PUBLICIDADE

Topo

Universa Talks aborda os desafios de empreender e dá dicas para ter sucesso

A influenciadora Camila Coutinho fará a abertura do Universa Talks - Reprodução/Instagram
A influenciadora Camila Coutinho fará a abertura do Universa Talks Imagem: Reprodução/Instagram

Colaboração para Universa

28/09/2021 04h00

Quais os primeiros passos para abrir um negócio? Como driblar a síndrome da impostora? Qual é o papel das redes de apoio para a criação de empresas de sucesso? Esses são alguns dos temas que serão debatidos hoje, no Universa Talks Empreendedorismo, a partir das 13h.

Serão cinco painéis ao longo do dia, transmitidos ao vivo e gratuitos, que vão reunir empreendedoras bem-sucedidas para contar suas histórias, discutir as principais dificuldades e como superá-las, além de dar dicas e ideias para você empreender com mais segurança e mais resultados. O evento vai mostrar, ainda, como dar a volta por cima depois de um fracasso e como se reinventar em tempos de crise.

Além disso, entre um painel e outro, você vai ouvir depoimentos inspiradores de empreendedoras sobre suas trajetórias para a criação de empresas de sucesso: da superação à conquista do primeiro milhão.

Veja, a seguir, mais detalhes sobre os bate-papos.

ABERTURA: Camila Coutinho

A trajetória de Camila Coutinho, empresária e uma das pioneiras da influência digital, começou com uma brincadeira entre amigas. Camila estava na faculdade cursando design de moda e gostava de acompanhar blogs americanos sobre celebridades. Em uma madrugada de insônia, resolveu criar seu próprio blog para dividir as novidades de moda, beleza e celebridades. Assim nasceu o Garotas Estúpidas, seu primeiro projeto. Hoje, além de liderar a produção de conteúdo do site, ela está à frente de uma marca de produtos de beleza, a GE Beauty, e é autora de "Estúpida, Eu?", livro no qual conta a sua trajetória.

13h - PAINEL #1 MAPA DA MINA: OS PRIMEIROS PASSOS PARA FAZER ACONTECER

A empreendedora Cris Guterres, colunista de Universa - NathalieBohm/TV Cultura - NathalieBohm/TV Cultura
A empreendedora Cris Guterres, colunista de Universa
Imagem: NathalieBohm/TV Cultura

Ludmila Hastenreite, fundadora da Empoderamento Contábil; Adriana Barbosa, à frente da Feira Preta; e Stephanie Fleury Rassi, criadora da DinDin vão contar os primeiros passos para a criação de suas empresas, passando pelas dificuldades, pelos aprendizados e pelas estratégias para tornar os negócios bem-sucedidos.

A mediação será de Cris Guterres, colunista de Universa.

14h - PAINEL #2 EMPRESÁRIAS NEGRAS: A TRADIÇÃO QUE VIRA NEGÓCIO

Quando uma mulher negra empreende no Brasil, ela se depara com desafios que incluem questões de racismo, desigualdade e dificuldade de acesso. Uma pesquisa feita pelo Sebrae em parceria com a Fundação Getulio Vargas, mostra que os empreendedores negros são os que mais tiveram crédito negado durante a pandemia da covid-19: apenas 44% dos empresários negros conseguiram acesso ao pedido de empréstimo, contra 57% dos brancos.

Gabriela Chaves, economista, fundadora da NoFront Empoderamento Feminino; Michelle Fernandes, criadora da Boutique de Krioula; e Caroline Moreira, à frente do Redes Plurais, vão mostrar como transformaram driblaram as dificuldades e transformaram seus negócios em sucesso.

A mediação é de Xan Ravelli, colunista de Universa.

15h - PAINEL #3 SÍNDROME DA IMPOSTORA: A VOZ QUE NOS PARALISA

Dani Arrais, jornalista e criadora do #falaqueeunãoteescutoimpostora - Reprodução/Instagram - Reprodução/Instagram
Dani Arrais, jornalista e criadora do #falaqueeunãoteescutoimpostora
Imagem: Reprodução/Instagram

Em torno de 70% das pessoas já se sentiram "uma fraude" no ambiente de trabalho, segundo pesquisa feita pela Universidade Dominicana da Califórnia. E as mulheres são as que mais sofrem com isso. A condição está ligada à baixa confiança no próprio desempenho e pode colocar tudo a perder na hora de apostar no próprio negócio. Juliana De Mari, coach e mentora para mulheres na PROSA Coaching; e Dani Arrais, jornalista à frente do projeto de entrevistas #falaqueeunãoteescutoimpostora, vão mostrar os caminhos possíveis para se livrar dessa voz interna que pode paralisar seus planos.

Além disso, o painel conta com a participação de Monique Evelle, consultora de inovação e estrategista criativa, fundadora da Inventivos, que já assumiu publicamente que sofre com a síndrome. A mediação é de Débora Miranda, editora-chefe de Universa.

16h - PAINEL #4: O PRAZER É TODO DELAS: O MERCADO ERÓTICO EM ASCENSÃO

Segundo a Associação Brasileira de Empresas do Mercado Erótico e Sensual, o setor erótico cresceu 12% em 2020, chegando a um faturamento de R$ 2 bilhões. A venda de vibradores, por exemplo, subiu 50% só entre março e agosto de 2020, de acordo com o portal Mercado Erótico.

Chris Marcello, fundadora da Sophie Sensual Feelings, empresa de cosméticos sensuais; Izabela Starling, à frente da Panty Nova, loja de produtos eróticos; e Marília Ponte, fundadora da Lilith Sextech, vão contar suas trajetórias nesse mercado: da ideia inicial à estratégia de criação da empresa, passando por dificuldades, tabus e aprendizados.

A mediação é de Barbara dos Anjos Lima, editora de Universa.

17h - PAINEL #5 REDE DE APOIO: CRIANDO PONTES PARA AS MULHERES

Amanda Momente, cofundadora da Wondersize Moda Esportiva; Mafoane Odara, líder em recursos humanos para América Latina no Facebook; e Marina Vaz, fundadora da Scooto, vão contar o peso das redes de apoio em suas trajetórias profissionais. Com algumas áreas do mercado de trabalho ainda predominantemente masculinas, muitas mulheres se sentem mais sozinhas na jornada de empreender.

A mediação é de Brenda Fucuta, colunista de Universa.

Veja como foi a última edição do Universa Talks: