PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

O que significa sonhar com piolho? Saiba que nem sempre é ruim

Sonhar com piolho: entenda o significado - iStock
Sonhar com piolho: entenda o significado Imagem: iStock

Gabrielle Silva

Colaboração para Universa

08/07/2021 04h00

Quando você vê piolhos passando pela cabeça de alguém, é bem provável que a sua reação não seja nada boa. E quando o animal aparece nos nossos sonhos? Segundo o pai da psicanálise Sigmound Freud, "o sonho é o guardião do nosso sono", então o que será que sonhar com piolhos significa?

Antes que qualquer pergunta sobre as definições desses tipos de sonhos sejam respondidas, é preciso entender as características desses insetos e por que sonhamos com o que sonhamos.

Os piolhos são parasitas que se alocam no couro cabeludo e se alimentam do sangue das pessoas. Ele é transmitido de uma pessoa para outra e não possui uma boa reputação entre nós por estar ligado à sujeira, falta de higiene e coceira constante no topo da cabeça.

Significado dos sonhos

De acordo com Adriana Perassi Bosco, professora de psicologia do Centro Universitário São Camilo, os sonhos não seguem a mesma lógica que temos durante a vida acordada. Isso, muitas vezes, se equivale ao delírio e às alucinações.

Adriana destrincha ainda que os sonhos estão ligados ao nosso subconsciente e a nossa característica humana, quase autônoma, de produzir imagens.

"Os sonhos vêm do inconsciente porque eles têm a ver com a nossa característica humana de produzir representações e reproduzir imagens o tempo inteiro. Os sonhos vêm do inconsciente, mas nós precisamos entender que o inconsciente não é o lugar mágico de onde as coisas vêm. Na verdade, elas têm a ver com a nossa própria estrutura humana e essa produção de símbolos, que nós não temos controle sobre", diz.

Além disso, Maria Regina Brecht Albertini, docente da Faculdade de Psicologia do Mackenzie, avalia que os sonhos fazem parte da vivência de cada um e precisam ser analisados individualmente.

"Toda emoção presente no sonho é tal qual as emoções do cotidiano. Por isso, tem sonhos que são maravilhosos e queremos voltar a dormir, mas tem sonhos que são terríveis. Tudo isso são representações do que a gente vive no nosso cotidiano e nele há coisas que nas quais temos contato e outras que não sabemos nem de onde vem", relata Albertini.

Um sonho do mesmo tema, contudo, pode significar coisas diferentes para pessoas distintas. Apesar de alguns sonhos serem comuns entre um grupo de pessoas, a professora do Mackenzie relata que é preciso analisar o que aquele determinado sonho, por exemplo, com pulgas, significa para aquela pessoa.

"Muitas vezes, as pessoas ouvem algum significado de determinada cultura e vão repetindo e reproduzido isso, mas o mais legal é olhar o sonho que tenha autoria e singularidade. Não é porque todo mundo sonha com pulgas que vai ser igual para você. É legal você analisar e perguntar mais sobre o que apareceu no seu sonho, o que você sente quando lembra dele", conta.

O que significa sonhar com piolhos?

A cigana e hipnóloga Kélida, fundadora da Casa Espiritual Maria Madalena, diz que o ser humano gosta de atribuir um significado aos sonhos para tentar prever o futuro. A terapeuta holística revelou alguns significados relacionados aos piolhos e suas variantes; confira:

Sonhar com piolhos na sua cabeça

Isso costuma indicar desilusões ou decepções que podem estar relacionadas tanto à perda de um negócio importante para você como ao fim de um relacionamento.

Sonhar que está pegando ou matando piolhos

Esse é um sonho melhor. É sinal de que se deve resolver numa boa os problemas pelos quais você está passando ou passará.

Sonhar com piolho na cabeça de outra pessoa

Esse sonho pode significar que você terá problemas emocionais com alguém de seu relacionamento. Se está apaixonado, comece a observar melhor as atitudes de quem você está amando.

Sonhar com piolho caindo da cabeça

Esse sonho mostra que você está conseguindo se livrar de quem está te importunando. Se os piolhos estão caindo, você está dando mais valor a si próprio e não pensando tanto nas pessoas que lhe influenciaram negativamente.

Sonhar com a cabeça infestada de piolhos

Pode representar pequenos problemas que aparecem e que precisam ser rapidamente sanados, pois, caso sejam negligenciados, podem crescer e se tornar grandes problemas, de forma que você não consiga se livrar deles. Ver ou estar com a cabeça infestada de piolhos em sonho é sinal de aborrecimentos e tristezas; mas, se conseguiu eliminá-los, eliminará também seus problemas.

Alto Astral