Topo

Bianca Andrade: "Saí da favela para tomar café com a Ana Maria Braga"

De Universa

27/06/2021 04h00

Em entrevista a Universa, a blogueira Bianca Andrade relembrou os primeiros passos na carreira de influenciadora digital e empresária. Aos 16 anos, quando começou, mal poderia imaginar que, dez anos depois, seria dona de um império.

Onde nasceu Bianca Andrade?

Nascida e criada no Complexo da Maré, no Rio de Janeiro, Bianca viveu uma infância simples, mas cercada pelo amor da família. Antes da mãe, Mônica, empreender com um bufê de festas, elas chegaram a enfrentar dificuldades financeiras e precisaram do amparo de pessoas próximas. "Foi uma fase muito dura, mas tinha quem não deixasse faltar o que precisávamos", relembra.

Como tudo começou com a Boca Rosa?

Em 2011, inspirada pela maquiadora Andreza Goulart, que produzia tutoriais para o YouTube, Bianca Andrade gravou os primeiros vídeos de forma caseira. Usou uma câmera filmadora digital, que arrematou juntando o que ganhava trabalhando como garçonete na empresa da mãe, e muito jogo de cintura.

"Quando a gente não tem tantos recursos, precisa de inteligência e criatividade. Pintei meu quarto, compramos alguns enfeites para o fundo. Para fazer os vídeos, eu colocava uma tábua de passar roupas como tripé para apoiar a câmera. Montava a minha luz, gravava e editava. Sempre fui autodidata. A minha mãe me chamava de MacGyver", relembra.

À época, a profissão de criadora de conteúdo digital sequer era consolidada. "Não tinha cachê, era só um hobby feito com amor", lembra.

Dois anos depois, Bianca já era uma youtuber conhecida quando foi chamada a participar do "Mais Você" (Globo). "Fui a primeira blogueira convidada para ir ao programa... Saí da favela para tomar café da manhã com a Ana Maria Braga. Não tinha nem celular com câmera para fotografar e postar!", diverte-se.

A partir dali, passou a ser conhecida por novos públicos e entendeu que poderia fazer do passatempo uma carreira. Aos 21 anos, já era dona do primeiro apartamento.

A história completa está na reportagem "Fera de batom: milionária, pansexual e agora, mãe. Bianca Andrade, o cérebro por trás do império Boca Rosa", na seção Sem Filtro, de Universa.