Topo

Vera Magalhães: "Já tive que lidar com 'hater' presidente da república"

De Universa

10/03/2021 04h00

Vera Magalhães, jornalista e apresentadora do programa Roda Viva, da TV Cultura, atua na cobertura política desde 1994. Fez inúmeras reportagens e análises sobre os governos dos presidentes Itamar Franco, Fernando Henrique Cardoso, Lula e Dilma Rousseff. "Posso dizer que não tenho nenhuma paixão por político, nem de um lado, nem do outro. Já vi todos os comportamentos possíveis deles, tenho todos catalogados", afirma ela, que também é comentarista política do jornal O Globo e da rádio CBN. No entanto, Vera garante que nunca viu tantas situações de violência contra jornalistas - principalmente mulheres - como vem acontecendo na gestão de Jair Bolsonaro.

Em entrevista a Fabi Gomes no novo episódio do E aí, Beleza?, o "maquia e fala" de Universa, Vera detalha um episódio em que se viu obrigada a buscar justiça. "Diante de uma notícia que eu dei, o presidente quis me desmentir, falou especificamente: 'Vera Magalhães eu não sou da sua laia', o que para mim foi um elogio", conta. "Isso é muito pesado! Não tinha visto em governos anteriores essa violência. Nesse sentido, não há comparação entre o que é este governo e o que foram os anteriores."

Por causa da pandemia, a entrevista de Vera Magalhães à Fabi Gomes foi dada remotamente, seguindo os protocolos de segurança contra a covid - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Por causa da pandemia, a entrevista de Vera Magalhães à Fabi Gomes foi dada remotamente, seguindo os protocolos de segurança contra a covid
Imagem: Mariana Pekin/UOL

Vera recorda que, depois da publicação de Bolsonaro contra ela nas redes sociais, passou a sofrer inúmeros ataques de seguidores do presidente. "Tive que ir à Justiça [contra alguns apoiadores do presidente que a atacaram] depois desse episódio com o Bolsonaro. Começaram a escarafunchar meu contato com a TV Cultura, a vida dos meus filhos. Chegaram a publicar uma foto da escola do meu filho, tive que pedir para o Twitter tirar o post do ar."

A pior coisa de lidar com um 'hater' é quando ele tem um cargo e um mandato. Já tive que lidar com 'hater' presidente da república.

Vera explica que os ataques não vêm só dos apoiadores de Bolsonaro. "Não sou boazinha, a conversa comigo não é um mar de rosas quando é com um político. Não acredito que haja salvador da pátria, nem um demônio", opina. "A verdade está bem no meio disso e todo mundo é um pouco misturado. Então isso talvez explique por que angario entre meus seguidores haters de todos os espectros políticos."

Fabi Gomes durante as gravações do programa E aí, Beleza? - Mariana Pekin/UOL - Mariana Pekin/UOL
Fabi Gomes durante o papo com Vera Magalhães no E aí, Beleza?
Imagem: Mariana Pekin/UOL

"Recasamento" e a entrevistada dos sonhos

E o papo com Fabi não ficou apenas na política. Durante o programa, Vera também falou sobre momentos difíceis e de recomeços em sua vida pessoal. Caso da separação do marido, o jornalista Otávio Cabral, com quem tem dois filhos. "Em 2017, eu me separei. A gente se casou em 1995, eu tinha 22 anos e estávamos juntos desde a faculdade. Houve um desgaste, ficamos um ano separados", conta a jornalista.

Voltamos em 2018, que foi um ano bem complexo pra mim. Minha mãe morreu de um câncer, um dos meus filhos foi morar no Japão. Ao mesmo tempo em que estava com a síndrome do ninho vazio, estava órfã.

Segundo Vera, após a reconciliação, ela propôs ao companheiro um "recasamento". "Nos recasamos no mesmo dia que 23 anos antes: 5 de agosto", explicou. No quadro "Que Beleza!", na qual as convidadas de Fabi mostram uma foto em que estão se sentindo lindas, Vera mostrou uma imagem dessa cerimônia.

Entre um retoque da make e outro, Vera falou ainda sobre sua paixão pela corrida - ela já participou de maratonas -, cuidados de beleza que têm aos 48 anos, e também contou quem é sua convidada dos sonhos no Roda Viva (e com direito a spoiler). "Gostaria muito de ver a escritora nigeriana Chimamanda Ngozi no programa, sou fã dela. E acho que vai rolar: em breve!"

Próximos episódios

Os episódios de E aí, Beleza?, produzidos por MOV, a produtora de vídeos do UOL, são exibidos às quartas em Universa. A atração é comandada por Fabi Gomes, maquiadora e colunista de Universa, e já recebeu a cantora Preta Gil, a atriz Vitória Strada, a vereadora Erika Hilton (PSOL), a comentarista política Gabriela Prioli, entre outras convidadas.

Fabi gravou a partir da Casa UOL de Verão, locação do projeto que reúne a programação de verão do UOL (seguindo todos os protocolos de segurança recomendados pelas autoridades de saúde). Já as convidadas conversam a partir de suas casas. As câmeras viram espelho e a troca de experiências e dicas rola solta.