Topo

Opostos se atraem, sim! Ache seu signo complementar e desfrute desse par

Signos opostos não falam só sobre romance ou grandes parcerias - Sanja Radin/Getty Images/iStockphoto
Signos opostos não falam só sobre romance ou grandes parcerias Imagem: Sanja Radin/Getty Images/iStockphoto

Nathalie Ayres

Colaboração para Universa

27/05/2023 04h00

Os opostos se atraem? Para a astrologia, sim. São os chamados signos opostos complementares, aquele que é contrário ao seu e que te complementa.

Os signos de elemento ar são opostos complementares aos de fogo, e os de terra, opostos complementares aos de água.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Não são todos os signos de fogo que complementam os de ar, por exemplo. O signo oposto complementar é aquele que está a 180 graus de distância do seu, na roda do zodíaco (360 graus).

Quando dois signos se encontram posicionados exatamente em oposição, são considerados partes de um todo. As características e especificidades são muito distintas, mas se complementam e podem denunciar relações muito harmoniosas, sejam elas de amor ou amizade.

É como na natureza, as coisas vêm em par: o ar alimenta o fogo e a água deixa a terra mais fértil.

Cada signo luz tem características que são consideradas sombra no outro complementar. Ou seja, tem algo a ensinar ao outro.

"Na astrologia moderna, a oposição é vista de uma forma mais suave do que na tradicional.Se você quer jogar luz ao que é sombra no seu signo, você deve olhar para o signo oposto. Eles têm a mesma modalidade [cardinais, fixos ou mutáveis] e polaridade semelhante — os signos de elemento fogo e ar são o que chamamos ativos, enquanto os de terra e água são receptivos", diz o astrólogo Rafa Fontenelle, conhecido como Bixa Bruxa.

Tenho que achar um par assim?

Então quer dizer que preciso encontrar um amor do signo oposto ao meu? Não necessariamente!

Quando encontramos pessoas com personalidade diferente da nossa, pode ser que role aquela identificação com o que o outro tem e nós não. Mas é importante lembrar que, além do signo solar, nosso mapa astral é recheado de elementos que podem manifestar características diferentes até entre pessoas do mesmo signo.

Temos uma ideia muito romantizada sobre alma gêmea. O relacionamento no mapa deve ser visto sob várias óticas, em especial através dos planetas e das casas
Julio Grobel, astrólogo e tarólogo

Se nosso ascendente é como nos mostramos para o mundo, provavelmente o signo oposto complementar ao nosso ascendente terá características que também vão nos atrair.

A atração não é decisiva na hora de firmar um relacionamento, até porque, características tão diferentes podem gerar atritos no dia a dia, causando aquela inconstância no afeto.

As pessoas que gostam de desafio e aprender costumam ter relações com signos fortes opostos.

O segredo é absorver o que há de melhor no outro, proporcionando um equilíbrio não só para o relacionamento, como para pontos e características individuais que são necessários para nossa evolução.

Quais são os signos opostos?

Podemos considerar 6 eixos opostos, que são:

Áries x Libra

São dois signos cardinais, que abrem estações começadas em equinócios, quando o dia e a noite têm exatamente a mesma duração.

De um lado temos Áries, um signo que vê a si mesmo antes dos outros e por isso tem o impulso de agir, muitas vezes sem pensar no outro. "Áries é mais direto e duro na sua expressão (seco), sendo mais ativo, com iniciativa e prezando a individualidade", resume Julio.

Por outro lado, Libra traz maior diplomacia, olhando primeiro para o outro. "Por isso que a tomada de decisão para o libriano é difícil, porque ele se preocupa o que o outro vai achar de sua ação", define Rafa.

No final das contas, é exatamente isso que um tem a aprender com o outro. "Áries e Libra possuem desafios complementares: enquanto o libriano precisa aprender a sustentar sozinho suas decisões e tomar ações não tão focadas no outro, o desafio do ariano é escutar mais e dar o tempo dos outros", analisa a Bixa Bruxa.

Touro x Escorpião

São dois signos fixos e de meio de estação, que lidam de formas diferentes com a presença e ausência do que desejam.

De um lado temos Touro, que está fortemente ligado à abundância daquilo que se deseja de um modo material (comida, posses e bens). Por isso que relacionamos muito o signo de Touro à comida e também à boa relação com o dinheiro.

De outro temos Escorpião, que está muito mais ligado à morte e à imaterialidade. "Chega uma hora que o acúmulo acaba, algumas coisas precisam morrer para outras nascerem, e Escorpião é sobre isso, sobre a escassez, a falta de várias coisas", considera Rafa.

O que um ensina para outro está relacionado a essa dualidade. O taurino precisa aprender a ser menos possessivo, que vão existir situações de escassez e de deixar as coisas irem. Já o escorpiano precisa entender que é importante também buscar o que o engrandece e não se apegar apenas ao que está faltando.

Gêmeos x Sagitário

Temos dois signos mutáveis que se relacionam de forma diferente com a obtenção do conhecimento.

Primeiro, Gêmeos, regido por Mercúrio e que expressa o potencial desse planeta pela comunicação e a vontade de conhecer um pouco sobre muitos assuntos ao mesmo tempo, com uma dificuldade em focar em um ponto só.

Já o sagitariano, representado pelo centauro arqueiro, costuma focar sua flecha em um tema só, querendo saber tudo que é possível sobre aquilo e tendo muitas vezes dificuldades de expressão sua opinião, ou quando a forma, fica muito preso a essa ideia concebida.

"Como que um ajuda o outro? O geminiano tem que saber que às vezes ele precisa focar em uma coisa e ir até o fim numa coisa, em uma ideia, conhecer mais de uma coisa e impor sua ideia mais. E o sagitariano tem que entender que às vezes ele tem que deixar algo para lá, que ele não tem por que se apegar a essa ideia e pode trabalhar um pouco mais a escuta", resume Rafa.

Câncer x Capricórnio

Temos dois signos cardinais, que começam em solstícios, e buscam a estabilidade de formas distintas, de uma maneira que pode até ser comparada ao pai e à mãe.

Câncer é um signo bastante voltado ao passado e à construção da segurança por meio de suas relações afetivas, como a mãe carinhosa, que nutre e recebe em sua casa os filhos que quer proteger e cuidar. Há uma relação de dependência do outro.

Capricórnio procura uma independência, construindo sua segurança de uma forma mais racional e material — por isso que dizem que eles são loucos por dinheiro! Na verdade, a busca é por estabilidade e há uma desconfiança emocional.

"Capricórnio mostra para Câncer o lado da maturidade e da busca pela estabilidade material, enquanto Câncer vem amolecer a dura carapaça de Capricórnio", resume Julio.

Leão x Aquário

"Aqui a pergunta é 'onde eu estou?' e onde está o protagonismo", define Rafa.

De um lado, o signo de Leão, que traz a expressão única e exclusiva do ser e do espírito. Esse signo quer ser protagonista e costuma levar a luz do Sol, seu regente, a todos à sua volta, os que ele considera parte de seu reino.

Aquário olha o todo de fora, considerando o coletivo e como cada elemento ali se correlaciona. Regido por Saturno e Urano, ele costuma desafiar o rei, querendo derrubar o que está estabelecido.

"Em uma peça, é como se Leão fosse o protagonista e Aquário o diretor", compara Rafa. Ou seja, o leonino olha muito para o que está próximo de si, enquanto o aquariano está atento demais ao todo. "O desafio pros dois é entender que seu papel não é tudo, pois ambos se acham mais importantes, mas ambos devem olhar um para o outro e para todos os atores", explica.

Virgem x Peixes

Temos dois signos mutáveis que ajudam os outros de formas muito distintas.

Primeiro vemos Virgem, um signo de ordem e lógica que se preocupa muito com o aperfeiçoamento e quer trazer isso ao outro por meio de suas críticas, que sempre visam a construção de uma melhoria ao outro. "Ele se pergunta como sua experiência prática e conhecimento podem ajudar", resume Rafa,

Depois temos Peixes, que traz muito mais a empatia, o sonho e entender como alguém, mesmo que longe, também está ligado a você. "A pergunta maior é como ele pode ajudar com seus sentimentos e vivências", considera.

Por fim, na convivência o virginiano aprende que nem sempre o que ele tem a trazer serve para o outro e que é preciso também empatia e fluidez nessa relação. Já o pisciano precisa entender que dá para se doar sendo mais pé no chão, sonhar sim, mas entender o que dá para fazer para tornar esse sonho algo possível.

Para entender mais: livros sobre astrologia

O Guia Completo da Astrologia

A História da Astrologia para quem tem pressa

Astrologia sem Segredos: Um Guia Para Você Aprender Astrologia

Os Signos do Zodíaco: Um Guia para Entender a Astrologia Contemporânea

Rodapé content commerce -  -