PUBLICIDADE

Topo

Universa

Sonhar com fogo pode significar raiva incontida; saiba como interpretar

Sonhar com fogo pode gerar diferentes interpretações; saiba o que significa - Blog do Sakamoto
Sonhar com fogo pode gerar diferentes interpretações; saiba o que significa Imagem: Blog do Sakamoto

Nicole D'Almeida

Colaboração para Universa

06/03/2021 04h00

Você provavelmente já teve curiosidade para saber o significado daquelas imagens que aparecem em seus sonhos. Esse é o caso de sonhar com fogo, por exemplo, que pode nos deixar assustados durante a noite.

Para compreender melhor esse universo dos sonhos, recorremos à psicanálise e ao esoterismo. De acordo com Hellen Reis Mourão, psicanalista junguiana, sonhos são mensagens do estado psíquico do sonhador sobre aquilo que ele precisa saber sobre ele mesmo. É uma forma de termos contato com o nosso inconsciente.

Eles acontecem no estado REM, que representa cerca de 20% do ciclo do sono. Na psicanálise, há dois psicanalistas principais que estudam os sonhos: Sigmund Freud e Carl Jung.

Em seus estudos, Freud introduz a ideia de que os sonhos são desejos reprimidos no inconsciente que possuem como fundamento a sexualidade. Desejos estes que foram afastados por nós e retornam em forma de sonho.

Para Jung, os sonhos não têm disfarces, eles são exatamente como aparecem para nós. Ele defende que as imagens do pensamento onírico são símbolos que trazem mensagens do inconsciente e, por não serem compreendidos pela consciência egoica, manifestam o desconhecido, o misterioso e o que transcende a consciência.

Para diversas correntes do esoterismo, o significado de sonhar pode ir além de manifestações do inconsciente, podendo representar mensagens enviadas por seres superiores, experiências realmente vividas pela alma que sai do corpo enquanto este dorme, ou até mesmo uma vivência breve da realidade pós-morte, como explica Cristhopher Stoievsky, astrólogo.

Sendo assim, a interpretação dos sonhos deve ser feita de forma única e individual, afinal, diz respeito à vivência daquele sonhador. As imagens que aparecem nos sonhos, de certa forma, se relacionam com a vida daquela pessoa, o momento atual, emoções, entre outros aspectos.

Dito isso, vamos a alguns significados de sonhos com fogo que podem te ajudar na interpretação.

Em geral, o que significa sonhar com fogo?

Para Mourão, pode indicar algumas coisas: intuição, mostrando a necessidade de olhar mais para ela; ou uma raiva incontida, um processo de autodestruição, alguma frustração que a pessoa precisa passar.

Serbena explica que fogo "simboliza o afeto, a libido, a energia psíquica, associados com a vida e saúde (energia e ação), aponta para a regeneração e a transformação (pelo movimento, emoções e destruição, pois queima e vira cinzas) o que se relaciona também com purificação".

Porém, tudo irá depender de como é o fogo. Fogo fátuo, fogueira, incêndio? Como começou? Como termina? Controlado ou descontrolado? Durou muito tempo?

Para Stoievsky, sonhar com fogo carrega em si a força da transformação, da mudança, da coragem, da criatividade e da sabedoria. "Sendo assim, é um símbolo complexo com muitas possibilidades de sentido, sendo essencial o entendimento da realidade e subjetividade daquele que teve o sonho", explica o astrólogo.

O que significa sonhar com casa pegando fogo?

Mourão explica que a casa é nosso espaço íntimo. Portanto, sonhar com casa pegando fogo pode indicar que "a pessoa precisa abrir mão de algo, como uma posição que não serve mais, pois seu ego está muito forte". Significa um processo doloroso de transformação.

Para Stoievsky, pode indicar que não nos sentimos mais acolhidos e protegidos no lugar onde vivemos. "É uma mensagem do inconsciente para que alguma mudança seja feita (não necessariamente mudar de casa, mas simplesmente fazer pequenas mudanças e consertos já podem ser suficientes para atingir a necessidade)".

O que significa sonhar com carro pegando fogo?

De acordo com Mourão, o carro é a nossa própria vida, o movimento da vida da pessoa. E, portanto, sonhar que ele está pegando fogo indica que esse movimento está levando para caminhos perigosos e que vão causar dor.

Já para Stoievsky, pode representar uma transformação no percurso que estamos seguindo na vida. Pode ser um sinal de que precisamos usar mais a nossa criatividade caso queiramos chegar nos lugares desejados.

O que significa sonhar com fogo no mato?

Para Mourão, significa que sua natureza está sendo destruída por crenças muito rígidas.

Segundo Stoievsky, sonhar com mato pegando fogo pode indicar necessidade de desapego, além de um pedido do inconsciente para momentos de retiro e silêncio, onde podemos nos conectar e entender melhor quais decisões tomar.

O que significa sonhar que está apagando o fogo?

Sonhar que está apagando o fogo significa que precisa diminuir o ritmo. "Talvez um desejo intenso precisa ser contido para não destruir a pessoa, ou uma frustração grande do desejo", explica Mourão.

Stoievsky enxerga o fim de um processo intenso de mudanças ou de um período de grande criatividade. Além disso, pode indicar conexão com a coragem e bravura.

Universa