Topo

'Situação que evito': transar menstruada ainda é tabu para algumas mulheres

Suzana diz que sempre fica receosa de trazer o assunto à tona por medo de reação do par: ?Se incomodar o cara, perco interesse? - arquivo pessoal
Suzana diz que sempre fica receosa de trazer o assunto à tona por medo de reação do par: ?Se incomodar o cara, perco interesse? Imagem: arquivo pessoal

Julia Guerrero Borges

Colaboração para Universa

14/08/2021 04h00

Menstruação é um período importante para o corpo feminino. Cientificamente, é durante esses dias que ocorre a descamação das paredes internas do útero quando não há fecundação. Além disso, o ciclo menstrual também traz uma variação natural dos hormônios que está diretamente relacionada ao aumento ou à falta de tesão - processo que varia de corpo para corpo.

Para entendermos essa variações, vale lembrar que a progesterona, hormônio responsável por regular o ciclo menstrual da mulher, atinge um pico na fase pré-menstrual e em seguida uma queda nos seus níveis no primeiro dia da menstruação. Lá para o segundo ou terceiro dia, com a progesterona ainda em níveis baixos, começa um aumento dos níveis de estrogênio, outro hormônio que está relacionado ao controle da ovulação e desenvolvimento de características femininas. E é exatamente nessa subida que nosso corpo pode sentir mais desejo.

Para a publicitária Giulia Silva, 25 anos, de São Paulo (SP), no entanto, os efeitos físicos não a fazem ter tesão: "Meu fluxo menstrual é muito instável. Quando ele está mais intenso não me sinto à vontade, porque além da sujeira que pode deixar na cama, não consigo entrar no clima. Outro ponto é que também fico muito inchada, o que abala bastante minha relação com o corpo e autoestima para o sexo".

Tabus em relação a sexo e menstruação prejudicam diretamente as mulheres

Mas além das questões hormonais, existe também uma crença da sociedade que prejudica muito nós, mulheres, e os homens: "No imaginário social, há uma ideia de que a menstruação está alinhada a algo que é sujo, nojento e que não deve ser tocado, visto, nem mesmo falado. O que faz com que as pessoas acreditem que não é um período para se ter relações sexuais", explica psicóloga clínica e sexóloga Raphaella Maia Moura, de Recife (PE).

Muitos tabus e, grande parte deles, prejudicam diretamente as mulheres. "Acaba que nossos corpos se tornam lugares inacessíveis e sequer olhamos para nossas próprias vaginas, por exemplo. Dessa forma, nem nós, nem os homens lidam de maneira sadia com esses fluídos, principalmente o sangue menstrual", completa a sexóloga e terapeuta tântrica Danni Cardillo, do Rio de Janeiro (RJ).

Com isso, algumas mulheres até sentem vontade de fazer sexo, mas a preocupação com o que a outra pessoa vai pensar pode mudar o jogo. É o caso de Suzana Helena, 24 anos, de Recife (PE): "Eu sempre fico um pouco receosa pelo outro porque eu, particularmente, não me importo em transar menstruada, mas caso aquilo o incomode, vou acabar perdendo qualquer tipo de interesse. Isso porque já vai me remeter a essa ideia de mente fechada e ainda crença em tabus. Acaba sendo uma situação complicada que evito", comenta.

Ter consciência do seu ciclo menstrual ajuda no sexo

Ainda de acordo com Danni Cardillo, se você é do tipo que quer passar a ter experiências prazerosas nos dias de menstruação, é preciso passar por cima dos nossos próprios tabus. "A masturbação nesse período também pode ser uma questão, mas é a partir dela que você vai se desvendar e quebrar as suas crenças limitantes", explica.

Outro ponto-chave é ter consciência do seu corpo e do seu ciclo menstrual. "A dica aqui é se observar. Nós não sangramos durante o dia todo e ao entender isso, é possível compreender os momentos em que seu corpo está mais receptivo ou menos. Uma mulher que se conhece, sabe dos seus limites e nunca os ultrapassa", comenta Raphaella Maia.

Seguindo a ideia de não passar por cima dos seus limites, Suzana Helena dá a dica de ouro - e que vale não só para os dias de menstruação: "Só transe se realmente estiver à vontade e confortável. Se sente a necessidade de ter uma toalha, um banheiro próximo, só faça assim".