Topo

Mulheres que estão tentando engravidar contam as frases que detestam ouvir

Lays Tavares, 32, está tentando engravidar desde setembro de 2019  - arquivo pessoal
Lays Tavares, 32, está tentando engravidar desde setembro de 2019 Imagem: arquivo pessoal

Mariana Toledo

Colaboração para Universa

19/03/2021 04h00

Trabalho, relacionamento, saúde, aparência... Mulheres escutam palpites a respeito do que deveriam ou não fazer em praticamente todas as áreas da sua vida desde quando ainda são meninas. Um dos assuntos que mais geram palpites - muitas vezes disfarçadas de conselhos - é a maternidade. Mas quem ainda não chegou nesse estágio também sofre muito com comentários indesejados são as tentantes, isto é, mulheres que estão tentando engravidar.

Universa conversou com tentantes para saber o que elas escutam de mais desagradável de pessoas que descobrem que elas estão em busca da tão sonhada gravidez e até mesmo de familiares e amigos que as acompanham de perto nesse processo. Algumas frases são unânimes - todas já escutaram e nenhuma delas gostou do que ouviu.

"Quando você parar de tentar, você engravida"

Lays Tavares, de 32 anos, é brasileira mas mora na Philadelphia, nos Estados Unidos, com o marido, Vagner, com quem é casada há quatro anos e meio. Ela está tentando engravidar desde setembro de 2019 - mas sonha em ser mãe desde os 18 - e já sabia, por alto, que não seria fácil, pois o casal possui históricos familiares de anos de tentativas. A mãe de Lays, por exemplo, passou seis anos tentando engravidar dela, enquanto a sogra levou cinco anos para engravidar de um dos filhos.

Tanto Lays quanto Vagner fazem acompanhamentos médicos - os cuidados dela incluem psicóloga (cuidar da saúde mental ao longo de todo o processo é, inclusive, a principal dica que Lays dá para as futuras tentantes) e ginecologista, e ela já enfrentou clínicas de fertilidade, ciclos de tratamentos com hormônios, que incluíram uso de comprimidos e injeções na barriga, e até inseminação artificial - mas nada resultou em gravidez.

"Por isso é tão ruim ouvir que, quando eu parar de tentar, eu vou engravidar. É como se todo o meu esforço, estudos, informações, idas em médicos, cirurgias e tudo mais fossem em vão e que não há uma ciência, algo de fato físico acontecendo para um diagnóstico de infertilidade", diz.

"Você só vai engravidar quando relaxar"

Na mesma vibe da anterior, a frase pressupõe que conseguir engravidar ou não é algo que está mais na cabeça da mulher, em seu psicológico, e que não tem a ver com seu corpo físico e eventuais questões de saúde.

Lays conta que esse "conselho" também é comum: "Mas acho essa frase ainda pior porque tem um extra que culpabiliza a mulher, que acaba vai criando mais certezas de que a errada é ela, que não consegue parar de pensar em se preocupar com algo que está acontecendo com o corpo dela". Lays explica que, além do desejo e expectativa, as tentantes têm também as sensações fisiológicas: "A cada dorzinha no peito, a gente imagina que está grávida. A cada cólica, vem a dúvida se é menstruação ou gravidez. Ou seja: é bem difícil parar de pensar no assunto quando, mesmo ele saindo da mente, aparece nos sinais que o corpo dá".

"Por que você não adota?"

Enquanto tentava engravidar, Nicole Mafra, 32, descobriu que tinha endometriose - arquivo pessoal - arquivo pessoal
Enquanto tentava engravidar, Nicole Mafra, 32, descobriu que tinha endometriose
Imagem: arquivo pessoal

Essa é uma frase bem delicada e que dói de jeitos diferentes dependendo da pessoa. Acredite: quem sonha muito em ser mãe e não está conseguindo com certeza já pensou em todas as opções possíveis e, se a adoção não foi uma delas, tem um motivo - ou o casal não quer, ou a mulher sonha especificamente com a gravidez, com o gerar uma vida em seu corpo, enfim. Não cabe a ninguém perguntar quais caminhos ela pensou em seguir ou não.

Como a maioria das tentantes, Nicole Mafra, 32, já ouviu essa pergunta muitas vezes - e fica chateada toda vez que isso acontece. "Eu e meu marido já conversamos sobre adotar e não foi uma opção que decidimos seguir", afirma.

Casada há um ano e cinco meses, Nicole sempre fez exames de rotina. Em 2019, na época do casamento, ela foi diagnosticada com endometriose junto com um nódulo endometrioma. Depois de se consultar com diferentes especialistas, começou a fazer um tratamento com anticoncepcional que tinha como objetivo diminuir o nódulo. Depois de oito meses, isso de fato aconteceu e a doença foi controlada. Então, as tentativas de engravidar - que iriam começar logo após o casamento mas foram adiadas por conta dos problemas de saúde - tiveram início oficialmente em outubro de 2020.

"Engravidar é tão fácil"

Essa é a frase que mais incomoda Nicole - e esse mesmo comentário já veio até da sogra e de amigas próximas. "As pessoas, muitas vezes, minimizam a questão. Quando eu conto que estou com dificuldades para engravidar, já ouvi gente tirando uma com a minha cara, dizendo coisas como 'Nossa, mas é só cheirar cueca que eu já fico grávida!'. Eu sempre digo 'Que bom, sorte a sua'. Fico triste e sinto até um certo preconceito. Eu não escolhi ser assim!", lamenta.

Lays, por sua vez, reflete: "Tentar engravidar é uma verdadeira montanha-russa. Assim como a expectativa vem, a frustração de não conseguir engravidar já no primeiro mês é inevitável. Como algo que passamos a vida inteira evitando pode ser tão difícil quando, de fato, decidimos que é a hora? Passamos anos das nossas vidas fazendo de tudo para não engravidar. Daí, o pensamento comum é 'assim que eu parar de evitar, vem'. E quando não vem, é quase impossível não pensar na hora que algo está errado - obviamente, como mulheres, também pensamos - e estamos condicionadas a pensar - que o problema é com a gente".

"Cuidado que o tempo está passando"

Barbara Carminatti, 26, é noiva há quatro anos e há dois está tentando engravidar - arquivo pessoal - arquivo pessoal
Barbara Carminatti, 26, é noiva há quatro anos e há dois está tentando engravidar
Imagem: arquivo pessoal

Outro comentário que Nicole já cansou de escutar tem a ver com o tempo. "Meu marido é mais velho, tem 38 anos, e sonha em ser pai. Já ouvimos amigos dele 'brincando' que, se demorarmos muito, ele vai ser avô-pai por conta da idade". Ela diz que esse tipo de "aviso" é o que a deixa mais agoniada. É claro que o casal sabe que a idade interfere. É claro que eles já conversaram sobre isso. Então por que alguém de fora precisa bater nessa tecla?

Barbara Carminatti, 26, é noiva há quatro anos e há dois está tentando engravidar. E apesar de ainda ser nova, também já ouviu muito esse tipo de "aviso": "É muito comum as pessoas dizerem para um casal 'olha, não vai demorar muito para ter bebê, hein?'. E isso me machuca muito. Elas não sabem das minhas tentativas, não sabem que não é tão simples assim pra mim".

"Afinal, o bebê vem quando?"

Essa é a frase que Barbara mais ouve - e a que menos gosta. Parecida com a anterior, ela é ainda mais cruel quando vem em forma de pergunta - que soa como uma cobrança. "As pessoas não imaginam quanto dói. Tanto eu quanto meu noivo queremos muito ter um filho, então esse tipo de pergunta é a que mais me deixa chateada. Como se engravidar dependesse só de mim, só da nossa vontade".

Vale ressaltar que essa pergunta é feita o tempo todo para mulheres - inclusive para as que estão solteiras, mas especialmente para as que namoram há bastante tempo, são noivas ou casadas. Não é legal perguntar isso para uma mulher por inúmeras razões, mas as principais são: 1. Ninguém sabe se a mulher de fato quer ter um filho e 2. E se ela quer mas não está conseguindo?

É uma pergunta bastante íntima e que não diz respeito a mais ninguém além do próprio casal. Se a mulher quiser, ela vai falar disso. Se não, é melhor não abordar o assunto assim, nessa vibe de cobrança. Mesmo que seja "na brincadeira".

"Mas é só esse o seu problema?"

O contexto de pandemia que estamos vivendo trouxe mais uma cobrança para a vida das tentantes - o problema delas é diminuído porque o mundo todo está passando por algo bem maior. Nossa dor nunca vai ser maior que a dor do mundo - especialmente num momento como o que vivemos, mas isso não pode invalidar sofrimentos particulares.

"É claro que nós sabemos o que mundo está passando. Mas não diminui nem um pouco nossa dor, não acalma, só nos deixa mais com vergonha, culpa, faz querer que a gente fique mais calada e que não desabafe com as pessoas", diz Lays. "Muita gente, com todo amor e carinho, eu sei, me consola dizendo coisas como: 'Pensa que poderia ser pior. Foca no fato de que você está com saúde, que ninguém da sua família pegou covid. Ou então: "Pensa que seu problema é só esse'. Só? É apenas tudo o que eu quero na vida!".