PUBLICIDADE

Topo

Universa

Sonhar com sangue pode indicar mau presságio; saiba como interpretar

Sonhar com sangue: saiba o que significa e como interpretar - Travelsouls/iStock
Sonhar com sangue: saiba o que significa e como interpretar Imagem: Travelsouls/iStock

Sarah Alves

Colaboração para Universa

24/02/2021 04h00Atualizada em 16/04/2021 17h20

Teve algum sonho marcante ou frequentemente costuma sonhar com sangue? Reveladores, os sonhos são capazes de trazer mensagens ocultas. Neste caso, mesmo que o sangue esteja associado a algumas interpretações, é importante avaliar a totalidade para entender quais as mensagens presentes ali.

Especialistas lembram que cada pessoa pode ter uma interpretação dependendo das vivências e significados individuais atribuídos aos símbolos presentes no sonho.

"Sonhar é uma linguagem própria do sonhador. É um interlocutor interno, que associa tudo aquilo que está acontecendo na inconsciência", comenta a psicóloga Marion Gallbach, doutora em psicologia clínica pela USP (Universidade de São Paulo) e coordenadora do Núcleo de Sonhos da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA).

Uma pessoa sonha, em média, de quatro a seis vezes por noite. Segundo Gallbach, é comum esquecer até 90% dos sonhos. Por isso, os sonhos são divididos em pequenos e grandes — esses últimos, os mais marcantes. "Eles podem acrescentar coisas novas, que não estão sendo vistas, ou discordar de como pensamos quando estamos acordados", diz a psicóloga.

Sonhar com sangue: relação com a vida

Para o psiquiatra Carl Gustav Jung, fundador da psicologia analítica, a repetição ao longo da história explica os sonhos com símbolos que têm significados coletivos semelhantes — conhecidos como arquetípicos. Eles podem aparecer em momentos iguais da vida, sobretudo durante as transições, e ter uma interpretação mais clara apenas com a passagem do tempo.

No caso do sangue, por exemplo, é importante lembrar que a sua circulação é essencial à vida. É a partir dela que ocorre o transporte de oxigênio, nutrientes e hormônios, entre outras funções primordiais para o correto funcionamento do corpo humano. Por isso, historicamente, o sangue tem relação com a vida e a energia vital.

"O sangue está relacionado com fluído, com vida, justamente porque precisamos que ele circule", afirma a psicóloga Fernanda Aprile, doutora em psicologia clínica pela PUC (Pontifícia Universidade Católica) de São Paulo.

Outra relação possível é associada à paixão e à fertilidade. Assim como sinônimo de vida, o sangue também é considerado o "veículo das paixões", destaca a psicóloga Marion Gallbach.

Pressentimento da Primeira Guerra Mundial?

Inclusive, foi um sonho com sangue que intrigou e causou perturbação a Jung em 1913. Na visão do psiquiatra, a Europa era inundada pelo líquido. Um ano depois, com o início da Primeira Guerra Mundial, que durou até 1918, ele interpretou como um pressentimento do conflito.

"Em um primeiro momento, Jung achou que fosse uma questão própria, uma coisa ruim que poderia estar passando, mas quando teve a Primeira Guerra, ele sentiu como uma intuição profunda do momento coletivo que estava por vir, como um certo aviso", conta Marion Gallbach.

A visão, juntamente com outros sonhos considerados premonitórios, motivou o psiquiatra a iniciar uma de suas principais obras. O "Livro Vermelho", também conhecido como "Liber Novus", reúne ilustrações e pensamentos de Jung escritos entre 1914 e 1930. A publicação da obra foi realizada apenas em 2009, 48 anos após a morte do pai da psicologia analítica.

Astrologia: Marte e agressividade

Na astrologia, o sangue também tem muita relação com o simbolismo da vida. O líquido está associado a Marte, planeta que evoca a energia agressiva da vida e a capacidade de ação do ser humano, com destaque ainda para a sexualidade.

"O sangue é relacionado com vida, acidente, violência, paixão. Ele circula garantindo a vida. Existe o lado erótico, que tem muito a ver com Marte e a própria energia de paixão e atitude", diz a astróloga Titi Vidal.

Veja abaixo alguns significados de sonhar com sangue.

Sonhar com sangue de menstruação

Pode representar o significado mais literal, a própria menstruação, variando de acordo com a sensação que cada pessoa tem com o ciclo.

"Para algumas mulheres menstruar é tranquilo, outras têm dor. Depende de como a pessoa é. Existem marcas dos arquétipos nos sonhos que se carregam, mas também como somos construídos socialmente", explica a psicóloga Fernanda Aprile.

Na astrologia, sonhar com menstruação tem a ver com mudanças, amadurecimento, fertilidade e ciclos de vida e morte — sobretudo simbólica e seus aspectos de renovação. Também expressa questões emocionais e afetivas, relação com a família e perdas.

Sonhar com sangue na boca

Indicativo de problemas na própria boca, como na gengiva, ou até mesmo nos dentes. Dependendo do contexto, se o sangue impedir que a pessoa fale, uma interpretação comum é dificuldade na comunicação.

Sonhar que alguém está sangrando

Em geral, é sinal de mau presságio, já que impede o funcionamento correto da circulação do sangue. Pode indicar riscos à vida, violência ou ferimentos.

Sonhar com muito sangue

Astrologicamente, expressa energia de vida, coragem e paixão, mas também violências e machucados.

A simbologia pode indicar ainda uma energia agressiva que precisa ser aliviada. "A pessoa está precisando extravasar de alguma forma. Pode ser fazendo esporte ou tendo uma vida sexual mais ativa, por exemplo", diz a astróloga Titi Vidal.

Universa