Topo

Clorofila faz bem à pele? Saiba mais sobre última tendência do TikTok

Existem poucos estudos científicos mais abrangentes para comprovar a real eficácia da ingestão de clorofila em relação à pele -
Existem poucos estudos científicos mais abrangentes para comprovar a real eficácia da ingestão de clorofila em relação à pele

Jéssica Arruda

03/10/2021 04h00

Se você acompanha o TikTok, já deve ter percebido que nos últimos meses uma tendência de beleza explodiu na rede social: ingerir clorofila diluída em água para auxiliar nos cuidados com a pele. Hashtags como #cloroflia #chlorophyll (em inglês) e #clorofilachallenge, por exemplo, somam mais de 440 milhões de visualizações.

Em diversos vídeos postados, usuárias mostram verdadeiras transformações na pele, exibindo melhoras na acne e na textura da cútis em apenas poucos dias. Para quem não se lembra das aulas de biologia, a clorofila é uma substância de origem natural responsável pela cor verde dos vegetais. O pigmento ajuda no processo de fotossíntese, contribuindo com a produção de energia necessária para a sobrevivência das plantas.

Está presente em alimentos como brócolis, espinafre, ervilhas, rúcula, kiwi, algas, entre outros. Mas será que beber clorofila ao invés de consumir esses alimentos realmente tem efeitos positivos na rotina de skincare?

@ellietaylor929

One week of drinking chlorophyll for my spots

♬ original sound - billy

Benefícios da clorofila para a pele

Não é novidade que o consumo de vegetais de folhas verdes faz bem tanto para a pele quanto para o organismo como um todo. Isso significa que a clorofila apresenta propriedades benéficas para o skincare, trazendo compostos antioxidantes e vitaminas A, C, E e K que fazem aquele detox na pele e previnem o envelhecimento precoce.

Além disso, melhora o odor corporal — tanto que o pigmento pode ser facilmente encontrado nas formulações de desodorantes e enxaguantes bucais. "A clorofila ajuda a neutralizar partículas que podem causar danos às células saudáveis do corpo, além de melhorar consideravelmente a oxigenação das células, trazendo ação antienvelhecimento", explica a nutricionista Andrea Marin.

Ajuda nos cuidados com a acne?

Além dos compostos antioxidantes que auxiliam no metabolismo celular, a clorofila também possui ação antibacteriana e anti-inflamatória nos cuidados com a pele propensa à acne. Com isso, pode ser uma forte aliada para evitar vermelhidão e inchaço.

"Ela ajuda prevenindo os processos de inflamação da pele e, dessa forma, auxilia não só na cicatrização como também previne o surgimento de espinhas e manchas, por exemplo", completa Andrea. Produtos de uso tópico com o pigmento são recomendados para diminuir a oleosidade da pele e tratar a acne.

Consumo de clorofila

Apesar dos inúmeros benefícios apontados, o dermatologista Ademar Schultz ressalta que ainda existem poucos estudos científicos mais abrangentes para comprovar a real eficácia da clorofila em relação à pele. Na dúvida, existem outras formas de consumir clorofila deixando de lado a versão superconcentrada.

Ou seja, em vez de ingerir a substância líquida com água — como mostram os vídeos do TikTok — vale apostar em sucos enriquecidos e aumentar o consumo regular de vegetais, como agrião, brócolis, alface, espinafre, rúcula, ervilhas, repolho e feijão verde. "O benefício da ingestão desses alimentos se dá ao fato de possuírem outros compostos que, comprovadamente em humanos, são absorvidos", ressalta o médico.

Atenção aos efeitos adversos

Em excesso, a clorofila pode sim causar efeitos colaterais. "Podem ocorrer reações no trato gastrointestinal, alergias na pele e até sangramentos", afirma o dermatologista Ademar Schultz.

A nutricionista Andrea Marin reforça que a clorofila não é recomendada para crianças, grávidas e lactantes, pois ainda não existem pesquisas que provem a segurança do uso. Também é contraindicada para quem utiliza remédios anticoagulantes já que "o pigmento pode aumentar ou diminuir o efeito destes medicamentos".

Por isso, antes de testar a nova onda do TikTok é importante consultar um médico para analisar cada caso.