Topo

Como Greta Thunberg: conheça influenciadoras ecológicas para seguir

A sueca Greta Thunberg inspira mulheres pelo mundo a proteger o meio ambiente - Getty Images
A sueca Greta Thunberg inspira mulheres pelo mundo a proteger o meio ambiente Imagem: Getty Images

De Universa

22/04/2021 13h06

Enquanto 40 dirigentes de países como o presidente Jair Bolsonaro (sem partido) e o russo Vladimir Putin se reúnem na cúpula do clima, evento virtual organizado pelo líder americano, Joe Biden, jovens espalhados pelo mundo como a sueca Greta Thunberg promovem debates sobre como levar uma vida mais consciente e sustentável para assim salvar o planeta.

Universa destaca abaixo algumas dessas personalidades, para você aprender e se inspirar.

Paloma Costa

A brasiliense de 28 anos foi uma das sete jovens ativistas nomeadas, em julho de 2020, pelo secretário-geral da ONU, António Guterres, a compor o Grupo Consultivo da Juventude sobre Mudança Climática. Além dela, há representantes do Sudão, Moldávia, Estados Unidos, Fiji e Índia. Eles têm a missão de aconselhar Guterres sobre ações na luta da crise climática. O trabalho é voluntário, e ocorre remotamente. No ano passado, Paloma discursou na Cúpula do Clima das Nações Unidas, em Nova York, ao lado de Greta Thunberg.

Leah Namugerwa

Natural de Uganda, a jovem de 16 anos é conhecida entre outras ações por pressionar o presidente Yoweri Museveni a banir as sacolas plásticas em seu país, e já organizou uma greve que reuniu 10 mil estudantes. Luta ainda pelo fim do desmatamento na África e pela adoção de modelos de desenvolvimento sustentável. Em 2019, Namugerwa faz parte do grupo de ativistas do movimento Sextas-feiras pelo Futuro a receber o prêmio de direitos humanos da Anistia Internacional por seu trabalho.

Cristal Muniz

A catarinense de 27 anos é criadora do blog "Um Ano sem Lixo" (@umanosemlixo), onde compartilha a experiência de viver sem produzir lixo desde 2014, inspirada no blog Trash is for Tossers. Na sua rede ela ainda dá dica de onde comprar ou como fazer produtos sustentáveis.

Lauren Singer

A novaiorquina de 29 anos resolveu viver sem produzir lixo em 2012 depois que um professor da faculdade em meio-ambiente, insistiu que seus alunos vivessem de acordo com seus valores. E a partir daí passou, inclusive, a produzir o que consome. Em sua rede, ela explica seu jeito de viver e oferece alternativas aos descartáveis que foi descobrindo ao longo do tempo.

Natalie Kay

Nascida na Flórida (EUA), Natalie, 28, criou o Sustainably Chic, um blog onde discute temas como moda ecologicamente correta, produtos éticos para a sua casa e um estilo de vida mais sustentável.

Aracely Jimenez-Hudis

De origem hispânica, aos 23 Aracely é vice-diretora de comunicação do Movimento Sunrise, um importante grupo de defesa da juventude sobre o clima. Em 2018, o Sunrise se juntou à deputada Alexandria Ocasio-Cortez numa manifestação em frente ao escritório da hoje presidente da Câmara dos Representantes dos Estados Unidos Nancy Pelosi para apresentar propostas econômicas sustentáveis, chamadas de Green New Deal.