PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Hoje é dia de Pachamama, a Mãe Terra. Veja pequenos rituais para comemorar

Ritual em homenagem à Pachamama - Mountain Lodges of Peru/Divulgação
Ritual em homenagem à Pachamama Imagem: Mountain Lodges of Peru/Divulgação

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

01/08/2021 04h00

A mãe natureza para os povos andinos recebe o nome de Pachamama que, em quéchua, língua dos povos originários dessas regiões, quer dizer "mãe terra". Ela é a divindade máxima, a grande Deusa cultuada até hoje nas regiões da Bolívia e Peru, além de alguns territórios da Argentina e do Chile. Seu dia é comemorado em 1º de agosto e diversos rituais de agradecimento a ela são feitos nesta data até hoje.

Na mitologia Inca, Pachamama era considerada a divindade da fertilidade justamente por carregar o arquétipo de mãe do mundo, por isso é capaz de nos trazer fartura, abundância, prosperidade e boas colheitas. Porém, quando enfurecida pelos maus tratos com a natureza, ela pode causar eventos naturais que trazem destruição, como terremotos, por exemplo.

Com a chegada da Espanha nos territórios incas, sua imagem foi sendo associada com a da Virgem Maria, porque os costumes locais eram tidos como pagãos e ignorantes. No entanto, ainda é a Deusa mais conhecida dessa mitologia e seu culto ainda existe em diversas regiões da América Latina, inclusive para o povo católico.

Veja abaixo como se conectar com Pachamama e agradecer à natureza neste dia.

Pachamama para assistir

Na Netflix, a animação "Pachamama" é perfeita para quem quer conhecer os costumes andinos de adoração à Deusa, como agradecer às colheitas férteis de cada estação oferecendo, de volta para a terra, a melhor parte da safra colhida. Esse ritual tem como objetivo manter a fertilidade da terra em alta, para sempre ter alimento na mesa e festa junto à Mãe Terra. Ótima para toda a família!

Cuidar das plantas

No dia da Mãe Terra, nada melhor do que colocar as mãos na terra e mexer com as plantinhas, que tanto sofrem no inverno. Para além de regar, tire um tempo do dia para perceber as diferentes necessidades de cada planta da sua casa. Será que algumas delas estão grandes demais para o vaso em que fica? Alguma delas precisa de adubo? Aprecie e se conecte com a natureza que há na sua casa, cuidando muito bem dela!

Escalda-pés

Uma prática ótima para os dias mais frios é o escalda-pés, que consiste em colocar água aquecida em uma bacia e deixar os pés emergidos. É uma boa prática de conexão com Pachamama quando se mistura ervas a essa água, como a Sálvia, a Arruda, a Lavanda e o Alecrim. Com isso, além de se aquecer, você poderá se beneficiar do aroma natural das plantas, honrando e saudando a energia da Mãe Terra.

Proteção pelas plantas

Há muitas plantas de poder na natureza, usadas de maneira mágica e espiritual por diversas tradições. Você também pode fazer o uso delas nesta data especial. Para a proteção da casa, é possível pendurar uma espada de São Jorge na porta. Para a proteção do sono, folhas de Peregun (ou Pau D'água) podem ser colocadas embaixo do colchão. Para um banho de renovação, as folhas de Boldo são super indicadas.

Altar pessoal

Você também pode fazer um altar em honra à Pachamama na sua casa, em um cantinho especial — melhor ainda se tiver plantas. Acenda uma vela marrom representando a terra e uma vela verde representando as matas. Se tiver grãos, você pode colocar um punhado deles no seu altar, em agradecimento ao alimento que tem em sua mesa. Coloque cânticos típicos e aproveite a energia do dia de Pachamama no seu lar!

Rituais de fertilidade

Pachamama é a Mãe Terra, a Mãe do Mundo, por isso em diversas representações aparece gestando o planeta. Isso nos mostra que é uma divindade que carrega a maternidade e a fertilidade como atributos. Portanto, são dois setores que podem ser trabalhados neste dia. Se está faltando impulso para dar à luz um projeto necessário, se está buscando mais fertilidade para realizar a maternidade de uma criança e se busca atributos de autocuidado, como uma automaternagem, conecte-se à Pachamama e faça seus pedidos.

Oferenda

Bem como na animação "Pachamama", você pode oferecer grãos, ervas e flores para a terra neste dia, em agradecimento à sua abundância. Pode ser no seu jardim, em uma praça ou parque. Para completar, além de aproveitar a energia da data para se alimentar daquilo que vem da terra, também é possível oferecer a dádiva do alimento para quem está passando por dificuldades, principalmente durante o inverno. Nada mais conectado com a verdadeira essência de Pachamama.

Alto Astral