Topo

Dia da Mulher: Marielle Franco terá homenagem na Universidade de Princeton

A filósofa Angela Davis está entre as personalidades que homenagearão Marielle - Divulgação
A filósofa Angela Davis está entre as personalidades que homenagearão Marielle Imagem: Divulgação

De Universa

07/03/2021 13h17

A Universidade de Princeton, nos Estados Unidos, organizará homenagens para Marielle Franco, vereadora do Rio de Janeiro assassinada em 2018, a partir da segunda-feira (8), Dia Internacional da Mulher.

A primeira homenagem será um vídeo, já no dia 8, no canal do Youtube do Brazil Lab, centro de estudos sobre o país na instituição, que contará com a filósofa e ativista americana Angela Davis falando sobre a importância do legado de Marielle. O crime completará três anos no dia 14 deste mês e segue sem solução.

"Marielle vive e continua sendo um farol de esperança para pessoas de todo mundo que acreditam profundamente, como ela, na possibilidade de uma transformação radical no Brasil, nas Américas e em todo o planeta", diz Davis. "O feminismo abolicionista nos permite imaginar novos mundos e novas possibilidades de justiça, igualdade e liberdade. Era nisso que Marielle estava insistindo."

O vídeo também conta com Monica Benício, viúva de Marielle, Anielle Franco, irmã, Fernanda Chaves, assessora de imprensa, que estava no carro com a vereadora no dia em que ela foi morta, além das deputadas estaduais do PSOL Renata Souza e Monica Francisco, na época suas assessoras.

Também faz parte da programação o evento "Quem Mandou Matar Marielle? Racismo Estrutural no Brasil", no dia 11 de março, às 19h30. O encontro contará com a filósofa e ativista Djamila Ribeiro e com a antropóloga Lilia Schwarcz, professora da USP (Universidade de São Paulo) e de Princeton, e também será exibido no canal do Youtube do Brazil Lab.