Topo

Carisma vem de fábrica? Descubra como é o lado carismático de cada signo

Descubra como é o lado carismático de cada signo - Unsplash
Descubra como é o lado carismático de cada signo Imagem: Unsplash

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

02/07/2021 04h00

Será que dá para justificar o carisma pela astrologia? Embora cada signo carregue seu arquétipo, isso não necessariamente define totalmente as pessoas. Porém, entender o mito que envolve cada um dos doze signos do zodíaco ajuda a descobrir como o carisma pode ser expressado de acordo com as características marcadas em nós pelos astros.

Cada signo tem um leque bastante diversificado de possibilidades de expressão e eles nunca se manifestam exatamente do mesmo jeito. O astrólogo Carlos Falcão (@carlos_falcao_oficial) exemplifica com Libra, que pode trazer maior senso de equilíbrio e harmonia nas relações, como também pode trazer uma ligação mais intensa com a estética e a beleza. São energias distintas, mas ambas presentes no mesmo arquétipo.

"Quando falamos de personalidade, estamos abordando fundamentalmente o ascendente. É ele quem representa mais diretamente a abordagem pessoal perante a vida e o seu estilo de personalidade. É, também, a primeira impressão que temos sobre alguém que acabamos de conhecer", explica Carlos.

As nuances de cada ascendente vão sendo matizadas de acordo com os planetas regentes de cada signo. Além disso, os astros presentes na casa 1 também trazem pontos fundamentais para a personalidade de forma direta, bem como o ascendente.

"Um ascendente em Capricórnio não é um posicionamento naturalmente carismático, por exemplo. Mas se houver a presença do Sol (principal representante do carisma) conjunto ao ascendente ou conjunto a Saturno (regente do ascendente), haverá um reforço de elementos carismáticos ligados à essência solar", conta o astrólogo.

Não me identifico com meu signo... e agora?

Carlos destaca que a falta de identificação de uma pessoa com seu signo solar não é nada incomum. Há que se observar algumas situações como as condições do ascendente e dos planetas pessoais. "Eles nos mostram nossa persona e também como sentimos, pensamos, nos expressamos e nos relacionamos. Há todo um conjunto de elementos que envolve também o Sol, mas não apenas ele, e que nos dá maiores detalhes sobre uma pessoa."

Embora o mapa astral de uma pessoa não mude, a relação do mapa com a vida e com o tempo se transformam. Isso é influenciado pelos trânsitos astrológicos e, como destaca o astrólogo, pelo livre-arbítrio de cada um. A interação entre essência, consciência e experiência mostra que, dentro dos parâmetros do mapa astral, é possível mudar conforme a vida se desenrola.

A configuração astrológica de cada indivíduo pode dar pistas sobre como o carisma se desenvolve. O astrólogo conta que para os signos de elemento ar, o carisma se apresenta pela sociabilidade. Na água, por sentimentos e emoções. O fogo atrai naturalmente pela magia e magnetismo, enquanto a Terra dá suporte, auxilia e oferece capacidade de realização e segurança.

Abaixo, veja como a carisma é expressada por cada signo.

Áries

A ligação desse signo com o carisma vem quando ele está de bom humor e se torna alguém bastante criativo e espirituoso. Embora Áries tenha estereótipos mais agressivos, nesses momentos se torna uma companhia agradável e divertida.

Touro

O seu carisma está ligado ao espírito pacífico e à capacidade de oferecer estrutura. Além disso, é um signo capaz de acolher o outro, dando uma sensação de segurança e estabilidade.

Gêmeos

Gêmeos é comunicativo e amável. Sabe conversar em qualquer nível com qualquer pessoa, graças ao seu regente, Mercúrio. Os outros sempre se agradam quando percebem que estão sendo ouvidos, um forte fator carismático do signo.

Câncer

O lado acolhedor e sensível de Câncer é, sem dúvida, sua característica mais enaltecida por todos. Quando o signo está em posição de cuidar e acolher, ninguém consegue competir.

Leão

É o rei do carisma em seu estado mais natural. Leão atrai sem fazer esforço, porque simplesmente há um magnetismo inexplicável que o torna atraente ao outro de maneira natural. E o melhor: sem fazer esforço.

Virgem

O lado servil de Virgem o coloca como um signo que gosta de ajudar e auxiliar qualquer um. Tem uma generosidade natural em se colocar como alguém sempre disponível para o outro, o que traduz seu dom em carisma.

Libra

A docilidade pacífica natural de Libra é sempre bem recebida pelas pessoas. Além disso, a incapacidade de agredir se torna uma característica muito positiva nos contatos interpessoais.

Escorpião

Não é considerado naturalmente carismático, mas emana uma aura também magnética e um sex appeal em geral elevado. Para quem gosta de desvendar o outro, esse é um signo bastante atraente.

Sagitário

Assim como Leão, Sagitário é possuidor de um carisma natural que tem ingredientes específicos. O signo coleciona discípulos e, em geral, tem uma aura que coloca o outro em um certo transe de positividade e autoconfiança.

Capricórnio

Apesar de sério, o signo tem suas maravilhas. Uma delas é oferecer (assim como Touro) estrutura e solidez. Capricórnio dificilmente vai deixar alguém na mão, pois se sente responsável por aqueles que o cercam.

Aquário

Boa praça, Aquário tem uma relação positiva e natural com as pessoas. Em geral é mais presente e sentido como alguém agradável com os amigos. A mente aberta e não julgadora ajuda a ser mais sociável.

Peixes

A incapacidade de não incluir todos no seu rol de amor incondicional e coletivo faz Peixes ser um signo capaz de aceitar e compreender as pessoas como ninguém. É uma energia extremamente agradável, dócil e que muitas vezes inspira e encanta.