PUBLICIDADE

Topo

Mulheres inspiradoras

Novo governador do Rio agradece mulher em posse. Quem é Analine Castro

A primeira-dama do Rio Analine Castro está casada com Cláudio Castro desde 2006 - Reprodução/Facebook
A primeira-dama do Rio Analine Castro está casada com Cláudio Castro desde 2006 Imagem: Reprodução/Facebook

De Universa

01/05/2021 12h55

No discurso de posse como governador do Rio de Janeiro, um dia após Wilson Witzel sofrer impeachment, Cláudio Castro agradeceu à mulher Analine Castro, com quem é casado desde 2006, pela paciência para compreender o momento. "Nada seria possível se não fosse você ao meu lado".

Witzel foi afastado por crime de responsabilidade e Cláudio estava em seu lugar, como interino, desde agosto de 2020.

Publicitária de formação, Analine tem dois filhos com o governador: João Pedro e Maria Eduarda. Ela já trabalhou como assessora parlamentar no gabinete do deputado Márcio Pacheco, e também como assistente no Departamento de Patrimônio. Segundo reportagem do jornal "O Globo", ela e dois irmãos do marido, Caius e Vinícius Rocha, são sócios em uma empresa de serviços de engenharia e informática na Barra da Tijuca, Zona Oeste do Rio.

Caius e Vinícius passaram a ocupar cargos públicos do estado, segundo o "RJTV2", após Cláudio assumir o governo, assim como sua cunhada, Elizabeth Parucker, casada com Vinícius.

"Precisamos avançar na garantia dos nossos direitos fundamentais"

Segundo reportagem do jornal "Extra", Analine esperou um chamado de Helena Witzel, mulher do agora ex-governador, para ser mais participativa em seu então governo, já que, como todas as outras segundas-damas que já passaram pelo Estado, deveria presidir e tocar o Riosolidário. Mas não aconteceu.

Sem muita aparição pública, Analine, que completará 39 anos no próximo 4 de maio, já se manifestou sobre ações mais efetivas para o combate à violência de gênero. Num evento que celebrou o Dia Nacional da Mulher, no ano passado, afirmou que "precisamos avançar na garantia dos nossos direitos fundamentais acabando definitivamente com o preconceito, com o machismo e com a violência contra a mulher, tanto física quanto emocional". Na avaliação dela, "essa é uma missão que deve ser concluída por toda população, tanto mulheres quanto homens."

Religiosa, Analine acompanha regularmente o marido em missas. O casal já se encontrou com o Papa Francisco, em 2019.

Ela tem ainda dom para doces, e já vendeu bolos. Os quitutes foram bastante elogiados nas redes, inclusive pelo marido.

Mulheres inspiradoras