PUBLICIDADE

Topo

Universa

Sonhar com bebê não é premonição de gravidez; entenda os significados

Entenda o significado de sonhar com bebê - iStock
Entenda o significado de sonhar com bebê Imagem: iStock

Júlia Vieira

Colaboração para Universa

22/03/2021 04h00Atualizada em 16/04/2021 17h15

Bebês são símbolos de mudança, de nascimento, de novidade, de recomeços, de conforto e segurança. Mas o que significa sonhar com crianças recém-nascidas?

Para especialistas entrevistados por Universa, sonhar com bebês pode ser tanto uma metáfora da forma como estamos lidando com projetos pessoais e relacionamentos, como uma maneira de nos prepararmos para situações futuras.

Para sugerir possíveis interpretações para essa espécie de sonho, a psiquiatra, neurocientista e pós-doutoranda da Universidade Federal de Pernambuco (UFPE) Natália Mota retoma a teoria mais recente do neurocientista, psicólogo e filósofo da mente, Antti Revonsuo. De acordo com as pesquisas de Revonsuo, os sonhos podem ser tanto um simulador de ameaças quanto um simulador de situações sociais.

A primeira teoria do filósofo da mente era em relação aos sonhos serem simuladores de ameaças. A explicação, no entanto, não dava conta de explicar todos os casos.

"Nem sempre a gente tem essa pressão como uma ameaça à vida. Esses eventos são cada vez mais raros em uma vida moderna e estável. Mas por que, então, em um dia a dia corriqueiro e normal, a gente continua simulando essas situações nos sonhos?", questiona.

A neurocientista aponta que os sonhos seriam uma forma dos seres humanos treinarem habilidades sociais em diferentes contextos antes de vivenciá-los, resgatando a segunda teoria de Revonsuo.

Por exemplo: o indivíduo irá trabalhar em uma nova empresa. Irá conhecer novas pessoas e irá precisar se ambientar a um novo local. O sonho é um momento rico e propício para simular essas possíveis situações, é uma forma da pessoa vivenciar e se preparar para o dia seguinte. Sonhar com bebê, então, pode ser uma tentativa da mente de simular uma situação futura e de se preparar para enfrentá-la.

Sonhar que alguém que você conhece tem um bebê

A interpretação de um sonho como esse pode estar relacionada com a teoria do sonho enquanto um simulador de situações sociais.

"Para as pessoas que acreditam que sonhar com um bebê pode ser uma premonição, o sonho pode ser um simulador probabilístico. Pode ser que ela esteja juntando as probabilidades de que alguém próximo dela possa engravidar", diz Natália.

"Digamos que a pessoa começa um relacionamento novo, a mãe percebe que está ficando sério. Para ela, sonhar com uma pessoa segurando um bebê significa uma previsão da filha ficar grávida. Mas ela está fazendo um grande simulador na mente dela, juntando as peças: 'minha filha está em um relacionamento, esse relacionamento se mostra estável, ela está na idade certa, ela vai engravidar daqui a pouco'. Então a mente da mãe, dentro do contexto cultural dela, vê um futuro provável para aquele desfecho e ela simula essa situação social", exemplifica Natália, que ressalta que o sonho é um cálculo probabilístico, não uma premonição.

O bebê enquanto a representação de um projeto

Para o numerólogo, astrólogo, tarólogo e filósofo Yubertson Miranda, nos sonhos, o bebê pode representar um projeto, uma semente de algo que está por vir. Pode ser um projeto pessoal, um relacionamento ou uma experiência. Tudo depende da interpretação do que o símbolo "bebê" pode significar no contexto do sonhador. "No sonho, tudo reflete a gente. Tudo é reflexo nosso, de partes da nossa vida", afirma Miranda.

O numerólogo diz que todos os detalhes merecem ser investigados porque eles têm um significado especial para cada indivíduo. Devemos analisar as seguintes questões: estou querendo começar alguma coisa nova? Um trabalho, um curso, uma relação? Quero me envolver com alguém? Em caso de já estar em uma dessas situações, eu estou me esforçando, me dedicando para fazer com que dê certo? Eu vejo progresso?

Após analisar o contexto, podemos entender qual projeto pessoal o "bebê" representa para nós. Confira as possíveis interpretações sugeridas por Yub Miranda:

Sonhar com bebê

Pode representar um projeto em desenvolvimento, um projeto que está nascendo.

Sonhar com um bebê no colo

Pode mostrar um período da gente cuidar (colo) desse projeto (bebê).

Sonhar com bebê sorrindo

Mostra que a gente está feliz com o projeto ou com a relação, que eles estão nos realizando pessoalmente.

Sonhar com bebê morto

Pode representar que não estamos alimentando o projeto ou relação, pode ser que estamos deixando com que ele morra.

Universa