PUBLICIDADE

Topo

Quartzo e selenita e mais: 8 cristais que podem ajudar no processo de luto

Quartzo verde e Selenita: 8 cristais que podem ajudar o processo de luto - Studio Kealau/Unsplash
Quartzo verde e Selenita: 8 cristais que podem ajudar o processo de luto Imagem: Studio Kealau/Unsplash

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

27/08/2021 04h00

O luto é um processo que passa por diversas fases, todas desafiadoras e transformadoras. Afinal, quando somos forçados a encarar a perda de uma pessoa querida, amadurecemos mesmo sem vontade e temos de aprender a viver sem a presença física de quem nos deixou.

Para cada fase do luto, os cristais podem ser ótimos aliados energéticos e espirituais. Eles atuam equilibrando os chakras, possibilitando uma conexão mais direta com a espiritualidade e trabalhando nossos processos emocionais mais profundos. Importante salientar que os cristais podem ajudar mas não substituem tratamentos médicos e terapêuticos.

Se você está passando por um processo de luto, veja abaixo os cristais mais indicados e como usá-los.

Crisocola

É um cristal que alivia a dor da tristeza e a raiva, substituindo por compreensão e perdão (principalmente o autoperdão). Ajuda a equilibrar o chakra cardíaco e o laríngeo ao mesmo tempo, possibilitando uma limpeza emocional e a expressão daquilo que traz angústia. Ótimo para trazer mais acolhimento e entendimento ao processo de sofrimento do luto. É possível usá-lo em um pingente junto aos chakras indicados.

Jaspe rosa

É um cristal que dá apoio em momentos difíceis da vida, ajudando a equilibrar o setor emocional com clareza e trazendo pés no chão e tranquilidade para seguir o caminho atual. É indicado para quem vive o luto por fortalecer um aspecto mais maduro do nosso campo emocional. Pode ser colocado ao lado da cama ou usado em um pingente.

Kunzita

É uma pedra que trabalha no campo emocional e está relacionada ao chakra cardíaco. Ajuda a mandar embora as perturbações do pensamento, acolhendo com afeto os sentimentos que são desafiadores. Com isso, permite o amadurecimento emocional depois de situações de sofrimento e tristeza. Pode ser usada como amuleto em contato com a pele.

Água Marinha

Para processos de ansiedade e até insônia pós-luto, a Água Marinha é uma pedra bastante indicada. Isso porque ela acalma as nossas emoções e permite enxergar as situações sem o véu do sofrimento. Além disso, permite a fluidez das emoções e a liberação de todos os processos que geram sofrimento através da comunicação. Pode ser colocada embaixo do travesseiro antes de dormir.

Quartzo verde

O Quartzo verde vai ajudar a nutrir o chakra cardíaco e eliminar o medo, trazendo vitalidade ao nosso centro de emoção. Isso é importante durante o processo de luto para não nos desconectarmos de nossos sentimentos e termos vigor para viver um dia de cada vez. Pode ser usada diretamente no chakra cardíaco em um momento de pausa e meditação.

Quartzo fumê

É um cristal que nos permite reconhecer a dualidade da vida e lidar com todas as partes obscuras que nos habitam, como a própria dor do luto. Pode ser usado para entender a morte como uma passagem para outro plano, e não como um término. Além disso, ajuda a trazer proteção e reequilíbrio energético. Pode ser usado como pulseira ou anel, além de ser útil no ambiente.

Selenita branca

É um bastão de luz que limpa nosso campo energético e mental, possibilitando desobstruir os pensamentos que são prejudicados com a dor e o medo provenientes do luto. É um cristal que permite ter compreensão dos processos emocionais que vivemos como parte de nossa evolução nessa jornada que é ser humano. Pode ser usado para fazer massagem no chakra cardíaco ou passada ao redor do campo áurico.

Selenita laranja

Irmã da Selenita branca, a versão laranja desse cristal ajuda a trazer mais fluidez e rapidez aos processos. Por isso, é indicada para colocar no cômodo em que a pessoa habitava e até mesmo em guarda-roupas Ela ajuda a ter força de vontade para arrumar os pertences de quem se foi e a lidar com todas as burocracias dessa hora de maneira mais rápida.