Topo

Retrogradação rara de Júpiter e Netuno em Peixes promete escapismo e ilusão

Retrogradação rara de Júpiter e Netuno (foto) começa nesse fim de junho - Nasa
Retrogradação rara de Júpiter e Netuno (foto) começa nesse fim de junho Imagem: Nasa

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

25/06/2021 04h00

Uma situação rara toma conta do cenário astral com mais uma retrogradação, desta vez dupla. Estamos falando de Júpiter e Netuno retrógrados, ambos em Peixes — signo regido pelos dois astros. A última vez que isso ocorreu foi em 1855, logo após a descoberta de Netuno, e a próxima vez que se encontrarão em Peixes será em outubro de 2188. Uma conjunção igualmente rara acontece em abril de 2022.

Júpiter começou seu movimento retrógrado no dia 20 de junho e segue até o dia 18 de outubro. Já Netuno inicia sua retrogradação no dia 26 de junho, onde permanece até 2 de dezembro. "Neste período, algumas situações podem pressionar psicologicamente as pessoas, a ponto de termos nosso equilíbrio mental abafado. Isso pode criar um processo de fuga da realidade. Quem tem histórico de problemas com álcool, drogas e qualquer outro vício deve ficar atento", diz o astrólogo Carlos Falcão (@carlos_falcao_oficial).

Essa energia já pode estar sendo sentida, principalmente porque Júpiter, já retrógrado, representa nosso lado psicoemocional e todos os comportamentos escapistas que podemos ter. O astrólogo explica que Júpiter rege, além de Peixes, Sagitário e por isso também fala sobre as questões ligadas às nossas crenças espirituais, ideológicas e políticas.

Alerta

"Devemos continuar de olho em posturas negacionistas e nas famosas fake news. Possivelmente teremos uma nova onda pandêmica por conta da dificuldade de ter empatia em relação ao todo e às necessidades coletivas. Isso inclui as esferas de poder responsáveis pelo combate à maior crise sanitária da história do Brasil", diz Carlos. Ele também destaca que, quanto menos empatia, mais pressão para negar ou escapar da realidade.

Com o arquétipo de Peixes tensionado em Júpiter, outra dificuldade será ter disciplina, algo que com tantos protocolos sanitários necessários pode ser perigoso. Individualmente, a retrogradação do planeta pode simbolizar abalos na autoconfiança e na confiança com os outros. Além disso, expectativas podem se revelar verdadeiras ilusões.

Netuno, por sua vez, é um planeta que mexe com nosso inconsciente. Sua retrogradação traz ainda mais intensidade ao momento. "Será um momento pisciano extremamente intenso. As emoções são vividas, sentidas e absorvidas de forma que fazem conexão com alguns traumas emocionais antigos. É necessário manter o equilíbrio entre emoção, pensamentos e comportamentos", alerta Falcão.

O astrólogo relembra que Netuno rege os sonhos, a arte, a inspiração mediúnica, a espiritualidade e o mundo onírico. É, também, o grande "mentiroso" do zodíaco. "É quem ilude, mente, engana e faz coisas por baixo dos panos. Qualquer tensão com o astro vai, inevitavelmente, trazer alguma desilusão e o encontro abrupto com a realidade." Em um contexto geral, isso pode representar até mesmo pautas sendo aprovadas pelo poder legislativo na calada da noite, fora dos olhos da sociedade.

Tendências

"É esperada uma grande dificuldade nas relações internacionais. Também existe a possibilidade de novas variantes do coronavírus que escapem das vacinas já existentes. As empresas deverão recomeçar seus processos de pesquisas para novos tratamentos. Pesquisas já em andamento tendem a ter, também, dificuldades em cumprir etapas e programações", alerta Carlos.

De forma geral a nossa psique tende a ser tocada nos seus pontos mais sensíveis. Segundo o astrólogo, os signos em que os desafios tendem a ser mais difíceis são Gêmeos, Virgem e Sagitário (os mutáveis). Já os signos de água; Câncer e Escorpião, encontram um canal naturalmente propício para lidar com os efeitos da retrogradação. Touro e Capricórnio também têm algumas variáveis que ajudam nos assuntos que ressurgem durante a retrogradação dupla.

"Cada um sentirá em alguma área específica essa ilusão e zona de conforto psicológica. A realidade pode trazer gatilhos em que há a necessidade de se esforçar para manter o equilíbrio entre emoção, pensamento e comportamento. Isso pode afetar qualquer área da vida onde essa retrogradação esteja influenciando em cada mapa natal. Vale a pena ver com seu astrólogo de confiança como afeta seu mapa individualmente", finaliza Carlos.