Topo

O cabelo curto perdeu volume? Produtos e truques encorpam e modelam os fios

Agatha Moreira; cabelo curto; cabelo platinado - Reprodução/Instagram
Agatha Moreira; cabelo curto; cabelo platinado Imagem: Reprodução/Instagram

Tainá Goulart

Colaboração para Universa

06/07/2021 04h00

Quem tem cabelo fino e liso sabe que pode ser desafiador manter os fios texturizados, modelados e no lugar, especialmente em cortes bem curtinhos. A técnica com a tesoura ajuda, mas são os produtos certos que farão a diferença na hora de estilizar as mechas no dia a dia.

"Também recomendo treinar o uso das ferramentas de calor, pois elas ajudam bastante", afirma o cabeleireiro William Anselmo, de São Paulo.

Os melhores finalizadores para cabelos curtos

Mousse

"Espalhe amassando os fios para que o produto incorpore bem", entrega Ricardo, que recomenda as versões de fixação leve à média. "Seguindo outra proposta, vale passar mecha por mecha para criar uma franja ou topete mais estruturado. Neste caso, você pode aplicar o finalizador no cabelo úmido, pentear na forma que deseja e secar com secador morno", explica.

Nos cabelos cacheados, vale combiná-lo ao ativador de cachos ou até usá-lo sozinho. "A aplicação é a mesma, mas é preciso cuidado para não exagerar na quantidade. Gosto dos de fixação média para os fios mais finos", indica Luiz Cintra, hairstylist do The Art Salon, em São Paulo. O resultado será maior definição.

Pomada

"Hoje, nós contamos com várias versões, das mais cremosas, à base de água, até as ceras durinhas", lista Luiz. As pomadas secas ou matte servem para finalizar o cabelo. "Dá espalhar uma pequena quantidade nas mãos, aplicar e posicionar os fios como desejado. Ela dá forma e reduz os arrepiados para quem se incomoda", diz William.

Já os cabelos penteados com pomada brilhante reproduzem o efeito molhado. "Após escovar, passe o produto por cima do cabelo e finalize com um pente. Se preferir um ar rocker, vale bagunçar as mechas com os dedos", ensina William.

Quem quer manter a maleabilidade pode apostar em um mix de produtos. "Gosto de usar a pomada junto com uma gota de óleo de nutrição ou um reparador de pontas. Esse truque deixa o fio mais leve", indica Ricardo. Há ainda alguns tipos de pó volumizadores, que se aproximam do acabamento de pomada. São indicados para fios bem finos e devem ser usados em pitadas, diretamente na raiz. "Vá aos poucos, espalhando bem com os dedos, ou os fios ficarão muito rígidos", diz.

Spray de volume ou sal marinho

A categoria spray engloba uma série de finalidades. Em todos os casos, tenha cuidado com o excesso. "Mantenha uma distância de 20 a 30 centímetros do cabelo para que o jato do spray não pese", diz Luiz.

Para variar do fixador, vá nas versões de sal marinho ou açúcar, que texturizam e encorpam. "Quando o cabelo estiver quase seco, borrife por toda a cabeça e amasse as mechas. A versão com fórmula de infusão de açúcar dá volume sem tirar o brilho", comenta Ricardo. O efeito será levemente bagunçado e despojado, como se estivesse saindo da praia.

Xampu a seco

Mais conhecidos pelo poder de sugar a oleosidade dos cabelos, o xampu a seco pode trazer leveza aos fios. "Às vezes, nos backstages de desfiles, finalizamos a escova com esse tipo de produto. O look fica com mais movimento bem bonito. Também indico como uma ferramenta para trazer volume extra", fala William. Neste caso, foque na raiz, afofando com as pontas dos dedos.

Modeladores para cabelos curtos

Efeito começa na secagem

É neste momento em que decide como o cabelo vai ficar. No geral, ao deixar secar naturalmente, você poderá aproveitar a textura natural. "Já com o jato do secador nos fios, jogá-los para baixo ou para o lado contrário do nascimento da raiz proporciona volume", afirma William.

Modeladores de cachos e outras ferramentas

O hairstylist Rick Faria, do Royal Studio, no Rio de Janeiro, indica os modeladores de tamanho médio para quem deseja o efeito de ondulações mais leves. Já para cachos marcados, escolha os menores diâmetros.

Febre no TikTok

As escovas secadoras e rotativas estão em alta — muito por culpa do TikTok e o efeito "Farrah Fawcett". Rick indica para quem quer praticidade. "Passe a escova em direções diferentes, mas sempre encaixando por baixo da mecha para levantar raiz", diz ele.