Topo

Signos na cozinha: astrochef combina gastronomia e astrologia

Astrochef Caio Augusto - Reprodução Instagram
Astrochef Caio Augusto Imagem: Reprodução Instagram

Claudia Dias

Colaboração para Universa

25/03/2021 04h00

Mais que influenciar os dotes dos signos na cozinha ou nos hábitos alimentares deles, a astrologia pode ser aplicada no preparo de pratos, considerando características e necessidades de cada pessoa.

Quem conta é o astrochef Caio Augusto, de Florianópolis, que combina seus conhecimentos astrológicos à elaboração de menus. Na prática, ele leva em conta as particularidades dos signos e a presença dos elementos que identifica no mapa astral de alguém para definir quais ingredientes e quais técnicas de preparo são adequados (ou não) para compor um cardápio.

"Antigamente, os mapas astrais eram a alternativa para se identificar potencialidades para moléstias e predisposições para problemas de saúde. E a solução que havia era à base da alimentação, das porções mágicas, das ervas", comenta.

Analisando mapas

Após estudar tais associações, ao fazer a leitura de um mapa, Caio Augusto analisa primeiramente pelo lado psicológico e, depois, pelo kármico, através dos quais visualiza as potencialidades da pessoa, o dom natural dela, mas também onde estão as barreiras que ela não está conseguindo superar.

Outro recurso é a análise do mapa astral do dia, considerando os trânsitos dos planetas e o que isso pode influenciar. A técnica pode ser combinada à leitura pessoal quando, por exemplo, o astrochef é contratado para elaborar um jantar para vários convidados - no caso, ele considera o mapa astral do anfitrião. O mapa do dia também serve como ponto de partida para ações de marcas em eventos, quando o convidam para ensinar a preparar pratos.

Mãos na massa

Astrochef Caio Augusto - Reprodução Instagram - Reprodução Instagram
Astrochef Caio Augusto
Imagem: Reprodução Instagram

Caio Augusto lembra que, no mapa, é possível identificar quanto cada pessoa tem de Terra, Fogo, Ar e Água. A quantidade de tais elementos pode influenciar não apenas na saúde físicas, mas também na emocional e psíquica.

"Uma pessoa que tem pouco Fogo no mapa e é mais predisposta às deprês pode equilibrar essa característica consumindo alimentos mais quentes e adotando técnicas como o flambado", exemplifica ele, que compartilha tais conhecimentos em cursos de cozinha astrológica, em que elege um tema místico e desenvolve receitas relacionadas ao assunto escolhido. Ele também é autor de "Cozinha Astrológica Gourmet - Ebook de Receitas e Horóscopo".

A seguir, o astrochef Caio Augusto dá dicas gastronômicas aliadas à astrologia para todos os representantes do zodíaco.

O cardápio de cada signo

Áries

Sabores quentes, como pimenta e páprica picante, são indicados para a proatividade, a coragem e a impulsividade de Áries. Porém, é preciso atenção com a intensidade, pois o ariano "inflama" e desenvolve um humor colérico, intenso como o elemento Fogo. Quando o nativo é acometido por dor de cabeça, vale consumir ingredientes como cebola, alho-poró e hortelã, em refeição com proteínas grelhadas, acompanhadas de verduras cozidas e quentes. Comidinhas rápidas, como barras de cereal, são bem-vindas, assim como frutas diuréticas, que o deixam mais leve.

Touro

Acima de tudo, o nativo de Touro deve comer o que lhe dá a sensação de conforto. Assim, a "comfort food" (comida caseira afetiva) é excelente para o seu significado de comer bem. Ligado ao elemento Terra, é amante da boa mesa, com elevada sensibilidade gastrointestinal. Por isso, o taurino deve incluir cereais integrais, uvas e frutos silvestres na dieta, tentando controlar a gula. Gengibre, chá de menta e mel são indicados para a sensibilidade na região da garganta e glândula tireoide.

Gêmeos

Para a curiosidade, a comunicação e a versatilidade de Gêmeos, comidas e bebidas exóticas são bastante bem-vindas, desde que tenham muitas frutas frescas, legumes, verduras e um pouco de tudo que compõe a pirâmide alimentar. O geminiano é eclético: gosta desde um jantar elegante até um bom petisco de boteco. Deve tentar se alimentar com raízes e o que vem da terra, como: mandioca, batata, cenoura e rabanete para conter sua tendência de abandonar tudo. Chá de eucalipto é excelente para os pulmões, órgãos regidos por esse signo.

Câncer

O nativo de Câncer é atencioso e cuidadoso, protetor do lar e da família. Também é dono de emoções muito intensas. A ele, são recomendados frutas e legumes com alto teor de água, como: melão, abóbora, framboesa e pepino, numa associação com o elemento do signo (Água). É aconselhável evitar farinha branca devido à sensibilidade estomacal. No entanto, pode se beneficiar com o consumo de laticínios. Chá de limão e camomila e sobremesas (especialmente de chocolate) aliviam o caldeirão emocional típico do signo, que tem a Lua como regente.

Leão

A confiança, a autoestima e a generosidade fazem Leão preferir sabores nobres e únicos. Quem nasce sob o signo gosta de comer como rei, logo, tende a preferir uma culinária refinada, acompanhada por um bom vinho - excelente para o coração, diga-se! Deve evitar muito sal, churrasco com carnes gordas e manteiga, além de todo excesso de colesterol em prol do coração. Regido pelo Sol, a saúde do leonino pode ser beneficiada com frutas e vegetais ricos em vitamina C e E, como: couve, brócolis, acerola e cítricos em geral.

Virgem

Para o perfeccionismo, a organização e o detalhismo do nativo de Virgem, é fundamental que ele consuma ingredientes que tragam benefícios para a saúde, de forma que permaneça "desintoxicado". Por isso, melhor dar preferência a alimentos livres de agrotóxicos e às carnes magras. Aliás, muitos virginianos são veganos ou vegetarianos. Frutas frescas e itens ricos em fibras contribuem para o bem-estar virginiano. Convém valorizar o café da manhã e procurar manter as energias em alta durante o dia, consumindo batatas, legumes cozidos ou ovos.

Libra

O nativo de Libra é sofisticado e aprecia a beleza e a harmonia de um prato. Precisa atentar para o consumo de bastante água, afinal, o signo rege os rins e, consequentemente, alimentos que retêm líquidos (como processados, embutidos e ricos em sódio) devem ser evitados. Adotar a canela como tempero traz equilíbrio e refinamento. É necessário evitar excessos de todo tipo, não exagerar na carne vermelha e dosar a quantidade de itens ácidos. Chá de erva-cidreira ajuda a eliminar as toxinas.

Escorpião

Intensidade, poder e sensualidade são marcas de Escorpião, que deve ingerir muito líquido para fazer a limpeza do corpo. Isso porque, sendo do elemento Água, o escorpiano pode ter dificuldade de eliminar as impurezas. Signo que rege os genitais, recomendam-se comidas afrodisíacas, fortes, ardentes e picantes, como: gengibre, aspargos, chocolate, morango e ostras. Receitas temperadas de forma marcante, que causem reações em todos os sentidos, são as mais apreciadas pelo nativo do signo, que é um verdadeiro guloso! É necessário cuidar da tentação por fast food.

Sagitário

O alto-astral do expansivo e viajante nativo de Sagitário é regado por muitos alimentos pesados e gordurosos que, no entanto, devem ser controlados para não intoxicar seu fígado. É indicado a quem nasce sob o signo optar por comida cozida no vapor, assada ou grelhada, escolhendo carnes branca e vermelha sem gordura ou ovos. Chá de boldo cai bem e ajuda a desintoxicar o organismo, assim como frutas tropicais, vegetais e alimentos integrais, que equilibram a tendência natural de se alimentar com manteiga, creme e frituras em excesso.

Capricórnio

A responsabilidade, a disciplina, a sabedoria obtida pela idade, o respeito aos mais velhos e a força de vontade norteiam o nativo de Capricórnio, que precisa de alimentos ricos em cálcio e magnésio para promover o relaxamento muscular e fortalecer ossos e dentes. O capricorniano não gosta tanto de experimentar invencionices gastronômicas ou sabores exóticos, preferindo o básico e trivial. Tampouco é fã de gastar dinheiro com refeições muito elaboradas. As frutas secas, os laticínios e os legumes são excelentes nutrientes para ele. Além disso, chocolate e pimenta aliviam a frieza de Saturno, o planeta regente, e melhora sintomas de melancolia.

Aquário

Amizade, fraternidade, originalidade, amor incondicional ao ser humano e à natureza inspiram Aquário, que precisa ter uma dieta com pouco amido, evitando riscos de problemas circulatórios. Também deve evitar comidas gordurosas. Maçãs e frutas cítricas são bem recomendadas, inclusive no preparo de pratos exóticos e característicos de diferentes partes do mundo. O aquariano deveria valorizar as carnes brancas, os cereais e tudo que for rico em fibras, além de verduras cruas e cozidas, evitando temperos industriais ricos em sódio.

Peixes

A sensibilidade, a espiritualidade e o lado artístico do signo lembra que o metabolismo do pisciano pode ser desregulado facilmente. Portanto, deve evitar carnes com alto teor de gordura, alimentos salgados (tipo os defumados) e a ingestão excessiva de álcool. É desaconselhável o consumo frequente de enlatados e conservas, assim como lanches, massas e frituras. A recomendação é valorizar comida de verdade, produtos não industrializados, crus e vegetarianos. Gengibre desintoxica e energiza o nativo de Peixe, cuja dieta deve incluir laticínios, frutas legumes e frutos do mar.