Topo

Beijo na boca e pegação: ONG exalta vida sexual de idosos em fotos íntimas

ONG Relate lançou a campanha "The Joy of Later Life Sex" nesta semana para falar sobre sexo entre idosos  -   RANKIN/RELATE
ONG Relate lançou a campanha "The Joy of Later Life Sex" nesta semana para falar sobre sexo entre idosos Imagem: RANKIN/RELATE

Nathália Geraldo

De Universa

28/04/2021 10h50

A ONG britânica Relate, que presta apoio a pessoas a respeito de relações conjugais, familiares e sociais, lançou nesta semana uma campanha de fotos com idosos para quebrar o tabu sobre aquilo que é pouco falado: a vida sexual da terceira idade.

Cinco casais e uma mulher foram clicados pelo fotógrafo de moda Rankin — que sequer cobrou pelo trabalho — em poses íntimas e sensuais para, segundo a própria ONG, romper com os estigmas que cercam o exercício da sexualidade (e o prazer) de pessoas idosas. A sessão de fotos leva o nome "Let's Talk The Joy of Later Life Sex" (em tradução livre, "Vamos falar sobre o prazer na vida sexual tardia"). O material tem sido republicado pela imprensa internacional, e você vê as fotos a seguir.

A ideia é despertar um questionamento: por que há a noção de que pessoas mais velhas não poderiam, não querem ou não gostariam de ter uma vida sexual saudável e ativa?

Campanha britânica exalta vida sexual de idosos

daphne e arthur -  RANKIN/RELATE -  RANKIN/RELATE
Daphne e Arthur: um casal que vive o romantismo na terceira idade
Imagem: RANKIN/RELATE

Falar de sexo é tabu em algumas sociedades; sexo na terceira idade, então, é um tema cercado por silêncio. Segundo pesquisa de mercado 3Gem, divulgada pela Relate, e feita entre os britânicos, 67% das pessoas com mais de 65 anos dizem que sexo e intimidade para sua faixa etária raramente (43%) ou nunca (24%) são representados na mídia.

Os modelos da campanha, então, desmistificam essa história e são sinônimo de diversidade e representatividade. São Andrew e Mark, casal homoafetivo que está junto há 31 anos, Chrissie, que fez uma mastectomia dupla, e o parceiro Roger, Daphne e Arthur, que ainda andam de mãos dadas, Billie e Cora, Margareth, e Lynn e George, um casal negro que mostra muita intimidade nos cliques.

A terapeuta sexual da ONG Gail Thorne explica que a campanha exalta a forma como cada um vive sua sexualidade e que isso é importante para fortalecer a autoconfiança e a liberdade de ser quem se é em qualquer idade. "Pode parecer que são apenas jovens com corpos 'perfeitos' que fazem sexo e têm intimidade, mas é claro que isso não é verdade. Na realidade, sexo e intimidade na vida adulta significam coisas diferentes para pessoas diferentes", explica.

Para alguns é sobre explorar novas e diferentes experiências sexuais e, para outros, trata-se simplesmente de se sentir capaz de expressar emoções por meio de um toque suave ou um beijo na bochecha.

Para Rankin, a sessão veio no momento em que o mundo mais precisa de demonstrações de afeto. "O simples fato é que todos nós precisamos de intimidade agora mais do que nunca - e a idade, é claro, realmente é apenas um número. A grandeza do amor e do carinho — as mesmas coisas sobre as quais não paramos de escrever livros, filmes e canções pop — não precisa mudar à medida que descobrimos nossos últimos anos. Esta campanha tem como objetivo quebrar as convenções, e foi isso que aconteceu, na frente e atrás das câmeras."

Lynn e George -   RANKIN/RELATE -   RANKIN/RELATE
Lynn e George em registro que demonstra a intimidade do casal
Imagem: RANKIN/RELATE
MARGARET -  RANKIN/RELATE -  RANKIN/RELATE
Margaret deu depoimento à campanha dizendo que o sexo na velhice era melhor com seu marido
Imagem: RANKIN/RELATE
Chrissie e Roger - RANKIN/RELATE - RANKIN/RELATE
Chrissie fez cirurgia nos seios e contou a ONG que o sexo com o parceiro Roger também é fortalecido pela amizade entre os dois
Imagem: RANKIN/RELATE
Billie & Cora -  RANKIN/RELATE -  RANKIN/RELATE
Billie e Cora: ele conta que tem 83 anos e que se preocupa com o prazer; ela diz que fala sobre sexualidade com amigas
Imagem: RANKIN/RELATE
Mark e Andrew  - RANKIN/RELATE - RANKIN/RELATE
Mark e Andrew falam abertamente sobre sentirem excitação um pelo outro e da importância do toque na pele
Imagem: RANKIN/RELATE