Topo

O que significa sonhar com traição? Devo me preocupar?

Entenda o que pode significar sonhar com traição - paolo81/iStock
Entenda o que pode significar sonhar com traição Imagem: paolo81/iStock

Camila Corsini

Colaboração para Universa

04/03/2021 04h00Atualizada em 17/05/2022 17h30

Na vida, não existe traição é positiva. Seja por um amor, uma amizade ou algum familiar, ser traído por alguém que confiamos traz sentimentos de incerteza e insegurança. O simbolismo de sonhar com traição, no entanto, pode ter relação com significados bem diferentes — a depender da interpretação.

"Ela pode estar relacionada aos pensamentos diurnos imediatos ou originários em memórias e traumas mais antigos. A traição pode representar desde um conteúdo que produz ansiedade, dúvida e medo quanto um desejo reprimido", explica Aline Souza Martins, psicanalista e professora de Psicologia da Universidade Presbiteriana Mackenzie.

"Esse desejo pode estar diretamente relacionado à atividade sexual ou afetiva — ou desejos mais inconscientes, como a possibilidade de ser outro ou que seu parceiro ou parceira tenha características específicas expressas no sonho. O que importa é que o sonho não seja interpretado como traições reais. As pessoas criam formas de manifestar e elaborar seus desejos por mecanismos inconscientes justamente para pensarem o significado inconsciente dos seus desejos, poderem modificar partes das suas vidas e viverem melhor", completa.

Significado inconsciente

O sonho é uma manifestação do inconsciente em forma de imagens e representações que, de imediato, não são reconhecidas pelo sonhador. Com isso, é formado um enigma em torno da sua origem e função.

"Os sonhos sempre terão um significado se nos colocarmos no trabalho de criá-lo e usá-lo para viver melhor. Podemos dizer que sempre tem um conteúdo que está se expressando através das imagens que aparecem no sonho, mas a busca de significado é uma ânsia do sonhador. Somos nós que precisamos criar narrativas para explicar o que há de incompreensível em nós e no mundo", diz Martins.

Segundo a especialista, isso é feito também através de outros processos inconscientes e conscientes para fugir da ideia insuportável de que não há sentido em boa parte do que nos acontece na vida. Por isso é importante lembrar: na grande maioria das vezes eles não podem ser interpretados ao pé da letra.

"Não é raro que essas interpretações sejam apenas criações do sonhador para dar sentido ao enigma e acalmar a angústia de não entendermos nossos próprios pensamentos, sonhos e sentimentos. Assim, geralmente o que lembramos do sonho são símbolos e não conteúdos diretamente relacionados às imagens que aparecem neles", conta.

Como interpretar?

De acordo com a psicanalista Aline Souza Martins, a interpretação dos sonhos é uma técnica para lidar com o psiquismo. Portanto, exige tanto interesse da parte do sonhador como prática.

"Para começar é necessário que a pessoa tente se lembrar dos sonhos e transformá-los em pensamentos e linguagem. Por estarem entre o conteúdo inconsciente e o consciente é muito fácil que o sonho desapareça da memória e se torne inacessível. Anotar, repassar mentalmente ou contar para alguém são técnicas que ajudam a desvendar parte do conteúdo", orienta

Esse processo é muito individual: só o sonhador conseguirá desvendar o que os símbolos dos seus sonhos significam, pois cada mente possui suas próprias relações. Apesar de elas usarem o conteúdo da cultura comum, elas também podem ser completamente irracionais.

Sozinho, alguns detalhes podem passar despercebidos por causa do envolvimento prévio entre o sonho e o sonhador. Por isso é importante a ajuda de um analista para entender o significado do sonho.

"Quando um analista escuta esse texto do sonho, ele tentará ouvir o que foi dito e o que ficou de fora propositalmente. Isso envolve os processos de sobreposição de conteúdos em uma única imagem, conhecidos como condensação; a modificação de parte da imagem mantendo algo do conteúdo, chamado de deslocamento; e os buracos na narrativa provocados pela censura", afirma a psicanalista.

Com esses processos esclarecidos, pode ficar mais fácil para o sonhador descobrir parte do conteúdo inconsciente que está se manifestando pelo sonho.

O que significa sonhar com traição?

Para o lado místico, sonhar com traição pode representar um sentimento de desapontamento e de tristeza — como a sensação de que investiu energia e tempo numa relação com a intenção de construir algo bom e tudo foi desperdiçado ao confiar na pessoa errada.

"É sinal de que o tempo foi desperdiçado em coisas que não mereciam atenção. Também pode indicar falta de segurança nos relacionamentos ou que você depende emocionalmente da pessoa que você sonhou", explica a mística e espiritualista Kélida.

Por outro lado, ainda segundo ela, sonhar com traição também pode estar refletindo uma sensação de que você está se boicotando por meio de decisões que você sabia, ou pressentia, de antemão que eram escolhas erradas.

Veja abaixo alguns tipos de sonhos com traição e seus significados.

Sonhar com traição do namorado ou namorada

Pode indicar dependência, embora isso possa ser resolvido de maneira melhor depois do casamento.

Sonhar que está sendo traído

Sonhar que está sendo traído significa que você tem pena de si mesmo, que você se sente inseguro com seus próprios sentimentos. Pode representar a desconfiança que você tem em relação a alguém. Mas não significa que a pessoa que te traiu em sonho irá te trair em vida. O principal que você tem a fazer é passar a confiar mais em si próprio.

Sonhar que você está traindo

Pode não ter o mesmo significado que o sonho expressa, e sim que há alguém que está querendo prejudicar sua vida, seja amorosa ou profissional. Isso, no entanto, só irá acontecer se você permitir, o que quer dizer que você deve evitar fornecer as armas para o inimigo.

Sonhar com traição de amigo

Sonhar com traição de amigo pode não ter nada a ver com a pessoa amiga com quem sonhou. Isso é um sinal de alguma surpresa chegando à sua vida, e tanto pode ser boa quanto ruim para você.