Topo

Sagitário no pódio: veja lista dos signos mais otimistas e mais pessimistas

Como uma esponja, Peixes capta a energia de onde estiver; cuidado com o pessimismo! - TheRabbitHolePictures/Getty Images/iStockphoto
Como uma esponja, Peixes capta a energia de onde estiver; cuidado com o pessimismo! Imagem: TheRabbitHolePictures/Getty Images/iStockphoto

Claudia Dias

Colaboração para Universa

15/03/2021 04h00

Otimismo e pessimismo podem ser características naturais de determinadas pessoas? Segundo a astrologia, sim, graças à influência dos elementos da natureza ligados a todos os signos do zodíaco.

De acordo com a astróloga Soraia Brito, do AstroRegis, indivíduos cujo mapa astral apresenta maior número de planetas no elemento Água tendem a ser mais emotivos.

"Já o elemento Terra favorece pessoas mais práticas e realizadoras, o Ar influencia a serem mais racionais e o Fogo as torna mais intempestivas", diz. Soraia lembra que, para uma leitura mais detalhada e individual, o recomendado é uma leitura completa do mapa astral.

Entretanto, é possível elencar, genericamente, os signos mais pessimistas e os mais otimistas, como a astróloga revela no ranking a seguir.

Signos pessimistas e otimistas: ranking

  • 12º lugar: Peixes

Como uma esponja, Peixes capta a energia de onde estiver - afinal, é um signo da Água. Possui uma imaginação criativa, forma expectativas e, geralmente, enfrenta uma realidade triste. É o campeão das emoções. Pela sensibilidade que possui, tende a ter um lado pessimista.

  • 11º lugar: Câncer

O canceriano é forte e possui um grande respeito com o ser humano em geral. Muito cedo, porém, acaba enfrentando situações difíceis, o que o deixa decepcionado com as pessoas e sente a necessidade de se recolher. Se não toma cuidado, torna-se amargo. Muitas vezes, seus sentimentos de cuidado e entrega acabam se convertendo em experiências negativas.

  • 10º lugar: Capricórnio

O nativo do signo experimenta uma dose reforçada de realidade, vendo a vida como ela não é, sem enfeites ou idealizações. Ética é primordial para o capricorniano: ele é muito responsável e fica totalmente triste e fechado quando algo foge do seu controle ou sai errado. Capricórnio precisa de um tempo para sorrir novamente, pois é reservado e se recupera aos poucos. O que muitas pessoas consideram pessimismo, para ele, é apenas o senso natural de realismo.

  • 9º lugar: Escorpião

Veio para enfrentar tudo e de coração aberto, no oito ou no oitenta - não há meio-termo em sua vida. Quem quiser acompanhar o pique de Escorpião tem que estar preparado para tanta intensidade. Caso a sua estratégia não dê certo, o pessimismo toma conta do seu humor. Nessas horas é melhor não perguntar nada e respeitar o tempo dele, evitando-se enfrentar a fúria escorpiana.

  • 8º lugar: Virgem

Embora não apareça, nem admita, o virginiano observa, encara e resolve o que for necessário - quieto e calado, sem fazer drama ou reclamação. O nativo de Virgem é prático e tenta sempre ter o controle da situação. Só que ele tem lá seus "escapes": rói as unhas, range os dentes e, assim, esconde seu pessimismo interno, sem expressá-lo nas palavras, apenas no olhar.

  • 7º lugar: Aquário

O nativo desse signo tão dado a inquietações está sempre pronto para que algo difícil aconteça, ou seja, à espera de um embate. E quando o momento chega, ele fica off-line, afastado de tudo e de todos. Pode até fingir que não é com ele, mas sua mente racional prepara um verdadeiro manifesto. Aquário questiona seus sentimentos e seus desafios e cria uma verdadeira batalha mental com ele mesmo.

Otimismo exalando!

  • 6º lugar: Touro

Eis um signo com mente ponderada e analítica. Touro tende a ser realista e não chega a ir lá no fundo: usa sua força com cautela, é pacífico e observa tudo silenciosamente. Aguenta, não se permite sentir algo negativo e foge do pessimismo. Embora não admita, sente a dor que o pessimismo coloca profundamente em sua mente.

  • 5º lugar: Áries

Quando tem algo que o incomoda, Áries não pensa muito nisso. Mexe-se, vai para academia ou faz qualquer coisa para não pensar em problemas. Ele precisa se sentir forte para não perder a cabeça. Mas quando para de fugir, pensa no que está acontecendo e, em vez de sofrer e se mostrar pessimista, luta contra o que o atormenta.

  • 4º lugar: Gêmeos

A "criança" do zodíaco pode até oscilar e ficar um pouco pessimista se alguém tirar o que ele quer, mas Gêmeos sempre procura o lado bacana da vida. Ele adora facilidades, busca alternativas, vê novos caminhos e é muito curioso. Seu dia a dia é agitado e não dá tempo para ficar entediado entre uma coisa e outra. Se acontece algo ruim, a vida segue: ele logo muda o foco e bola pra frente.

  • 3º lugar: Leão

Não existe pessimismo quando se tem tanto brilho, não é mesmo? Leão traz como marcas a realização, o belo, a arte de viver, a gratidão - e, é claro, a luz própria. Ele se sente o centro do universo e se mantém animado diariamente. A generosidade do signo desperta quando ele consegue agradar o outro - e agradar, para o leonino, significa felicidade.

  • 2º lugar: Libra

Tudo depende do encontro do equilíbrio, mas o libriano tira isso de letra. O nativo desse signo busca sempre a sabedoria de se colocar exatamente no lugar do outro para tomar suas decisões. Essa é a força de Libra: o equilíbrio, a ponderação. A inclinação a mediar e encontrar soluções que agradem a todos lhe traz leveza e a certeza de que tudo pode terminar bem, reforçando seu lado muito otimista.

  • 1º lugar: Sagitário

Sagitário sorri o tempo todo - até quando não é muito apropriado. Faz piada dos próprios infortúnios do destino. Só que ele tem um plano para tudo. Não à toa, os sagitarianos são os arqueiros do zodíaco: traçam um novo ritmo e uma aventura a ser desbravada. Com eles, o lema é: vamos curtir a vida, já que colocam otimismo na pauta todos os dias.