Karma é sempre ruim? Como se livrar do sofrimento que te persegue na vida

O que é karma? Como saber se tenho um? É sempre ruim? Vamos responder abaixo as principais dúvidas sobre

Karma é como se fosse a luz e a sombra do ser humano. "A luz é tudo aquilo que já está equilibrado e resolvido, que promove elevação e colabora para o crescimento de cada ser humano. Já a sombra é o que ainda precisa ser conhecido, aquilo que a pessoa não quer ver ou não sabe lidar", diz a mística espiritualista Cigana Kélida.

Não tem a ver com religiões, mas diferentes vertentes religiosas estudam o assunto. "Trata-se de algo espiritual, ligado à evolução humana. As religiões apenas se dedicam um pouco mais a entender por que alguns seres humanos vêm à Terra já com um grau de evolução maior, enquanto outros vêm com sua vivência em um processo de aprendizado, o que pode trazer para essa pessoa algumas consequências físicas, morais ou até mesmo espirituais."

Nem sempre é ruim, mas quando negativo vira um peso. Apesar de o termo ser associado a situações negativas —"é meu karma", "que karma é esse?"— não deve ser encarado só como algo ruim. É mais como uma bagagem a ser paga, um aprendizado que pode se manifestar de várias maneiras. "Muitas vezes, a pessoa não consegue enxergar que isso faz parte de um processo de evolução e que precisa cortar esses laços de uma vida passada. A pessoa fez uma promessa em outra vida e, agora, não tem ciência desse compromisso que agora deve ser cumprido."

Não tem uma duração. Por ser um processo de aprendizado, depende da evolução humana. "Se dos 16 aos 18 anos uma pessoa precisou passar por um aprendizado e conseguiu passar com louvor por esse aprendizado, o karma sobre aquela situação foi concluído. E aí ela passa para o próximo processo de evolução, que pode ser positivo ou negativo."

Reencarnação serve para que passemos por processos de aprendizado. "Se passou por uma situação e aprendeu algo positivo daquela lição, então ficou livre daquela etapa e daquele processo."

"Limpar karma" não é simples, depende de um médium. "Não se resolve com fumaça ou ervas. O que limpa o processo kármico é a capacidade mediúnica de quem faz essa limpeza, de se desdobrar em dimensões e épocas diferentes para cortar essa ligação." A pessoa costuma não estar preparada para descobrir quem foi em uma vida passada, e é justamente o médium quem deve trazer essa consciência para ela e tratar o problema.

Uma alternativa para limpar karmas é o método Ho'oponopono. Mas enquanto a limpeza com um médium tem resultados rápidos, após alguns dias ou semanas, a técnica do perdão pode demorar anos para alcançar a crua.

Conhecer o karma é muito importante, assim como entender que todos nós já tivemos uma vivência passada e que ela pode ser benéfica ou negativa. E que todo ser humano pode ser de qualquer religião e ter um processo kármico a ser resolvido
Kélida

Deixe seu comentário

Só para assinantes