Topo

Cleansing oil ou água micelar: qual é o melhor demaquilante para você?

O melhor demaquilante depende do tipo de pele e intuito da limpeza - Getty Images
O melhor demaquilante depende do tipo de pele e intuito da limpeza Imagem: Getty Images

Karina Hollo

Colaboração para Universa

12/07/2021 04h00

Base, corretivo, blush, máscara para cílios, lápis de sobrancelhas, batom... Não importa quantos ou quais itens de maquiagem fazem parte da sua rotina: todos eles deverão ser devidamente removidos antes de ir para a cama.

"Ao longo do dia, a pele vai acumulando oleosidade, resíduos de poeira, poluição, maquiagem. Essas partículas obstruem os poros e aumentam o risco do aparecimento de espinhas. Também têm ação oxidativa, degradam colágeno e facilitam o surgimento das manchas", fala a dermatologista Cintia Cunha, de Minas Gerais. Por isso, é indispensável limpar o rosto de manhã e à noite, repetindo a rotina de skincare.

Dito isso, qual é o melhor jeito? E o produto mais indicado para sumir com qualquer vestígio de sujeira da face? "A melhor opção depende do tipo de pele e da necessidade. Normalmente, indicamos água micelar para quem tem pele oleosa ou mista e o cleansing oil para quem tem pele normal ou seca", fala o dermatologista André Braz, do Rio de Janeiro, membro da Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD).

Qual é o melhor demaquilante?

Cleansing oil ou óleo demaquilante
Ele é muito indicado para remoção de maquiagem pesada, com muitas camadas ou à prova d'água. Além disso, é ótimo para peles secas e sensíveis, incluindo a madura. "Pode até ser usado em peles oleosas desde que, em seguida, seja utilizada uma loção micelar para pele oleosa ou sabonete para pele oleosa", diz André.

A grande vantagem dele é que remove os pigmentos e as células mortas sem tirar a umectação natural da pele. Também evita a fricção excessiva, que pode ferir peles delicadas. "Por ser um demaquilante à base de óleo, limpa a pele sem deixar aquela sensação de pele repuxando após a lavagem. Não agride ou altera o pH da pele e não promove o aumento sebáceo", fala a dermatologista Thatiana Hadlich, do Rio de Janeiro.

O jeito ideal de aplicar é fazendo uma leve massagem com movimentos circulares, deixando o produto na pele por alguns instantes. "O melhor é que o óleo 'derrete' tudo o que fica acumulado na pele durante o dia, como maquiagem, resíduos de produtos, partículas de sujeira e poluição, desobstruindo os poros, prevenindo o envelhecimento precoce e mantendo a pele nutrida", observa a dermatologista Regislaine Miquelin, de São José do Rio Preto (SP).

Água micelar
É um produto fluído como água, que carrega a tecnologia das micelas -- basicamente, elas se ligam às impurezas e limpam por arraste. Em geral, também leva substâncias umectantes e hidratantes na composição. Via de regra, não pede enxágue e é indicada para todos os tipos de pele.

"Existem no mercado vários tipos de águas micelares com associação de ativos para os diferentes tipos de pele: oleosa, seca, com rosácea, etc. Algumas têm até tecnologia para remoção de maquiagem à prova d'água", diz André.

A vantagem é que, além de demaquilante, a água micelar tem outras funções. Pode fazer uma limpeza leve antes da make, mesmo depois de ter lavado o rosto, e corrigir algum traço errado sem deixar a pele gordurosa. Outra ótima funcionalidade é que substitui o tônico. "A água micelar pode ser usada antes do sabonete ou depois. Como dermatologista, prefiro em seguida. Você lava com sabonete, molha algodão com o produto e passa no rosto complementando a higienização. Elas não exigem enxágue, mas vale passar uma água no rosto se preferir", indica Cintia.

Qual escolher para a temporada de inverno?
A água micelar é universal. "Por atuar na remoção de qualquer impureza depositada sobre a pele, ela pode ser usada até nos dias de cara limpa. Resíduos de oleosidade e de poluição são removidos por ela", observa Thatiana. Vale usar quantas vezes precisar e a qualquer momento do dia para manter a pele sempre equilibrada.

Já se você sente falta de um glow na pele e gosta de uma limpeza ainda mais gentil, vá de cleansing oil. "Durante o inverno, devemos escolher alternativas mais suaves, com ativos hidratantes ou calmantes", aconselha ela.