Topo

Sonhar com fogo pode significar raiva incontida; saiba como interpretar

Colaboração para Universa

28/01/2023 04h00

Você provavelmente já teve curiosidade para saber o significado de imagens que aparecem em seus sonhos. Esse é o caso de sonhar com fogo, por exemplo, que pode nos deixar assustados durante a noite e até nos acordar.

A interpretação dos sonhos deve ser feita de forma única e individual —afinal, diz respeito à vivência daquele sonhador. As imagens que aparecem nos sonhos, de certa forma, se relacionam com a vida daquela pessoa, o momento atual, emoções, entre outros aspectos.

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

O que significa sonhar com fogo?

De acordo com Hellen Reis Mourão, psicanalista junguiana, pode indicar algumas coisas: intuição, mostrando a necessidade de olhar mais para ela; ou uma raiva incontida, um processo de autodestruição, alguma frustração que a pessoa precisa passar.

Para o esoterismo, o fogo pode simbolizar muitas coisas: afeto, libido, energia psíquica, vida e saúde (energia e ação), regeneração e transformação — o que se relaciona também com purificação.

Porém, tudo irá depender de como é o fogo. Fogo fátuo, fogueira, incêndio? Como começou? Como termina? Controlado ou descontrolado? Durou muito tempo?

Para o astrólogo Cristhopher Stoievsky, sonhar com fogo carrega em si a força da transformação, da mudança, da coragem, da criatividade e da sabedoria. "Sendo assim, é um símbolo complexo com muitas possibilidades de sentido, sendo essencial o entendimento da realidade e subjetividade daquele que teve o sonho."

Sonhar com casa pegando fogo

Mourão explica que a casa é nosso espaço íntimo. Portanto, sonhar com casa pegando fogo pode indicar que "a pessoa precisa abrir mão de algo, como uma posição que não serve mais, pois seu ego está muito forte". Significa um processo doloroso de transformação.

Para Stoievsky, pode indicar que não nos sentimos mais acolhidos e protegidos no lugar onde vivemos. "É uma mensagem do inconsciente para que alguma mudança seja feita (não necessariamente mudar de casa, mas simplesmente fazer pequenas mudanças e consertos já podem ser suficientes para atingir a necessidade)".

Sonhar com carro pegando fogo

De acordo com Mourão, o carro é a nossa própria vida, o movimento da vida da pessoa. E, portanto, sonhar que ele está pegando fogo indica que esse movimento está levando para caminhos perigosos e que vão causar dor.

Já para Stoievsky, pode representar uma transformação no percurso que estamos seguindo na vida. Pode ser um sinal de que precisamos usar mais a nossa criatividade caso queiramos chegar nos lugares desejados.

Sonhar com fogo no mato

Para Mourão, significa que sua natureza está sendo destruída por crenças muito rígidas.

Segundo Stoievsky, sonhar com mato pegando fogo pode indicar necessidade de desapego, além de um pedido do inconsciente para momentos de retiro e silêncio, onde podemos nos conectar e entender melhor quais decisões tomar.

Sonhar que está apagando o fogo

Sonhar que está apagando o fogo significa que precisa diminuir o ritmo. "Talvez um desejo intenso precisa ser contido para não destruir a pessoa, ou uma frustração grande do desejo", explica Mourão.

Stoievsky enxerga o fim de um processo intenso de mudanças ou de um período de grande criatividade. Além disso, pode indicar conexão com a coragem e bravura.

Livros para desvendar os sonhos

A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud

Sonhos, de Vinicius Iracet

Rodapé content commerce -  -