Topo

Fernanda Motta sobre câncer: "Nunca deixei que a doença me tomasse"

De Universa

15/07/2021 04h00

Ligada em beleza desde a adolescência, quando já acompanhava a mãe nas idas à farmácia para comprar hidratantes para a pele, a modelo e apresentadora Fernanda Motta diz que, hoje, também presta muita atenção na parte espiritual. E isso veio, principalmente, após superar um câncer de mama, diagnosticado em 2019.

Fernanda Motta no "E aí, Beleza?"  - Reprodução - Reprodução
Fernanda durante o papo com Fabi Gomes
Imagem: Reprodução

"Fiz várias sessões de quimioterapia e, depois, a mastectomia. Houve momentos delicados em todo o processo. Mas nunca deixei que a doença me tomasse completamente. Desde o primeiro dia do diagnóstico eu falei: 'Não chorem. Porque a gente tem que agradecer, tem a chance de cura'", disse ela em entrevista ao "E aí, Beleza?", talk show de Universa apresentado pela maquiadora Fabi Gomes.


"Quando se tem positividade se trabalha cabeça para que as coisas deem certo, já é meio caminho andado. Eu gosto muito de me cuidar, mas ultimamente, depois do que aconteceu nos últimos dois anos, quero cuidar da minha parte espiritual", afirmou Fernanda, que aproveitou para dar um alerta. "É importante dizer para quem estiver assistindo, que está há um ano e meio sem fazer exames, sem fazer a mamografia, que voltem para fazer exames. É um autocuidado, um amor que tem por você."


"Descobrir doença no início fez toda diferença"

A descoberta do câncer começou a partir de um autoexame, durante o banho. "Percebi que estava diferente, no outro dia procurei um médico e dez dias depois já estava fazendo a primeira sessão de quimioterapia", contou.

"Obviamente ninguém quer ter um tipo de doença como essa, ninguém espera que vai ter nem gostaria de escutar que tem. Mas dá para descobrir no início, e isso fez toda diferença no meu diagnóstico. Fiquei triste, obviamente, mas sempre acreditei que ia dar certo."

Fernanda Motta no "E aí, Beleza?"  - Reprodução - Reprodução
"Depois do que aconteceu nos últimos dois anos, quero cuidar da minha parte espiritual", diz Fernanda
Imagem: Reprodução


"Às vezes vou montada ao mercadinho da esquina"

Fernanda abriu sua nécessaire no programa e mostrou todos os itens dos quais não abre mão, entre eles o batom vermelho. Mas revelou alguns truques um tanto inusitados para manter a hidratação do rosto. "Uso óleo para tudo. Óleo para estria, uso na área dos óleos, na testa, em volta da boca. Serve como iluminador, hidrata e evita que a maquiagem fique craquelada", explicou.

E mesmo em casa e cumprindo a quarentena, ela diz que gosta de se arrumar para ficar bonita para si. "Às vezes vou montada ao mercadinho da esquina", disse Fernanda, que fez seu primeiro trabalho como modelo aos 17 anos.

A preocupação com a beleza vem de cedo. "Sou do interior do estado do Rio de Janeiro, um lugar muito quente, e tinha a pele um pouco ressecada. Então sempre fui louca por cuidados com a pele. Até hoje, faço meu ritual de manhã, na hora do almoço, e toda vez que tenho oportunidade, cuido de novo da pele."

Próximos episódios do "E aí, Beleza?"

Fabi Gomes no "E aí, Beleza?" - Reprodução - Reprodução
Fabi Gomes no bate-papo à distância com Fernanda Motta
Imagem: Reprodução

Os episódios do "E aí, Beleza?" vão ao ar sempre às quarta, às 20h, no Canal UOL. A maquiadora e colunista de Universa Fabi Gomes recebe mulheres de opinião e com trajetórias inspiradoras de diversas áreas, para falar sobre os desafios femininos no mercado de trabalho, maternidade, política feita por e para mulheres e ainda dá dicas de maquiagem.

No próximo programa, Fabi entrevistará a cantora Gabi Martins.