Topo

Pai de santo suspeito de dopar mulheres com 'chá' e cometer abusos é preso

Pai de santo suspeito de usar substâncias que dão sono foi preso em Cachoeirinha - Polícia Civil / Divulgação
Pai de santo suspeito de usar substâncias que dão sono foi preso em Cachoeirinha Imagem: Polícia Civil / Divulgação

Hygino Vasconcellos*

Colaboração para o UOL, em Chapecó

11/03/2021 13h16

A Polícia Civil prendeu na noite de ontem um pai de santo suspeito de abusar sexualmente de pelo menos três mulheres com uso de ervas e remédios que causam sonolência. O homem estava escondido e tentou fugir quando foi localizado em Cachoeirinha, na região Metropolitana de Porto Alegre. O nome dele não foi repassado à imprensa.

As três vítimas relataram à polícia que procuraram o pai de santo para curar doenças e resolver problemas pessoais. Durante os rituais, elas tinham que ingerir uma infusão fornecida pelo suspeito e trazida por ele de casa, que provocava sono. Quando elas ficavam sem ter como reagir, ele retirava suas roupas e passava a mão em suas partes íntimas.

Além disso, era comum que o pai de santo desencorajasse as mulheres de procurar ajuda médica. Ele também dizia que os abusos eram, na verdade, cometidos por entidades. Outras táticas de intimidação usadas por ele, segundo a polícia, incluíam dizer que a vítima sofria de uma maldição ou ameaçar suas famílias por meio de entidades.

No momento da prisão, a polícia apreendeu infusões com ervas e medicamentos de uso controlado que causam sonolência, além de outros itens. O material agora vai passar por perícia.

As três vítimas que procuraram a polícia têm entre 24 e 46 anos e as situações ocorreram entre 2019 e 2020. Porém, a polícia acredita que outras mulheres tenham sido abusadas. A Polícia Civil também pede que qualquer pessoa ou vítima que tiver informações do caso ou queira fazer denúncias semelhantes entre em contato pessoalmente ou pelo WhatsApp (51) 98444-0606.

(*) Com informações de Júlia V. Kurtz