Topo

Liberdade na relação: signos que demandam mais espaço na vida a dois

Getty Images
Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

14/06/2021 04h00

Absolutamente ninguém deveria deixar a própria liberdade de lado por qualquer demanda da vida, incluindo-se aí um relacionamento. É claro que flexibilizar, se adaptar, ceder de vez em quando são situações aceitas, mas abrir mão de ser livre é postura errada dentro de uma relação que pretende ser duradoura.

Nem todo mundo age da mesma maneira, é claro, mas há boas chances de identificar quem sente maior necessidade de liberdade e de cultivar os próprios espaços —interno e externo. Como? Através da astrologia.

É o que mostra Leandro Arruda, astrólogo cabalístico, tarólogo e terapeuta sistêmico. A seguir, o especialista aponta os signos que lidam bem com a questão e, também, os que podem melhorar o relacionamento se respeitarem mais a individualidade - deles e a do parceiro.

Signos que precisam ter a liberdade respeitada

Áries

Arianos são pessoas determinadas, autônomas e autênticas, que podem se sentir um tanto quanto sufocadas se alguém cerceia a sua liberdade de tomar decisões. Os nativos do signo são bons parceiros, mas prezam pela individualidade, pois gostam de levar sua vida de um jeito muito próprio.

Gêmeos

Quem é de Gêmeos costuma ser muito dinâmico e versátil e gosta de fazer muitas atividades ao mesmo tempo. É alguém que precisa ter tempo e espaço para conseguir realizar tudo a que se dedica. Paro o geminiano, é ainda importante ter liberdade para se expressar, já que é ligado à comunicação. Não à toa, muitos nascidos em maio e junho preferem relacionamentos a distância para conseguir esse respiro.

Leão

Signo de perfil muito intenso quanto à autenticidade, brilho e força, Leão não passa despercebido. Isso não é nenhum problema para ele, pois gosta mesmo de ser reconhecido por seus talentos e criatividade. Desta forma, respeitar a forte energia e a liberdade que o leonino precisa para se expressar tal como é, com certeza, é uma maneira de manter o equilíbrio na convivência com ele.

Virgem

O virginiano, por sua vez, faz questão de ter uma vida estável e constante - é assim que planeja bem o futuro. É alguém que gosta de se relacionar, mas dificilmente abre mão do que planeja. Além do mais, tende a ser perfeccionista e, por isso, sempre dá o melhor em tudo que faz. Resumindo, o nascido em Virgem é um bom companheiro, dedicado, mas também é bastante ocupado e autônomo.

Sagitário

É provável que Sagitário seja o signo que mais preza por liberdade. Ele possui, por natureza, uma grande necessidade de ser verdadeiro, sincero e autêntico, bem como de ter seu próprio espaço para ir e vir de forma independente. O sagitariano gosta de ter experiências muito ligadas aos seus reais desejos, mas nem por isso deixa de desejar um bom relacionamento com intimidade e parceria.

Aquário

Já os aquarianos são muito voltados para os próprios pensamentos e convicções. Desta forma, seus ideais e sua individualidade são vistos como muito importantes, assim como a ligação do signo com grupos e causas coletivas. No amor, quem é de Aquário pode aparentar ser distante e frio mas, na verdade, possui um jeito próprio de expressar sentimentos e emoções, mais sutil e contido. Só que tal comportamento faz com que não seja tão compreendido por outras pessoas.

Signos que podem melhorar a relação com mais liberdade

Touro

Graças à regência de Vênus, o planeta do amor, Touro tem a tendência de gostar muito de ficar a dois, de prezar por relacionamentos intensos. Assim, ele tende a desenvolver o ciúme e o apego. Por essa razão, pode ficar preso em uma relação, mesmo que ela não dê mais frutos ou até já tenha acabado. A dica é exercer a fluidez, o desapego e aprender a fechar e a abrir novos ciclos.

Câncer

Cancerianos são regidos pela Lua e, por isso, vivem altos e baixos emocionais devido aos ciclos lunares. Gostam muito de cuidar, de ajudar e de servir. Por serem muito ligados aos parentes, acabam abrindo mão de valores próprios para sempre estarem conectados com as tradições familiares. Os nativos de Câncer melhorariam muito a relação amorosa se tivessem mais autenticidade e fossem além da família, focando também em seus próprios sonhos e desejos.

Libra

Quem nasce sob o signo de Libra gosta de amar e ser amado e de fazer parcerias, ou seja, tem uma necessidade de se relacionar, muito por causa da regência de Vênus. Só que, às vezes, o libriano pode perder a própria identidade, tentando se adaptar ao outro, justamente por não gostar muito de ficar só. Apesar da dedicação na relação, deveria se esforçar para não perder sua identidade e individualidade.

Escorpião

A intensidade, a entrega e a profundidade típicas de Escorpião podem atrapalhar um relacionamento, pois nem sempre as pessoas correspondem da mesma maneira ou até acham exagerado esse perfil do signo. Por outro lado, a sexualidade aflorada também pode deixá-los dependentes do outro. Para mudar tal cenário, deveriam ser mais moderados, calmos e investirem no amor-próprio.

Capricórnio

Capricornianos são os estruturadores do zodíaco. A missão deles é bem desafiadora, pois têm que planejar muito para materializar o que querem. Assim, são muito voltados para a carreira. Nativos de Capricórnio gostam de relacionamentos e levam a sério a vida amorosa. Entretanto, podem ficar muito focados com questões de trabalho e dinheiro, tornando-se workaholics. Se tentarem relaxar mais, abrir um pouco a mão do racional e exercer a leveza e a confiança, certamente encontrarão benefícios na convivência com o par.

Peixes

As pessoas deste signo são muito sensíveis e empáticas à dor dos outros. Gostam de ajudar e servir, pois têm alto grau de compaixão pelo próximo. Com isso, às vezes acabam por deixar de lado as próprias necessidades, ficando presos na culpa de não conseguirem salvar o mundo. Se os piscianos querem mudar as relações que experimentam, devem confiar que cada um tem o próprio destino e lições as serem vividos. Ajuda também se cuidarem mais de si e serem mais práticos e objetivos nas ações e comportamentos.