Topo

Dia dos Avós: que signo mima mais os netos e qual é mais autoritário?

Avós taurinos gostam de cuidar: colocam na cama, preparam os pratos que os netos pedem e, se duvidar, dão até a comida na boca - iStock
Avós taurinos gostam de cuidar: colocam na cama, preparam os pratos que os netos pedem e, se duvidar, dão até a comida na boca Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

26/07/2021 04h00

Já ouviu falar que os pais criam os filhos para os avós mimá-los? Pois é: a ligação entre as duas gerações tende a ser até bem intensa, já que vovôs e vovós veem os netos como extensões dos próprios herdeiros.

Também não dá para negar que cada um deles tem um jeitinho só seu de se relacionar e se comportar em relação às crianças e adolescentes. Alguns são mais carinhosos, enquanto outros não fazem o gênero "chiclete".

Há, também, os mais sérios e formais, assim como os mais engraçados e desapegados, num misto proveniente de criação, personalidade e essência de cada signo solar pessoal.

A seguir, Luana Sudré, astróloga do Astrocentro, explica como são os avós de cada signo e quais deles tendem a mimar (muito!) mais os netos.

Perfil dos avós de acordo com o signo

avós - iStock - iStock
Avós de Áries defendem os netos e os de Libra mimam bastante: como é o perfil dos mais velhos da sua família?
Imagem: iStock
  • Áries

Avós do signo de Áries brigam demais pelos netos, a ponto de entrarem em conflito com os próprios filhos em prol do bem-estar dos "pequenos". Se não concordam com algo, defendem o ponto de vista até o último minuto. Além disso, são superativos: brincam com as crianças, levam para passear, fazem esporte junto e tudo o mais. Quando os netos erram, podem alegar que a culpa é da criação que recebem dos pais. A responsabilidade pode ser de qualquer um, menos dos protegidos.

  • Touro

Taurinos são avós à moda antiga: colocam na cama, preparam os pratos que os netos pedem e, se duvidar, dão até a comida na boca. Para as crianças, eles são os melhores cozinheiros da face da Terra, é claro! E se os pequenos adoecem, avô e avó fazem o papel de médicos e enfermeiros, cuidando dos seus "bebês", com o maior carinho do mundo.

  • Gêmeos

Nativos de Gêmeos são aqueles que não param de falar por um segundo, tendo muito assunto para conversar com os filhos dos filhos. Não é improvável, inclusive, que os netos até fiquem cansados de tanto falatório. Além disso, os avós geminianos sempre têm uma lista de atividades em conjunto a propor. Com eles, a vida é bem agitada: tudo acontece rapidamente e sempre há algo para se fazer.

  • Câncer

Os cancerianos são os mais clássicos. Para eles, ser avó ou avô é ser mãe ou pai duas vezes - e adoram essa condição. Essa é uma característica natural da personalidade deste signo, que tem muito apreço com a família. Quem é de Câncer ama cuidar da casa, sobretudo para os netos e os filhos. E se qualquer parente passar um tempo sem vê-los, pode-se esperar o drama prolongado. Apesar de serem tradicionais no papel, são modernos, pois se mantêm sempre antenados com o que acontece no mundo.

  • Leão

Avós de Leão tendem a mandar e serem autoritários. Quando netos e filhos vão visitá-los, já sabem o que podem (ou não) fazer na casa deles, já que gostam do tudo no devido lugar e odeiam ser contrariados, numa típica demonstração do instinto leonino. O outro ponto fundamental é que eles querem sempre ver as crianças e adolescentes impecáveis, arrumados e cheirosos. Mas também ajudam bastante quando há necessidade de incentivar a autoestima. A cereja do bolo dos nascidos sob esse signo é o ciúme: querem sempre ser os preferidos entre os herdeiros.

  • Virgem

Virginianos são diferenciados e dificilmente deixam a criança interna despertar para brincarem com os netos. A "vibe" deles é ajudar, seja na vida ou nas tarefas de casa. Avós de Virgem tentam sempre ensinar algo para os rebentos, principalmente o que traga lições importantes sobre a vida. Os netos devem estar preparados para ouvir bons sermões, porque esse é o jeito dos representantes do signo demonstrarem amor e cuidado.

  • Libra

Os librianos são os típicos avós que mimam bastante. Quando os netos os visitam, é certeza de serem "cortejados" com muito doces, brinquedos, tempo demais à frente da TV ou videogame ou sono além do horário costumeiro. Avós de Libra deixam os pequenos fazerem tudo o que quiserem, porque não sabem lidar com a birra e o coração deles fica amolecido diante das chantagens. Além de mimar, defendem a turminha com unhas e dentes.

  • Escorpião

Os nativos escorpianos precisam, antes de tudo, se afeiçoarem ao neto. Mas depois que criam afeto e carinho, não largam mais. Vão fazer de tudo para que os netinhos sigam aquilo que eles querem, independentemente se é algo bom ou ruim. Controladores? Sim, um pouco, mas em parte isso pode ajudar crianças e adolescentes a encontrarem o melhor caminho da vida. Observadores, tendem a conhecer as crias como a palma da mão deles.

  • Sagitário

Avós de Sagitário são os mais divertidos e brincalhões. O passatempo preferido deles, ao lado dos pequenos, é dar risada. É da personalidade do signo esse alto astral intenso e a vontade de estar sempre sorrindo e fazendo os outros sorrirem. Também levam os rebentos dos filhos para fazer as melhores viagens, passeios e tudo que há de bom.

  • Capricórnio

A turma de Capricórnio é mais recata, prática e séria. No posto de avós, a formalidade se mostra ainda forte na personalidade. Assim, não é de se esperar que façam muitas atividades ou mimem demais os netos. Em contrapartida, ensinam muito sobre responsabilidade - ajudam a fazer a lição de casa antes de ir brincar, por exemplo.

  • Aquário

Os avós de Aquário são "do contra", mas também são os mais modernos, inteligentes, descolados e espontâneos. Falam o que e quando querem - e soltam os cachorros para quem ousa podá-los ou controlá-los. Querem ensinar aos netos o poder da liberdade e da importância de ninguém controlá-los. Podem, inclusive, incentivar uma certa rebeldia entre os mais novos. Respeitam muito o tempo dos netos porque essa é a maneira deles para deixar uma pessoa à vontade.

  • Peixes

Por fim, os avós nascidos sob o signo de Peixes são carinhosos e muito generosos. Não medem palavras quando demonstram o que sentem para os netos: dizem que amam e sentem falta da companhia. Também são do tipo que fazem a família rir sem parar, porque a idade avançada os torna mais avoados do que já são por natureza. O jeito deles é especial e é justamente o que os fazem ser queridos por tanta gente.