Topo

Bárbara Paz após se declarar não-binária: "Amo ser quem eu sou"

Bárbara Paz - Mauricio Nahas/Divulgação
Bárbara Paz Imagem: Mauricio Nahas/Divulgação

De Universa

28/05/2021 15h58

Após a repercussão de um comentário em que disse se reconhecer como uma pessoa não-binária (não se identifica apenas com o gênero masculino ou com o feminino), a atriz e diretora Bárbara Paz falou sobre o assunto em sua conta no Instagram.

"Amo ser minha mulher, ser meu homem. Amo ser essa mistura de 'eus'. Amo ser quem eu sou", escreveu Bárbara. "Jamais imaginei que uma palavra resultaria em tantas repercussões."

A revelação foi feita em entrevista ao podcast Almasculina. Na conversa, Bárbara disse que descobriu ser não-binária há pouco tempo. "Sou uma pessoa inquieta. Uma mulher, um homem, não-binária. Um amigo meu falou que eu era, e eu acreditei, entendi."

Bárbara foi casada com o diretor Hector Babenco. Em depoimento a Universa publicado em janeiro deste ano, ela falou sobre como foi acompanhar o marido durante a fase terminal de sua doença. Ele morreu em 2016, após uma parada cardíaca, e enfrentava um câncer linfático desde os anos 1990.

Recentemente, a cantora americana Demi Lovato fez a mesma revelação ao afirmar preferir que se refiram a ela usando os pronomes neutros "they/them" que, em inglês, podem se referir tanto a homens quanto mulheres. Em português, é traduzido como "eles/deles".

O que significa ser não-binária?

O termo se refere a pessoas cuja identidade ou expressão de gênero não se limita às categorias "masculino" ou "feminino". Ou seja, quem pertence a esse grupo tanto pode sentir que seu gênero está "em algum lugar entre homem e mulher", quanto defini-lo de maneira totalmente diferente — e distante — destes dois polos.

Vale lembrar que gênero e orientação sexual são coisas distintas: enquanto o primeiro corresponde à forma como cada indivíduo se entende e se expressa no mundo, o segundo (homo, hetero, bissexual e etc) tem a ver com o desejo sexual predominante de cada pessoa.