Topo

Sonhar com casamento indica confiança, mas pode ter significados negativos

Sonhar com casamento depende da emoção após o sonho; entenda significado - Getty Images
Sonhar com casamento depende da emoção após o sonho; entenda significado Imagem: Getty Images

Nicole D'Almeida

Colaboração para Universa

27/02/2021 04h00Atualizada em 17/05/2022 17h33

Sonhos sem pé nem cabeça ou sonhos muito parecidos com a realidade. Não importa. Você provavelmente já se pegou curioso querendo entender o que aquelas imagens significam. É o caso, por exemplo, de sonhar com casamento.

O ato de sonhar é uma forma de termos contato com percepções que acabaram ficando em segundo plano durante a vigília - ou seja, é quando temos contato com o inconsciente.

"É um fenômeno natural da psique que mostra a dinâmica do inconsciente que funciona por analogias, associações, metáforas e de forma global que é diferente do funcionamento da consciência egoica", explica Carlos Augusto Serbena, professor associado da Psicologia na UFPR (Universidade Federal do Paraná).

Para o chamado esoterismo, o significado de sonhar pode ir além de manifestações do inconsciente, podendo representar mensagens enviadas por seres superiores, experiências realmente vividas pela alma que sai do corpo enquanto este dorme, ou até mesmo uma vivência breve da realidade pós-morte, segundo explica o astrólogo Cristhopher Stoievsky.

Os sonhos acontecem no estado REM, o qual representa cerca de 20% do ciclo do sono. Esse estágio inicia-se cerca de 90 minutos após a dormência e dura cerca de 20 minutos.Para entender melhor como a psicanálise estuda os sonhos, vamos recorrer às duas principais vertentes: freudiana e junguiana.

Para o pai da psicanálise, Sigmund Freud, os sonhos são manifestações de desejos e instintos inconscientes que possuem como fundamento a sexualidade. O ego não aceita esses desejos edípicos e, como uma forma de defesa, distorce a formação inicial dos conteúdos.

Já Carl Jung possui um pensamento diferente de Freud. Para ele, os sonhos não têm disfarces. "Sua mensagem é simbólica e são manifestações dos aspectos criativos do inconsciente", explica Mourão.

Jung acredita que os sonhos têm uma finalidade e um objetivo, não podendo ser compreendidos pela consciência egoica visto que o inconsciente é muito maior que o ego. Dessa maneira, sempre manifestam o desconhecido, o misterioso e o que transcende a consciência.

A interpretação de sonhos é um trabalho de minuciosa investigação e é única para cada sonhador. É preciso entender como aquelas imagens se relacionam com a vida daquela pessoa, o momento atual, emoções, entre outros aspectos.

Em geral, o que significa sonhar com casamento?

Em geral, o casamento indica confiança, união e compromisso. "Seria algo como resolução de uma questão por meio da união de duas possibilidades distintas, o desenvolvimento da personalidade por meio da adequação de duas atitudes, afetos opostos algo como uma conciliação e união interna", explica Serbena.

Porém, irá depender de certas particularidades, por exemplo, como é o casamento? Obrigatório, livre escolha ou arranjado? Como os noivos se sentiram? Teve festa ou não? Tradicional ou alternativo? Os noivos se casaram pobres ou ricos? E os sogros e as famílias dos noivos?

Para Mourão, além de uma união com algo, pode significar celebração, um apaziguamento e uma nova fase.

Para Stoievsky, sonhar com casamento revela um momento onde sentimos que atingimos um grande objetivo de vida ou que encontramos alguém que pode nos ajudar a alcançar tal objetivo - que pode ser ou não o casamento.

O astrólogo lembra ainda que é "importante observar qual a sensação que estamos sentindo (felicidade, medo, arrependimento, etc), elas podem dizer muito sobre como estamos encarando algum relacionamento que estamos vivendo (podendo ser um relacionamento amoroso, uma sociedade, uma nova amizade, etc)".

O que significa sonhar com o próprio casamento?

Mourão explica que o casamento é um rito de passagem e, portanto, ao sonhar com o próprio casamento significa que a pessoa está mudando de fase. Para qual irá depender dos elementos do sonho.

Para Stoievsky, pode indicar que conheceu ou está se relacionando com alguém com quem se gostaria de casar e ter uma vida juntos. Além disso, pode ser um sonho de celebração que mostra que conseguimos atingir algum objetivo muito esperado em nossas vidas.,

"Se houver presença de emoções mais densas, pode ser indicação de que estamos nos afastando daquilo que o nosso coração realmente almeja", explica o astrólogo.

O que significa sonhar com o casamento de outra pessoa?

Para Mourão, sonhar com o casamento de outra pessoa indica que partes suas estão se unindo em prol de algo maior, mas depende das pessoas envolvidas.

Stoievsky explica que nesse caso é essencial entender quem é a outra pessoa e qual a relação de quem está sonhando com essa pessoa, além de a percepção das emoções ser muito importante.

O que significa sonhar com o casamento do ex?

Para Stoievsky pode significar uma mensagem de que estamos apegados a coisas que já se foram e precisamos deixá-las ir.

O que significa sonhar com festa de casamento?

Para Mourão, a festa é a celebração máxima. Sonhar com festa de casamento indica um processo que se encerra para um novo ciclo.

Stoievsky novamente enfatiza que é muito importante reparar nos sentimentos, emoções e pessoas presentes. Para ele, sonhar com festa de casamento representa um momento de felicidade, mas também pode estar revelando pessoas das quais podemos nos aproximar caso estejamos atrás de algum objetivo específico.

O que significa sonhar com pedido de casamento?

O pedido de casamento é um pedido para uma união. Essa união será com um aspecto oposto da personalidade da pessoa, de acordo com Mourão.

Já Stoievsky acredita que se é a própria pessoa quem está fazendo o pedido indica vontades e sentimentos fortes que sente àquele a quem está se fazendo o pedido. Além disso, representa também uma demonstração de coragem para enfrentar medos e desafios.

Caso a pessoa que sonha está sendo pedida em casamento pode significar os sentimentos de confiança que se tem em relação a pessoa que está fazendo o pedido.