tem a ver com esporte

Leia com atenção os perfis, já que linguagem nem sempre é o que parece - Getty Images/iStockphoto
Leia com atenção os perfis, já que linguagem nem sempre é o que parece Imagem: Getty Images/iStockphoto

De Universa

17/10/2021 18h18

Entre as deslizadas de dedo para a esquerda e para a direita, quem usa aplicativos de relacionamento para achar um par pode encontrar descrições de perfis com alguns enigmas de linguagem: afinal, o que a pessoa quer dizer quando usa a expressão "F1" entre suas características pessoais?

Um post da criadora de conteúdo Mariana Torquato no Twitter resolveu o mistério para parte dos seguidores que, sim, em algum momento, acreditaram que estavam diante de apaixonados pela Fórmula 1: "F1", na verdade, significa "fumar um baseado" — e, por algum motivo, a pessoa gosta de deixar isso claro entre seus interesses.

A linguagem das redes sociais tem "dicionário alternativo"

No post de Mariana Torquato, seguidores se identificaram exatamente com a ingenuidade de achar que todos os contatos realmente eram fãs de Lewis Hamilton e sua turma. "Dei 3 likes achando que as pessoas gostavam de Formula 1", lamentou um. "Eu estranhava, mas não dava muita bola até que um dia numa conversa aleatória alguém comentou e eu fiquei uauuuu é isso então? Faz mais sentido", explico outra.

Essa não é a única palavra que entra no "dicionário alternativo" dos aplicativos e redes sociais utilizados para, entre outras coisas, encontrar um @.

Ainda dentro do perfil de pretendentes que falam sobre usar maconha, é bom ficar atento a outro símbolo: caso o emoji da folha da bandeira do Canadá apareça na descrição, a pessoa também está dizendo que gosta de "F1". Mas, fica também a leitura do contexto, ok? Vai que o @ foi mesmo para o Canadá e valoriza a cultura do país...

Outras contrações de palavras podem aparecer na comunicação na internet e, bem, é mais fácil descobrir o significado antes do que gerar alguma confusão de entendimento. Se alguém disser: "Já estou apaixonado por você, pprt", pode levar a sério. "Pprt" é "papo reto". Já "mds" significa "Meu Deus".

Voltando ao Tinder na pandemia? Eis o que precisa saber

Ok, muita gente voltou a buscar um contatinho ou mesmo a ter dates depois de algum tempo fora do ar por causa do isolamento social.

Segura na nossa mão e vem: segundo o Tinder, uma das diferenças é que os usuários têm sido mais honestos nas descrições, inclusive falando sobre o efeito que a pandemia tem feito na saúde mental de muita gente. A empresa associa ao fato de os solteiros estarem perdendo o medo de se mostrarem mais vulneráveis. Do mesmo modo, há ainda quem use a descrição de estar vacinado para garantir um "match" mais seguro. E vale dizer que para preencher a descrição nos aplicativos de paquera siga o bom senso (e não divulgue informações pessoais que possam expor sua segurança).

Stalkeadas