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5 perfumes que provocam emoções (e como eles fazem isso)

Imagem: Reprodução/Unsplash

Karina Hollo

Colaboração para Universa

20/09/2021 04h00

Que os perfumes evocam memórias e despertam emoções, a gente já sabe. Acontece que depois de quase dois anos de pandemia, vivendo os mais variados sentimentos - de tensão e medo a ansiedade e falta de ânimo -, era natural que a tendência no mundo dos aromas focasse nesse superpoder das fragrâncias.

Não à toa, a International Flavors & Fragrances (IFF) acaba de apresentar o programa Science of Wellness (Ciência do Bem-Estar), resultado de mais de 40 anos de pesquisa em fragrâncias e seu impacto no bem-estar, com reais benefícios emocionais, cognitivos e físicos, feito com um mix de neurociência, percepção do consumidor e inteligência artificial.

"A IFF tem uma longa história de pesquisa sobre os efeitos de fragrâncias no bem-estar. Combinamos os resultados desses estudos com a IA, permitindo que nossos perfumistas despertem emoções e assim atendemos à crescente demanda dos consumidores por soluções de wellness", fala Nicolas Mirzayantz, presidente da Divisão de Fragrâncias.

Segundo a Casa de Perfumaria Firmenich, em média 75% das nossas emoções diárias estão relacionadas aos cheiros que sentimos. Isso porque o olfato está ligado diretamente ao sistema límbico, que também é conhecido como o 'Coração da Mente'. "Essa área do cérebro é responsável por nossas respostas emocionais, nosso comportamento e nossa memória. Nenhum outro sentido tem o poder de nos levar instantaneamente a um momento, lugar ou pessoa, como o olfato", explica Rodrigo Lombardi, gerente de desenvolvimento de fragrância da Firmenich.

Atualmente, os produtos que apoiam o bem-estar estão com alta demanda. De acordo com a McKinsey (Feeling good: The future of the ?1.5 trillion wellness market), o mercado de saúde e bem-estar deverá crescer de 5% a 10% ao ano até 2025. Além disso, em 2020, a IFF realizou um estudo com 20 mil consumidores e, do total de participantes, 87% relataram preferência por fragrâncias com benefícios emocionais e físicos.

"Apoiado pelo poder de 5 bilhões de dados, o programa Science of Wellness da IFF estimula a inovação e apoia os perfumistas, fazendo recomendações baseadas na ciência, ao propor combinações inesperadas de ingredientes para fragrâncias e cosméticos", explica Mirzayantz.

Na Symrise, há um novo processo criativo para fragrâncias que foi desenvolvido durante a pandemia considerando todos os aspectos e tendências que orientam esse momento, chamado de Emodesign. "Os perfumistas têm na sua paleta ingredientes que provocam emoções já comprovadas pela neurociência, criando perfumes emocionais desde do início. É uma orientação de pensamento já voltada para a emoção", conta Adriana Sayuri - Diretora de Consumer e Market Insights Latam da Symrise.

Como os perfumes fazem isso?
Cheiros têm acesso privilegiado ao nosso cérebro, podendo despertar lembranças e sentimentos, uma fonte incrível de experiências. Pesquisas do Google Surveys indicam que mais de 72%1 das buscas nesse mercado está associada ao relaxamento. E em meio às incertezas, é normal que procuremos por conforto e proteção.

"Os perfumes são capazes de provocar emoções devido à especificidade neuro-anatômica do olfato em comparação com os outros sentidos. Na verdade, existe uma conexão especial no cérebro entre as vias olfativas do nariz e do sistema límbico, que é a estrutura do cérebro envolvida nas emoções e na memória", explica Céline Manetta, PhD em psicologia e olfato, chefia o programa Ciência do Bem-Estar da IFF no Departamento de Insight Humano e do Consumidor.

A nota olfativa que vale por um abraço
Já se constatou que algumas notas olfativas estão constantemente associadas a diferentes emoções: baunilha associada à infância, almíscar para sentimentos limpos ou reconfortantes e notas cítricas ou frutadas para energia e vitalidade.

"A baunilha pode estar ligada à infância sim pelo fato de ser uma nota gustativa e de também ter uma representação simbólica muito grande no universo dos alimentos", fala Fanny Grau, perfumista da Symrise. "Muitos estudos mostram que ela nos remete também ao cheiro do leite materno, um dos sabores mais aceitos e conhecidos do mundo, há anos e anos."

Além disso, sabe o cheiro do bolo gostoso da sua infância? O cheiro do pudim? Estas correlações entre cheiro e sabor são feitas a todo momento pela nossa mente e isso vai ficando gravado então sim, pode estar ligado a infância.

"No caso do musk, ele é uma nota bastante confortável e já muito conhecida e utilizada na perfumaria para trazer esta sensação de envelopamento, de abraço mesmo - ele pode sim lembrar cheiro de pele. O musk traz uma nota de conforto, aveludada e, junto, uma sensação de tranquilidade", fala Fanny. O sândalo é uma outra matéria prima que também pode contribuir para o relaxamento ou, a depender da combinação, uma sensação de sentir-se mais sexy.

A fragrância influencia os comportamentos por ativar as terminações nervosas que nos trazem estas sensações

Sensações na prática
Estas associações também estão ligadas às experiências pessoais ou ao nosso ambiente olfativo cultural. "Foi demonstrado que essas memórias evocadas por odores positivos são muito poderosas e podem beneficiar o bem-estar", continua. Para o perfume Irrésistible, de Givenchy, por exemplo, a casa usou a neurociência para entender quais áreas do cérebro das mulheres se iluminaram quando sentiram o cheiro dele - e sedução, felicidade e energia saíram estimuladas.

"Recentemente, os perfumistas da IFF criaram o CK Eternity Summer. Para aumentar o poder emocional do perfume, usamos nosso programa Ciência do Bem-Estar. Graças às sugestões geradas pelo Scent Intelligence (IFF's AI), dois ingredientes LMR foram incorporados à fórmula, para contribuir para a sensação de felicidade e relaxamento", conta Céline. Para Phantom, de Paco Rabanne, masculino, os perfumistas da IFF usaram a Ciência do Bem-Estar para identificar os ingredientes que poderiam promover a autoconfiança. Então, a Inteligência Artificial indicou como combinar esses ingredientes na fórmula, para aumentar esse sentimento.

A Natura tem seu Humor, com efeitos comprovados pela neurociência em um teste realizado pelo laboratório Forebrain Neurotecnologia em parceria com a área de Ciências do Bem Estar, da marca. "Neurociência é a área que estuda o sistema nervoso, entendendo seu funcionamento, sua estrutura. Para esse lançamento, trabalhamos com a Neurociência Comportamental e Cognitiva, capazes de medir as emoções e sentimentos que essas fragrâncias provocam de forma inconsciente. Utilizamos uma metodologia neurocientífica chamada de Teste de Associação Implícita, que mede a capacidade das fragrâncias de despertar no cérebro o nosso poder de associação à atributos como empolgação, turbilhão de emoções positivas, ficar zen, ficar relax, despertar os sentidos, acalmar a mente", explica Patricia Tobo, gerente da área de Ciências do Bem-Estar da Natura.

Para o desenvolvimento da linha Aroma & Terapia, de O Boticário, foram realizados testes de neurociência com o objetivo de entender e comprovar cientificamente a entrega das sensações para o consumidor. Foram realizadas pesquisas com mais de 200 participantes, em que foram avaliadas as reais percepções de cada um ao usarem as fragrâncias.

"Aroma & Terapia acredita que, ao cuidar da mente e do ambiente, você renova suas energias, sentindo seu corpo mais calmo e relaxado para enfrentar tarefas do dia a dia", diz Cathyelle Schroeder, Diretora de Comunicação do Boticário. "Atualmente é possível criar fragrâncias e inclusive fazer a comprovação de que tipo de emoção ela provoca. Quando usadas em conjunto, as Fragrâncias Beijo de Humor Masculino e Feminino despertam a vontade de beijar — comprovado pela neurociência", garante Fanny.

Para experimentar

Life Energy, Hinode, R$ 139
Primeira linha da marca inspirada em emoções e não em gêneros, conectando essências e tecnologia com base em estudos de neurociência realizados nos últimos 25 anos pela Casa de Perfumaria Firmenich. Com notas de lavanda, flor de lótus e patchouli para evocar a energia radiante de um banho de sol.

Humor Sólido On-line Feminino, Natura, R$ 42,90
Combina notas frutais e cítricas para celebrar a vida e extravasar o humor. Com uma mistura contagiante do cassis e o toque vibrante da pitanga, ingrediente da biodiversidade brasileira. Humor On-line desperta a empolgação e convida a viver um turbilhão de emoções positivas.

CK Eternity Summer, R$ 318
Floral com uma mistura de pêra, melancia, tangerina, folhas verdes de bambu, lírio d'água, peônia e gardênia para felicidade e relaxamento.

Irrésistible, Givenchy, R$ 309
Fragrância floral amadeirada almiscarada que combina rosa frutada e um suave almíscar, trazendo um efeito de segunda pele.

Desodorante Colônia Aroma & Terapia Menos Stress, R$ 99,90
Da família olfativa Oriental Floral, com óleos essenciais e ingredientes como Sândalo & Fava Tonka, que perfumam e ajudam a melhorar a sensação de bem-estar. Perfeito para promover harmonia.

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