Topo

Kármica, sinastria amorosa, eletiva: como cada leitura astrológica funciona

iStock
Imagem: iStock

Camila Eiroa

Colaboração para Universa

04/03/2023 04h00

Existe uma astrologia para cada objetivo? A resposta é não!

A astrologia é um conjunto de estudos milenares que começou a partir da percepção humana sobre os eventos celestes e suas influências. Portanto, o conhecimento é o mesmo.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

Agora, se a pergunta for: dá para fazer leituras astrológicas específicas para cada assunto da vida? A resposta é sim!

A astrologia sofreu mudanças de acordo com as experiências de muitos povos ao longo do tempo. Com isso, diferentes formas de interpretação dos astros surgiram, variando de acordo com a visão cultural de cada época.

Existem, por exemplo, as astrologias clássica e contemporânea, que se baseiam em visões filosóficas distintas, com leituras variadas.

Enquanto a clássica acredita que o mapa astral vem com uma missão de vida, onde os astros indicam características internalizadas e não apenas tendências, a contemporânea enxerga tudo a partir de um princípio especial, o de que somos seres em evolução. Logo, todos estão em uma constante busca de equilíbrio. As duas visões são importantes e, com elas, podemos traçar diferentes tipos de leitura"
Astróloga Vitória Sousa, do Astrocentro

Veja os principais tipos de leitura astrológica que existem para auxiliar em cada momento de nossas vidas.

Astrologia kármica

A Lei do Karma diz que nossa alma escolhe, antes de vir para essa vida, quais serão nossas missões para chegar na evolução da alma. Essa linha foca mais em entender os problemas e missões de vidas passadas, observando seus reflexos no presente. Nem todos os astrólogos seguem essa linha, é mais para os que possuem crença em vidas passadas.

As leituras da astrologia kármica ajudam a não cometer os mesmos erros e a evoluir a partir desse conhecimento nas vidas futuras. É até possível ver onde é melhor investir tempo para descobrir novas habilidades, por exemplo.

A diferença do mapa kármico e do mapa astral comum é a interpretação de causa e efeito. Além disso, alguns planetas possuem uma ligação mais forte com o karma, como Saturno e a Lua, e a casa que passa a principal interpretação de vidas passadas é a casa 12.

Sinastria amorosa

A sinastria amorosa é uma leitura astrológica que compara dois mapas astrais de pessoas que estão ou querem estar em um relacionamento. A relação pode ser amorosa, familiar, profissional e até de amizade.

O objetivo é avaliar se esse relacionamento possui compatibilidade ou se as duas pessoas vão dar de cara com desafios. Isso tudo é feito utilizando também os aspectos planetários dos dois mapas para explicar possíveis identificações e atritos.

Astrologia eletiva

É um segmento da astrologia que tem como objetivo calcular os melhores momentos para realizar algum feito, como abrir um negócio, lançar um produto ou até mesmo marcar uma cerimônia importante, como um casamento. A técnica também pode ser usada para entender o melhor momento de comprar um imóvel, assinar um contrato ou fazer uma cirurgia.

Para esse ramo, as nossas decisões estão em nossas mãos e podemos fazê-las com mais sucesso ao nos alinharmos com as tendências astrais. A leitura eletiva consiste em analisar o mapa natal e a posição celeste de um conjunto de datas específicas, com horário inclusive, para determinar os melhores momentos para cada decisão ou atitude.

Astrocartografia

É uma linha da Astrologia que une o mapa astral com o mapa mundial. Essa leitura pode indicar lugares com energias planetárias específicas, explicando por que naquele determinado local as pessoas podem ter experiências únicas, boas ou ruins. Quem criou essa técnica foi Jim Lewis, unindo a realocação e angularidade deixando tudo mais visual no mapa. Ambos conceitos são conhecidos na Astrologia.

Além disso, a astrocartografia também consegue explicar por que sentimos tais sensações nesses lugares. Uma possibilidade interessante é utilizar essa leitura como ferramenta de evolução, estando consciente da escolha do local e da energia que você vai sentir lá.

Astrologia vocacional

Consiste em uma leitura astrológica focada em trabalho, ideal para quem está em busca de uma profissão ou até mesmo de uma transição de carreira. Ela vai analisar e focar nos pontos do mapa natal que ajudam a entender as tendências e caminhos profissionais de cada pessoa. Pode ser feita, inclusive, por estudantes indecisos na hora de prestar vestibular.

Casas astrológicas que falam sobre nossa relação com o dinheiro e nossos talentos são levadas em consideração, bem como as que vão levantar aspectos sobre a organização da nossa rotina e nossos anseios dentro de um contexto social.

Astrologia empresarial

Já a astrologia empresarial consiste em traçar o mapa de uma empresa ou de um negócio, fazendo uma leitura com foco em finanças, capacidades e potencialidades. Assim como cada um de nós tem um mapa natal traçado a partir do posicionamento dos astros ao momento de nosso nascimento, empresas também possuem o seu mapa natal, traçado ao momento de sua fundação.

Essa leitura astrológica serve como uma espécie de assessoria para as empresas entenderem os melhores momentos para lançamentos, reuniões ou para investimentos, inclusive de riscos. Também é possível antever, com a astrologia empresarial, crises ou perdas e, consequentemente, se preparar para fazer do cenário o melhor possível.