PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Limpa tudo: como escolher incenso para revigorar energia em casa

"Muitas culturas o adotaram por suas propriedades medicinais", explica a especialista - iStock
"Muitas culturas o adotaram por suas propriedades medicinais", explica a especialista Imagem: iStock

Claudia Dias

Colaboração para Universa

29/06/2021 04h00

Faz parte de rituais religiosos, de purificação e de meditação acender incensos para liberar a fumaça perfumada que aromatiza ambientes. Adotados tanto para encobrir cheiros ruins quanto para estimular um estado de espírito, também são usados para equilibrar corpo, mente e espaços físicos.

Numa casa, por exemplo, o incenso é muito bem-vindo para estimular determinadas situações, bem como trazer harmonia para os cômodos e moradores. Nem todos, porém, são indicados para o imóvel inteiro.

Incensos têm origem egípcia e traz benefícios para ambientes

Como conta a mística espiritualista Cigana Kélida, as primeiras referências ao uso de incenso são bem antigas. "Entre os egípcios, era amplamente utilizado pelas classes privilegiadas. As primeiras receitas conhecidas eram, na verdade, egípcias, como a Kyphi", diz.

À medida que as qualidades foram descobertas e se propagando, o uso do incenso se espalhou pelo mundo. "Muitas culturas o adotaram por suas propriedades medicinais e o incorporaram em ritos religiosos pela paz e serenidade que proporciona, tornando-o companheiro ideal para meditação e contemplação", acrescenta a mística.

Incensos em casa

Dentro de casa, incensos são alternativas relativamente em conta que promovem uma série de benefícios. A seguir, a especialista Kélida lista alguns dos principais tipos e explica onde usá-los.

  • Âmbar: por ser indicado para promover o amor, o conforto, a felicidade e a cura, o incenso de âmbar é bem-vindo na sala de estar e nos quartos.
  • Bergamota: este incenso atrai dinheiro e é ótimo para eliminar espíritos negativos. Pode ser usado em qualquer cômodo da casa, bem como em empresas.
  • Canela: pela purificação e estímulo que instiga e por atrair dinheiro e inspirar amor, o incenso é recomendado para toda a casa e, também, comércio.
  • Chocolate: o incenso com este aroma inspira paz e afasta pessoas mal-intencionadas. Por isso, é ótimo para ter em casa e acender em qualquer cômodo.
  • Citronela: é repelente de insetos e purificador de odores. Ainda estimula limpeza e prevenção e é indicado para todos os ambientes da residência.
  • Cravo: o aroma provoca o crescimento financeiro, promove liberação de estresse, estimula a memória, a proteção, a purificação e até o exorcismo. É apropriado, principalmente, para todo local em que o sentimento é de "ambiente tóxico".
  • Eucalipto: limpa e estimula a mente, refresca o meio ambiente, cura e purifica. Ótimo para os momentos de estudo, podendo ser adotado em qualquer lugar da casa.
  • Gardênia: promove paz, amor e cura e, assim, o incenso de gardênia é indicado para todos os cômodos.
  • Gengibre: desperta sucesso, dinheiro e autonomia e age bastante em ambientes de trabalho, como o home office. Da mesma forma, pode ser utilizado em empresas.
  • Jacinto: traz boa sorte e amor, atrai bons espíritos para a residência inteira, independentemente de onde seja usado.
  • Jasmim: desperta otimismo, autoconfiança, criatividade, meditação, amor, dinheiro e sonhos. Tantos objetivos permitem que o incenso possa ser queimado nos mais diferentes ambientes da casa ou da empresa.
  • Lavanda: é calmante, minimiza problemas de sono, reduz ou remove ansiedade, depressão, irritabilidade e raiva. Vai muito bem em qualquer cômodo da casa e do comércio, mas especialmente em banheiros.
  • Como acender os incensos

De acordo com Kélida, acender um incenso é um ritual, não importa o lugar em que ele será utilizado. "Escolha o seu aroma, relaxe, respire profundamente. Pode colocar uma música que tenha a ver com seu intuito, pois os sons também ajudam a modificar a energia do ambiente", ensina a especialista.

Só depois é que o incenso deve ser aceso com fósforo ou isqueiro. "Antes de colocá-lo em um recipiente, faça pequenos espirais em volta de você. Pode até fazer um círculo mágico, pedindo o que deseja", indica Kélida.

Na sequência, vale agradecer ou fazer uma oração espontânea. Só então deve-se dispor o incenso em suporte adequado - se não tiver nenhum, é possível colocá-lo em vaso, apenas cuidado para não danificar as plantas.

Alto Astral