Topo

Bagunça na rotina? 6 dicas que só quem é de Virgem poderia te dar

Manter a organização é uma das características comuns entre quem é virginiano, diz astróloga. Que tal aprender com ele? - Getty Images
Manter a organização é uma das características comuns entre quem é virginiano, diz astróloga. Que tal aprender com ele? Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

30/08/2021 04h00

Não tem pra ninguém: nenhum outro signo é capaz de desbancar Virgem da primeira posição entre os mais organizados do zodíaco. A ordem faz parte da sua essência, a ponto de ele ser referência para os demais. O bom é que, com persistência e prática, é possível chegar bem perto do padrão virginiano de organização.

Como diz a astróloga Nanda Ribeiro, Virgem é o sexto representante do zodíaco, fechando o primeiro hemisfério. "O primeiro signo, Áries, tem pro atividade e impulsividade na ação e vai incorporando experiências até chegar a Virgem, representado pela 6ª casa no mapa astral. Virgem trabalha incansavelmente com o objetivo de melhorar a cada dia, alterar e aperfeiçoar, devido à sua rotina", comenta a especialista.

Por se tratar de um signo do elemento Terra, com energia mutável, Virgem é flexível e se adapta facilmente. Ele dança conforme a música, mas tem os pés no chão. Ainda busca estabilidade, sem abrir mão da perfeição.

"Por isso, é organizado e metódico. Gosta de rotina, é crítico e bastante detalhista. Além do mais, dá conta de tudo. Por ter a habilidade de analisar pessoas e situações, muitas vezes encontra rapidamente soluções para os problemas", cita Nanda Ribeiro.

Símbolos ligados a Virgem

Graças à regência de Mercúrio - o planeta das ideias, pensamentos, comunicação, movimento e respiração -, virginianos são pessoas joviais, constantemente buscando conhecimento e aplicando-o de forma útil e concreta, graças à curiosidade e à vontade de aprender.

Até mesmo os símbolos de Virgem dão mostras de seu trabalho minucioso. Segundo a astróloga, o signo é representado pela letra M e a figura de uma virgem segurando um ramalhete de trigo.

"O M, na língua hebraica, significa mãe e também está relacionado ao feminino, material e substancial. Já a virgem com o ramo representa a busca essencial do signo - a perfeição, a pureza, a minúcia, o trabalho árduo, do plantio à colheita, com muita dedicação", descreve Nanda.

O que aprender com um virginiano

Com ajuda da astróloga, listamos abaixo 6 lições que podem ser aprendidas com os virginianos, para conquistar mais ordem na vida como um todo.

1. Planeje tudo

Por ser signo de Terra, Virgem é prático e objetivo, mas também age de forma racional, antecipando e evitando problemas que possam surgir pelo caminho. Ao fazer o planejamento de todos os processos, de forma bem estratégica, ele consegue solucionar qualquer questão, da melhor forma possível, e se livrar de eventuais dores de cabeça ocorridas pela falta de organização.

2. Tenha paciência e persistência

Perfeccionista por natureza, Virgem é paciente. Não deixa se abater por nada e mantém a disciplina e o ritmo persistente em tempo integral, até alcançar o que foi proposto (por ele ou outras pessoas). Sua rotina costuma ser tranquila, sem estresse e imprevistos.

3. Observe os detalhes

O virginiano tem um senso aguçado de observação, que se soma à boa memória. É detalhista e observa tudo: dados, análises, percepções, quase como se fizesse a pesquisa de campo de um cenário misterioso. Isso se deve, também, à sua mente criativa - um reflexo do regente Mercúrio, que o faz vasculhar pormenores que muita gente ignora.

4. Repita e repita

O processo virginiano de crescimento e desenvolvimento passa pela sua rotina, seguida por ele à risca, sobretudo no trabalho. Além de focar muito nos detalhes, não se preocupa com a necessária repetição de processos, pois sabe que isso leva à excelência e à melhor versão de si mesmo - aliás, o maior concorrente de um nativo de Virgem é ele mesmo.

5. Sinta-se útil

Quem nasce nos dias de Virgem é conhecido como ótimo trabalhador, que se empenha e tem prazer ao se sentir útil. Não é por acaso que o virginiano dá o seu melhor - inclusive se sacrifica por algo ou situação, caso ache necessário -, já que sabe que tudo o que faz tem utilidade para alguém.

6. Foque na organização

Trabalho é algo sagrado para o virginiano - não à toa, a casa representada por Virgem no mapa astral é a 6º, justamente a casa das tarefas diárias, do dia a dia, do trabalho, de se sentir útil e de prestação de serviço. Obviamente, a rotina e a repetição que o nativo do signo segue o fazem chegar à perfeição. Verdade seja dita, não há como isso não acontecer, pois Virgem considera que tudo o que ainda não está perfeito é algo incompleto, que exige revisão.