Topo

Lama, curvas, carro quebrado: significados de sonhos que envolvem estradas

Estrada Velha De Santos - Getty Images/iStockphoto
Estrada Velha De Santos Imagem: Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Coloboração para Universa

17/05/2021 04h00

Enquanto as viagens continuam não sendo recomendadas para evitar a propagação do coronavírus, sonhar com uma road trip entre amigos por rodovias cênicas é a única alternativa para aplacar a vontade de "cair na estrada". Esse "tema", porém, pode revelar outros simbolismos, além da vontade de desbravar novos caminhos.

Segundo a mística espiritualista Cigana Kélida, estradas nos momentos oníricos podem ser fonte de informações preciosas sobre projetos futuros, sejam pessoais ou profissionais.

Se quem sonha se vê como motorista, indica que está no comando da própria vida, sendo capaz de escolher as melhores oportunidades e direções. Já o caminho percorrido nos sonhos tem a ver com a maneira de encarar sua realidade, o desejo de alcançar objetivos e a força para superar obstáculos.

Se o caminho é longo, indica que a concretização dos planos pode demorar um pouco. Agora, se está chegando ao destino ou já consegue vislumbrar o final da estrada, mostra que em breve vai realizá-lo. "Mas se for um beco sem saída, significa que cometeu um erro grave", avisa Kélida.

Como é bem possível que o sonho envolva outra pessoa que está viajando ou se deslocando junto, nesse caso, a interpretação é que receberá ajuda para concretizar o que quer. "Entretanto, se estiver na estrada e alguém agredir quem está sonhando, é sinal de traição próxima", completa a mística.

A seguir, a Cigana Kélica explica o simbolismo por trás de outros sonhos que envolvem estradas.

Estrada de terra

Aponta uma grande necessidade de percorrer caminhos mais sólidos e consistentes. A dica é não se arriscar em negócios ou relacionamentos sem antes pensar bastante nos prós e contras da decisão.

Estrada com muito barro

A grande mensagem desse sonho é a de expandir a criatividade e procurar seguir coração. "Uma grande criação da pessoa que sonha será reconhecida no ambiente de trabalho", diz Kélica. Agora, se o sonho inclui um atolamento do carro em uma via cheia de lama, é sinal de que o indivíduo precisa se cuidar com possíveis intrigas e fofocas.

Estrada cheia de curvas

Uma via sinuosa pode indicar que o caminho a ser seguido na vida é cheio de dificuldades e contratempos, o que exige bastante cautela e nenhuma pressa. Além disso, o medo não deve impedir a pessoa de alcançar seus sonhos e objetivos. "É aquele velho ditado: 'se der medo, vá com medo mesmo e não desanime'", comenta Kélida.

Uma estrada com muitas curvas, mas em bom estado de conservação, também pode apontar um momento promissor e estável à frente. Por outro lado, se não estiver em boas condições, aponta a proximidade de muitos entraves no dia a dia profissional.

Estrada reta

Sonho com uma estrada retilínea e bem cuidada é indício de segurança e sucesso nos planos em andamento. Se há problemas de má conservação na via, sugere a necessidade de mudar o pensamento, deixando ideias ultrapassadas para trás, a fim de realizar o que deseja.

Estrada com muitos buracos

Um caminho totalmente esburacado remete à necessidade de saber onde está pisando e não trocar o certo pelo duvidoso. "É melhor tomar cuidado com traições de pessoas em que confia, principalmente no ambiente de trabalho", alerta Kélida.

Estrada estreita

Indica que o sonhador está passando por uma fase em que deseja mais liberdade e não aceitará ser sufocado. Pode querer dizer, por exemplo, que não esteja conseguindo expressar ideias no ambiente de trabalho ou que falta espaço no relacionamento.

Estrada de pedra

Se a via é cheia de paralelepípedos ou pedregulhos, o recado é para seguir o caminho que tem traçado para sua vida, com persistência e paciência.

Estrada alagada

"Tenha bastante cuidado com intrigas e maledicências, principalmente na família. Alguém pode acusar você injustamente", adverte a mística.

Estrada deserta

Uma via sem outros veículos, imóveis ou pessoas tende a indicar a chegada de novos amigos, tanto na vida pessoal como no trabalho.

Carro quebrando na estrada

O simbolismo desse situação no sonho é a possibilidade de enfrentar dificuldades em breve. Mas não há razão para se preocupar, pois a solução chegará rapidamente, através de alguém conhecido.

Dirigindo caminhão

Ao dirigir veículos de grande porte no sonho, o recado é que está no controle da vida e, por isso, não precisa ter medo de assumir seus desejos e correr atrás para realizá-los.

Dirigindo ônibus

Já o meio de transporte coletivo pode remeter a problemas de pessoas próximas que podem afetar o sonhador, que deve prestar ajuda diante de um pedido, mas sem assumir o papel de "esponja", absorvendo e assumindo a questão dos outros.

Dirigindo moto por estrada

Tem a ver com liberdade, mas com um certo tom de rebeldia. Ainda indica que, muito em breve, será necessário fazer uma grande escolha.

Dirigindo de ré

Ao contrário do que se pensa, sonhar que está dirigindo para trás não é um sonho negativo. "Apenas revela que, antes de dar um passo maior na vida profissional e pessoal, é preciso pensar em todos os detalhes para não arriscar dinheiro ou tempo", finaliza a Cigana Kélida.