Topo

Entenda o efeito 'build up', quando o excesso de produtos danifica o cabelo

Com acúmulo de resíduos, fios perdem definição, movimento e leveza - iStock
Com acúmulo de resíduos, fios perdem definição, movimento e leveza Imagem: iStock

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

20/08/2021 04h00

Se os seus cabelos estão parecendo mais finos, secos e opacos, a culpa pode ser do excesso de produtos que você usa nos fios e no couro cabeludo. Gel modelador, mousse, creme para pentear sem enxágue e até alguns condicionadores deixam resíduos que pesam e ressecam as madeixas.

Esse problema ganhou até nome: efeito build up, ou seja, o acúmulo de produtos que afeta não só a textura como a aparência dos cabelos. Além de diminuir o brilho natural, o "produto sobre produto" também danifica a fibra capilar, obstruindo os folículos pilosos — o que pode atrapalhar o crescimento dos fios com o tempo.

Encher os cabelos de creme dia após dia, sem a lavagem correta, impede ainda que outros itens de cuidados funcionem de maneira eficaz, já que os ativos não conseguem penetrar nos fios. "O efeito build up fica visível, inclusive, nos cabelos crespos e cacheados. Como consequência, a raiz fica mais oleosa e o cabelo sem movimento ou definição", explica a hair stylist Marcella Dias, do Mega Studio Be Emotion.

Causas do efeito build up nos cabelos
O efeito build up nada mais é que o uso excessivo de produtos que acumulam resíduos nos cabelos, especialmente aqueles itens com ingredientes que formam um "filme" nas madeixas. Produtos formulados alguns tipos de silicones, por exemplo, não são solúveis em água e resistem à lavagem dos cabelos no chuveiro.

No dia a dia, a finalização com produtos sem enxágue pode parecer a solução perfeita para finalizar e modelar os cabelos. Mas o hábito pode ter efeito rebote, já que em vez de ajudar a domar os fios, cada produto depositado gera um amontoado de substâncias que acabam se tornando nocivas.

Como resultado, o efeito pode provocar o aumento na oleosidade nos cabelos, além fios quebradiços, queda de cabelo e problemas no couro cabeludo, como coceira e caspa. "Com o tempo esse acúmulo de resíduos pode interferir na descoloração e até na vitalidade dos fios, fazendo com que eles fiquem elásticos ou quebradiços. Por isso, é muito importante realizar um detox nos fios para evitar esse efeito", completa Marcella.

Como retirar os resíduos dos cabelos?
Os cuidados começam nas lavagens constantes dos cabelos, sempre massageando levemente o couro cabeludo com a ponta dos dedos. O hair stylist Regis Lissat, do Sense 543 em São Paulo, recomenda lavar duas vezes: a primeira para higienizar os fios e, a segunda, para retirar a sujeira restante e iniciar os tratamentos capilares.

"Para esse diagnóstico de cabelos completamente obstruídos de resíduos e produtos, recomendo uma boa higiene do fio, uma boa terapia capilar com hidratação, nutrição e recuperação com produtos específicos para o tipo de cabelo", afirma.

Em casa, além da higienização, é indicado apostar em um xampu detox ou antirresíduos uma vez por semana ou a cada dez dias -- dependendo da quantidade de produto utilizado na finalização diária. A dica é aplicar o produto somente no couro cabeludo, sem passar diretamente no comprimento dos fios, já que esse tipo de xampu tende a remover também a oleosidade natural dos cabelos.

Ao contrário do que muita gente pensa, o xampu a seco não é recomendado para combater o efeito build up. Seu uso pode depositar ainda mais produto nos fios. "Eu diria que é um vilão nessa hora, porque cria um efeito imediato de que o couro cabeludo está limpo e não oleoso, mas é outro item obstruindo a área, sem nenhuma função de tratamento", reforça o especialista.

Dicas para evitar o efeito build up
A principal dica é não exagerar no uso de cremes entre as lavagens -- especialmente aqueles produtos sem enxágue. Na dúvida, evite a aplicação de condicionadores, máscaras de tratamento ou outros itens de finalização muito próximo ao couro cabeludo.

A expert Marcella Dias recomenda utilizar os produtos com uma distância de três dedos abaixo da raiz dos cabelos. O velho e bom cronograma capilar também ajuda a prevenir o efeito build up, principalmente os dados futuros que podem ser causados com o excesso de cremes e resíduos.

"Tudo isso evita a oleosidade nos fios e o aparecimento das indesejadas caspas. Por isso, é muito importante intercalar as máscaras de tratamento, mantendo sempre em dia o cronograma capilar para manter um cabelo mais saudável, com brilho e bonito", ressalta.