Sinastria paterna: como os signos de pais e filhos afetam as relações

A sinastria é uma área da astrologia que permite encontrar pontos em comum e de eventuais atritos entre dois mapas astrais, inclusive de pais e filhos.

As interligações com as casas e os planetas, sobrepondo a mandala astral do pai e do filho ou da filha, podem representar combinações mais fáceis ou difíceis, dentro do signo que corresponde.

A astrologia associa, no mapa astral, o pai ao Sol, representado pela Casa 10. Já a mãe corresponde à Lua, retratada pela Casa 4. Porém, com as diversas configurações familiares, hoje em dia as leituras são mais aprofundadas.

Apesar da análise com mapas astrais ser mais certeira, é possível ter ideia do que pode ocorrer no relacionamento entre pais e filhos avaliando apenas a combinação de signos solares (ligados à data de nascimento). A seguir, veja quais combinações têm melhor conexão.

Áries

O pai ariano motiva os filhos para a independência e espera que sejam os melhores, não só nos esportes, mas também no mundo profissional. Áries tem a expectativa de criá-los vencedores e tenta empoderá-los para isso, oferecendo seu exemplo de personalidade interativa e ágil. Nada será para ontem para um pai desse signo, o que combina muito com os demais signos do elemento Fogo - Leão e Sagitário.

Touro

O taurino é cuidador e afetivo, dono de valores profundos e acredita que tem bastante a oferecer e contribuir com os filhos. Esse pai não mede esforços, pois Touro rege a Casa 2, relacionada ao prazer e às estruturas financeiras. Além de carinho, o nativo deste signo oferece aos herdeiros o equilíbrio e um amor intenso. Porém, nem sempre consegue demonstrar com abraços e carinhos, mas com a estrutura que oferece. Ele se dá bem com os signos de Virgem, Capricórnio, Escorpião e Câncer.

Gêmeos

É o pai que gosta de compartilhar suas descobertas, que quer contar todas as suas histórias, seus exemplos e mostrar o quanto importante é negociar na vida. O geminiano sempre propõe grandes descobertas culturais e incentiva os filhos com seu discurso. Combina muito bem com Sagitário, Libra e Aquário.

Continua após a publicidade

Câncer

O pai de Câncer é realmente uma "mãezona": preocupado e cuidadoso. Olha todos os detalhes e pode, muitas vezes, parecer um pouco fechado com os filhos, mas sempre vai se envaidecer por tudo o que eles fizerem. Expressa seu amor com orgulho. O pai canceriano tenta alimentar toda a necessidade da sua prole, mas precisa ficar atento para não deixar os rebentos inseguros, pois pode enchê-los de mimos. Faz par perfeito com Peixes, Escorpião e Capricórnio.

Leão

É o tipo que gosta de ensinar os filhos a pescarem sozinhos. O amor de um pai leonino é feroz: tenta proteger os rebentos de tudo e sonha que eles sejam sua extensão, assumindo os negócios ou continuando com a reputação da sua marca ou personalidade. Para o leonino, os herdeiros são a continuidade do seu legado e, por isso, exige bastante deles. Relaciona-se muito bem com Áries, Sagitário e Aquário.

Virgem

É um pai crítico, que tende a demonstrar o amor apontando em que ponto os filhos precisam melhorar. Nada passa pelos seus olhos sem uma observação. Faz planos e é metódico no cronograma. Porém, torna-se muito companheiro: é aquele que está pronto para o que der e vier, embora tente ficar mais na dele. Contribui bastante com os filhos piscianos e escorpianos e se dá muito bem com os taurinos e capricornianos.

Continua após a publicidade

Libra

O pai que nasce sob o signo de Libra é elegante e criativo, cheio de expressão e de trocas nas soluções. O libriano é extremamente presente, mas pode ter uma certa dificuldade de impor limites. Quer e preza pela total harmonia nessa relação. Convive harmoniosamente com os signos de Aquário, Leão, Gêmeos e Áries.

Escorpião

Por conhecer o mal do mundo, exala superproteção. Além disso, é o intuitivo do zodíaco. Valoriza e demostra intensamente as suas emoções. Coloca luz no caminho para que os filhos façam suas melhores escolhas, dentro da própria percepção. O controle é uma visão de proteção absoluta, pois o escorpiano quer encurtar o caminho dos herdeiros, protegendo-os de tudo o que pode oferecer perigo. Dá-se bem a piscianos, cancerianos e taurinos.

Sagitário

O sagitariano encara grandes aventuras com os filhos. Busca descobertas e tem consciência de que a vida é uma grande disputa. O conhecimento é o maior legado que ele quer passar para a prole. Está sempre à frente e sonha com liberdade por meio do conhecimento. É otimista e abraça essa causa com grande entusiasmo. Combina com Leão e Áries (signos que adoram a independência) e Gêmeos.

Continua após a publicidade

Capricórnio

É duro, mas não deixa de ser também amoroso. Valoriza muito a jornada da vida e tenta ser exemplo em tudo, valorizando bastante o trabalho. Procura dar toda a estabilidade para os filhos, mas é exigente e, por isso, não poupa na execução de suas tarefas, dando exemplo de determinação. Relaciona-se bem com os cancerianos, virginianos e taurinos.

Aquário

É um pai avesso a rotinas: inova o dia a dia com facilidade e tenta surpreender seus filhos. Por ser independente, tem a consciência da liberdade da escolha: quer deixar seus filhos livres, mas com criatividade alinhada à responsabilidade. Constrói uma relação de amizade com as crias e se adapta melhor com quem é dos signos de Gêmeos, Sagitário e Leão.

Peixes

O pai de Peixes procura liberar a criatividade e os talentos dos filhos. É uma mistura, pois aceita e percebe tudo com sua intuição e seu carisma. Como é muito sensitivo, procura exalar o amor e quer uma relação de profunda troca emocional com as crias. Complementa os signos de Escorpião, Câncer e Virgem.

Continua após a publicidade

*Fonte: Soraia Brito, astróloga do Astroregis, com matéria publicada em 08/08/2021

Veja também

Deixe seu comentário

Só para assinantes