PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Cortar cabelo, começar dieta e mais: o que não fazer em cada fase da lua

Dulcidio Braz Jr./fisicanaveia.com.br
Imagem: Dulcidio Braz Jr./fisicanaveia.com.br

Claudia Dias

Colaboração para Universa

30/07/2021 04h00

Certamente você já foi aconselhado a não cortar o cabelo na lua minguante, assim como a não exagerar no consumo de álcool na lua cheia. Caso acredite que isso é só crendice popular, saiba que as fases lunares influenciam, sim, em inúmeras situações e servem de norte para a tomada de decisões.

Seguir as fases da lua é "recomendação para a vida", conforme argumenta a astróloga e psicanalista Virginia Gaia (). "Melhor ainda se puder acompanhar o signo em que acontece cada fase da lua e, consequentemente, a casa do mapa astral - ou área da vida - que está sendo ativada naquele período", diz.

Mas, de modo geral, é possível identificar reflexos das fases da lua que são bem conhecidos. Dentro disso, sabe-se que várias atitudes precisam ser evitadas para que o resultado não seja diferente do esperado. A seguir, Virginia Gaia mostra situações que não devem ser realizadas em cada período lunar.

Lua nova

É a fase ideal para tudo que renda uma espécie de "virada" na vida, mas que deve ocorrer de forma mais lenta - repaginar o visual, iniciar projetos pessoais e profissionais, criar novos hábitos etc.

O que não fazer na lua nova:

- Começar algo para ter resultado imediato. "A lua nova trabalha a ideia de potencializar algo a longo prazo. Se alguém está com pressa de obter resultados, deve saber que as iniciativas que começaram na fase nova podem demorar a acontecer. Não dá para ser imediatista neste período", explica Virgínia.

- Repetir hábitos e rotinas. Quem está querendo mudar o estilo de vida e atitudes do dia a dia deve aproveitar a lua nova para colocar em práticas as novas intenções. "Se quiser entrar no espírito da lua nova, é preciso trabalhar a renovação. Deve sintonizar com sintonia da lua, que é de renovação. Se repetir padrões, vai continuar no looping de sempre", avisa a especialista.

- Empreender sem ter clareza nos objetivos. Como a lua fica "invisível no céu" no dia em que há a virada para a fase nova, existe o risco de deixar de perceber algo importante em um investimento como esse, no período em questão. Assim, melhor ter tudo bem definido ou, caso contrário, adiar o pontapé no empreendimento para outro momento.

Lua crescente

Ajuda a fortalecer atividades em andamento e a dar corpo ao que pode parecer "fraco" e sem vida, além de ser uma injeção de energia em projetos pessoais e profissionais.

O que não fazer na lua crescente:

- Iniciar dieta muito restritiva. Isso ocorre porque a fase crescente costuma dar um "up" de energia, inclusive ao corpo. Cortar alimentos demais vai significar fome, ou seja, a dieta será difícil de ser mantida.

- Ficar longe de todo mundo. Se a ideia é se isolar e ficar quietinho num canto, para meditar ou algo do gênero, sabia que a fase crescente costuma não ser muito propícia, pois a mente tende a seguir acelerada.

- Pintar o cabelo. A lua crescente não é nada boa para atividades que tenham o objetivo estabilizar ou diminuir algo. Fios tingidos nesse período, por exemplo, não costumam durar muito - ou seja, a tendência é não estabilizarem na cor escolhida.

Lua cheia

Ápice do ciclo lunar, a lua cheia é a mais passional das fases. Não à toa, tudo fica exacerbado, da paixão e do brilho pessoal aos exageros.

O que não fazer na lua cheia:

- Falar sobre assuntos tensos. Todo tipo de conversa pode terminar em debate acalorado, cheio de drama. "Lua cheia deixa tudo em evidência. Se não está legal, fica evidente, não há como disfarçar um incômodo", diz Virginia.
Ingerir pratos com muito sal. A fase cheia traz uma tendência de maior retenção de líquidos, o que significa segurar a mão na elaboração dos pratos para não piorar o quadro.

- Tomar bebidas alcoólicas. Como é a lua do exagero, o consumo de bebidas alcoólicas vem acompanhado de um risco grande de perder o controle da situação. Acontece com todo tipo de prazer - comer, gastar etc.

- Frequentar ambientes estressantes. Já que tudo tende a ficar mais forte na lua cheia, ir a lugares que incomodam (por barulho, quantidade de gente ou outro tipo de situação que cause estresse) é certeza de voltar para casa com dor de cabeça.

Lua minguante

O período para depurar, aprimorar detalhes e eliminar excessos favorece o aprofundamento de assuntos que demandam mais atenção.

O que não fazer na lua minguante:

- Iniciar algo inédito. Diferente da lua nova, a fase minguante é de introspecção, reflexão e revisão. Há menor empolgação. "Para começar alguma coisa, é preciso estar com energia em alta, com o pique total, o que não combina com lua minguante", observa a astróloga.

- Procedimento estético para ter volume. Cortar cabelo? Colocar prótese no seio? Fazer preenchimento labial? Melhor esperar outra fase de lua. Qualquer que seja a intervenção, independemente da parte do corpo, tende a não oferecer um resultado 100% conforme a expectativa. "Mas se a ideia é diminuir o frizz ou reduzir o volume do cabelo, pode ser bom!, comenta Virginia.

- Isolar-se demasiadamente. Como a lua minguante já carrega uma tendência natural à maior reflexão, se distanciar de tudo e todos tende a ser uma experiência muito profunda ou mesmo desnecessária.

Alto Astral