Topo

ANÁLISE

Oscar 2021: com veto a pijamões e moletons, celebridades resgataram o luxo

Viola Davis escolheu um modelo Alexander McQueen.  - Getty Images
Viola Davis escolheu um modelo Alexander McQueen. Imagem: Getty Images

Isabella Marinelli

De Universa

26/04/2021 04h00

Esqueça as imagens de videoconferência e celebridades em roupões ou pijamas, como Jodie Foster no Globo de Ouro. A cerimônia do Oscar, que aconteceu no último domingo (25), tinha um dress code bem específico, enviado anteriormente pelos produtores do evento. Em maiúsculas, um e-mail pedia trajes formais e aspiracionais — ou seja, nada de moletons ou outras peças despojadas, hits em tempos pandêmicos. E assim as celebridades seguiram. Apesar das várias restrições em razão da covid-19, o tapete vermelho se cumpriu com aparições glamourosas.

Entretanto, se em outras ocasiões vimos as grandes estrelas com propostas disruptivas ou looks que carregavam algum tipo de mensagem e reforço de personalidade (caso de Viola Davis vestindo o estilista camaronês Claude Kameni, também no Globo de Ouro), desta vez o show ficou reservado à sobriedade e ao tradicionalismo das grandes maisons.

A pouca ousadia, do ponto de vista dos nomes dos designers e das modelagens, foi balanceada com dose extra de drama em saias excessivamente amplas e joias com cifras capazes de resolver muitos problemas econômicos — caso do conjunto Bulgari, usado por Zendaya, avaliado em 6 milhões de dólares. Perdemos em autenticidade, ganhamos em escapismo — até que bem-vindo para os espectadores que há meses não vivem o ritual de vestir algo especial para uma festinha. Relembre o que passou pelo Oscar 2021:

Longos exuberantes protagonizam a festa

A história da moda prova que, depois de grandes depressões, os trajes voltam exuberantes — a década de 20 não nos deixa mentir. Esta é um pouco da sensação ao observar o volume máximo dos longos ao estilo "bolo de noiva", com saias amplas e rodadas, desfilados por Carey Mulligan (Maison Valentino), Amanda Seyfried (Armani Privé), Maria Bakalova (Louis Vuitton), Laura Dern em plumas (Oscar de la Renta) e Laura Pausini (Maison Valentino).

Carey Mulligan veste Maison Valentino - Chris Pizzello/Getty Images - Chris Pizzello/Getty Images
Carey Mulligan veste Maison Valentino
Imagem: Chris Pizzello/Getty Images
Amanda Seyfried veste Armani  - Matt Petit/A.M.P.A.S. via Getty Images - Matt Petit/A.M.P.A.S. via Getty Images
Amanda Seyfried veste Armani Privé
Imagem: Matt Petit/A.M.P.A.S. via Getty Images
Laura Pausini veste Valentino - Chris Pizzello-Pool/Getty Images - Chris Pizzello-Pool/Getty Images
Laura Pausini veste Valentino
Imagem: Chris Pizzello-Pool/Getty Images

Alfaiataria festiva

Para contrastar com as muitas camadas de tecido, tem alfaiataria em linhas retas, mas com borogodó. Diana Warren e Tiara Thomas elegeram conjuntos brancos em duas interpretações diferentes. A primeira complementou com uma blusa de gola alta e bordados em paetê prateado sob o blazer, deixando apenas colo e punhos à mostra. Já Tiara encarou uma versão sexy, com decote profundo e acabamento em plumas.

Diane Warren -  Chris Pizzello-Pool/Getty Images -  Chris Pizzello-Pool/Getty Images
Diane Warren veste Dior
Imagem: Chris Pizzello-Pool/Getty Images

Leveza e cores intensas nos modelos vaporosos

O chiffon, tecido suave e semitransparente comum às araras de festa, e outros materiais ultraleves reapareceram em vestidos esvoaçantes, que remetem à leveza e à liberdade — tão necessárias nos últimos tempos. Escolhas das atrizes Zendaya (Valentino), Reese Witherspoon (Dior) e Halle Berry (Dolce & Gabbana).

Elegância à la "old Hollywood"

A ode aos clássicos também pintou na beleza. As atrizes Amanda Seyfried e Maria Bakalova foram de makes minimalistas para acompanhar os vestidos opulentos. Junto delas, também estava Vanessa Kirby, que vestiu Gucci. As três apostaram no combo infalível de pele iluminada, olhos com sombras neutras e batom vinho. No cabelo, outro ponto em comum: coques baixos e delicados.

Cachos, crespos e tranças brilharam

Penteados que se apropriam das texturas dos crespos e cacheados também tiveram seu momento no red carpet. A começar pela cantora Celeste, com fios alinhados em inspiração geométrica indefectível. Já a atriz Viola Davis e da cantora Andra Day apostaram em um preso com mechas ligeiramente soltas. As tranças, por sua vez, se destacaram em dois looks: de raiz com acabamento molhado da cantora Tiara Thomas e as versões longas da compositora Nicolette Robinson.

Celeste - Chris Pizzello-Pool/Getty Images - Chris Pizzello-Pool/Getty Images
A cantora Celeste Waite usou os fios soltos e divididos ao meio em alusão geométrica
Imagem: Chris Pizzello-Pool/Getty Images

Atriz Viola Davis -  Chris Pizzello-Pool/Getty Images -  Chris Pizzello-Pool/Getty Images
Viola Davis foi de cabelo preso com textura natural
Imagem: Chris Pizzello-Pool/Getty Images
Tiara Thomas - Chris Pizzello-Pool/Getty Images - Chris Pizzello-Pool/Getty Images
Tiara Thomas com tranças de raiz e efeito molhado
Imagem: Chris Pizzello-Pool/Getty Images
Nicolette Robinson - Chris Pizzello-Pool/Getty Images - Chris Pizzello-Pool/Getty Images
Nicolette Robinson usou tranças longas com pequenos pontos metalizados
Imagem: Chris Pizzello-Pool/Getty Images