Topo

"Bumbum care": nova geração de produtos tem até máscara para pele da região

Região fica sob a roupa, mas requer cuidados específicos - Getty Images
Região fica sob a roupa, mas requer cuidados específicos Imagem: Getty Images

Jessica Arruda

Colaboração para Universa

03/05/2021 04h00

Há quem só se lembre de cuidar da região do bumbum quando o verão bate à porta. Entretanto, a área despertou o interesse das marcas de skincare e novos produtos específicos estão chegando ao mercado. A questão é que, se no passado os cosméticos do setor estavam focados em apontar supostas imperfeições (estrias, celulite, gordura localizada) e indicar soluções, hoje a história mudou. O foco desta nova geração está no cuidado da saúde da pele a curto e a longo prazo.

A proposta faz sentido, especialmente, quando pensamos nos longos períodos que passamos sentadas — hábitos potencializados pelo sedentarismo e home office na pandemia. Tantas horas de pressão sobre o quadril, somadas ao atrito das roupas, têm consequências.

Skincare do bumbum? Sim, é uma realidade

O dermatologista Daniel Coimbra, do Rio de Janeiro, explica que a pele do bumbum é semelhante às outras áreas do corpo. A diferença é que o acúmulo de suor e impurezas, somado às roupas justas que abafam a região, podem levar à aspereza, sensibilidade, alergias, foliculite, acne e até hiperpigmentação.

Quem tem alguma dessas queixas pode, então, se beneficiar do skincare específico. Além da limpeza, o hábito de esfoliar a região do quadril ao menos duas vezes por semana é um trunfo. Vale apostar em cremes com partículas grossas ou até na clássica bucha vegetal. "Faça movimentos circulares, sem muita pressão, por aproximadamente 30 segundos, durante o banho", sugere o especialista.

Para a hidratação diária, use produtos de rápida absorção, que não mancham as roupas. Ativos à base de ureia, que aumentam a retenção de água na região, e ácidos voltados para o tratamento da textura da pele, caso do glicólico, são bem-vindos. Para não desidratar ainda mais pele do corpo, observe a temperatura da água. "Os banhos devem ser de morno para frio", completa o dermatologista Alessandro Alarcão, de Goiás.

Máscara hidratante para o bumbum - Divulgação - Divulgação
Máscara hidratante para o bumbum, Kiss New York, 17 reais.
Imagem: Divulgação

Cuidados bem, bem específicos

Se quer mergulhar fundo nos cuidados da região, pode seguir para os lançamentos voltados ao "butt care". Assim com a pele do rosto, o corpo também perde elasticidade e viço conforme os anos vão passando. E é aí que entram as novidades.

Máscaras de hidratação em folha, do estilo sheets masks, são embebidas de séruns à base de ácido hialurônico. Elas prometem nutrição potente e instantânea, caso da Máscara Bumbum Care, 17 reais, da Kiss New York.

Achou entediante só de pensar em ficar imóvel esperando a máscara agir? Sem problemas, há também cremes específicos. Entre os recém-chegados às prateleiras, está o Bumbum Care, da marca BeBrasil, que estreou no mercado de beleza com um hidratante antioxidante à base de manteiga de karitê e óleo de coco. A fórmula vegana é capaz de formar um filme protetor sob a barreira cutânea. Custa 90 reais.

Outra alternativa para potencializar os tratamentos da região é a escovação à seco com acessório específico, caso da Escova Seca, da Holistix, de 89 reais. Dedique alguns minutos a exercer movimentos circulares sob a pele seca para esfoliar e ativar a microcirculação local. Na sequência, aplique uma camada de óleo vegetal da sua preferência.