Topo

De travesseiro a massagem, 7 táticas para driblar o inchaço facial de manhã

Estilo de vida e até a posição do travesseiro podem piorar o inchaço pela manhã - Getty Images
Estilo de vida e até a posição do travesseiro podem piorar o inchaço pela manhã Imagem: Getty Images

Karina Hollo

Colaboração para Universa

12/08/2021 04h00

Você levantou da cama, se olhou no espelho e lá está o rosto inchado. O primeiro passo para lidar com isso é descobrir as causas — e já avisamos que mulheres são mais propensas por causa de causas hormonais.

"O sistema linfático é responsável pela absorção de líquidos nas células e costuma ficar lento durante o sono", avisa a fonoaudióloga e especialista em ioga facial Alessandra Scavone. "As principais causas deste incômodo, principalmente na região dos olhos, têm a ver com a retenção de líquidos", continua ela.

No entanto, algumas ações podem colaborar para o problema aparecer, como dormir com a cabeça em um nível mais baixo que o corpo. "Além disso, há influência também da alimentação, da ingestão de bebidas alcoólicas, remédios, posição de dormir e até causas genéticas", explica a dermatologista Paola Pomerantzeff, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Para evitar a sensação, por vezes desconfortáveis, existem caminhos:

1. Evite alimentos e bebidas com muito sódio
Alimentos industrializados, enlatados, processados e embutidos (como linguiça, presunto e salsicha) são ricos em sódio, que aumenta a retenção de líquido corporal, inclusive do rosto. Mesmo quem tem uma rotina balanceada pode cair em armadilhas, com sucos de caixinha e refrigerantes do tipo "zero açúcar", bem como temperos para saladas, condimentos e shoyo. Vale uma leitura atenta ao rótulo.

2. Pratique exercícios físicos
Eles ajudam a melhorar a circulação sanguínea e oxigenar os tecidos. Valem até aqueles rápidos, como uma caminhada de 30 minutos, todos os dias. "A própria contração muscular já contribui para a drenagem dos líquidos", diz Paola.

3. Tome bastante água
Para regular a temperatura corporal e a quantidade de líquido no corpo, considere andar com uma garrafinha por aí. "Para saber a quantidade, multiplique 35 ml pelo seu peso em quilos. Beba aos poucos e não tudo de uma vez", aconselha Alessandra. Vale água de coco e chá verde para variar.

4. Aproveite a água gelada da torneira
Em tempos de inverno nas regiões mais frias do país, essa é fácil: basta abrir a torneira da pia! Assim que acordar, lave o rosto com água fria e com um sabonete específico para seu tipo de pele, de preferência com extratos botânicos com ação anti-inflamatória, calmante e descongestionante, como a camomila e erva-doce.

Produtos para área dos olhos que contêm cafeína também são ótimas pedidas — melhor ainda se contarem com aplicador de metal, que drena a região enquanto espalha.

5. Levante o travesseiro
Dormir de bruços é inchaço matinal na certa! "Melhor elevar a cabeça com mais de um travesseiro e dormir de barriga para cima. Assim, também evitar as sleep lines, linhas no rosto e pescoço reforçadas pela posição do corpo", fala Paola.

6. Faça compressas frias e tome chá
"As compressas de camomila têm ação calmante e descongestionante. São uma das aliadas no combate ao inchaço no rosto. Basta embeber algodão no chá gelado e aplicar nas áreas que sentir necessidade", fala Ale. Ela também indica a ingestão de chás naturais ao longo do dia, como os de salsaparrilha, cavalinha ou dente de leão.

7. Invista em acessórios para massagem facial
A drenagem facial ajuda na eliminação do excesso de líquidos nos tecidos corporais. "No rosto, especificamente, podemos fazer drenagens faciais com rollers frios (deixe na geladeira para potencializar a sensação). A temperatura mais fria promove vasoconstrição e ajuda a diminuir o inchaço, enquanto os movimentos vão auxiliar na eliminação do líquido em excesso pelo sistema linfático", fala a dermatologista Fabiana Seidl, do Rio de Janeiro, Membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia e da Sociedade Brasileira de Cirurgia Dermatológica.

Roller facial de pedras, como jade e quartzo, bem como a pedra de Gua Sha, podem ser seus melhores amigos.

"Para fazer sua sessão de automassagem, você precisará de um rolinho facial e de um hidratante ou óleo facial", conta Ale. A ideia é fazer os movimentos sempre do centro do rosto para as laterais, porque é atrás da orelha que se encontram os gânglios linfáticos que ajudarão eliminar os líquidos retidos.

"Deslize o roller com movimentos lentos e pressão mediana (nem tão suave, nem tão pesada que possa incomodar)", ensina. Importante: evite fazer o vai-e-vem com o roller na pele. Para que a drenagem funcione, vá apenas do centro para as pontas, sem voltar o movimento. Repita cada passo por 5 vezes, no início. Evolua aos poucos até completar 10 deslizamentos por cada parte do rosto. A indicação é que você faça de 1 a 3 vezes por semana, pela manhã, logo após acordar.

Quer um protocolo completo? Confira a seguir:

Massageador facial de jade, Océane. R$148,50 - Divulgação - Divulgação
Massageador facial de jade, Océane. R$148,50
Imagem: Divulgação

Passo a passo da drenagem linfática facial com o roller

1. Vamos começar pela papada. Posicione o roller na pele embaixo do queixo e deslize-o até o início da orelha. Faça isso cinco vezes do centro do queixo para a direita. Depois, siga do centro do queixo para a esquerda. Em seguida, desça verticalmente no pescoço (em direção à clavícula).

2. Suba o roller para o queixo, logo abaixo dos lábios. Deslize-o cinco vezes do centro para a direita e depois do centro para a esquerda, direção frente da orelha (pré-auricular). Observe como a pele já começa a reagir.

3. Agora o roller vai deslizar sobre os lábios. Passe um balm, se achar necessário. Como nos passos anteriores, movimente o roller do centro do lábio para a direita e depois para o outro lado, em direção da orelha (pré-auricular). Suavize a pressão.

4. Se achar necessário, reforce a hidratação da pele. Corra o roller da lateral do nariz até a orelha por cinco vezes. Ajuste a pressão. Repita do outro lado.

5. Com a parte mais estreita do roller, repita o movimento de deslizar a pedra da lateral interior dos olhos até a têmpora. "Parte do rosto delicada, então, leveza na pressão", alerta Ale. Faça do outro lado.

6. Ainda com a parte mais estreita do roller, posicione-o sobre a lateral do nariz e suba-o até a sobrancelha. Agora deslize horizontalmente na testa, da direita em direção às têmporas. Repita cinco vezes e comece o mesmo para o outro lado.