Topo

Personal style do zodíaco: a influência dos elementos e planetas regentes

 É possível explorar a influência do zodíaco no dia a dia, investindo em um estilo personalizado nas produções de moda - Getty Images
É possível explorar a influência do zodíaco no dia a dia, investindo em um estilo personalizado nas produções de moda Imagem: Getty Images

Claudia Dias

Colaboração para Universa

23/02/2021 04h00

A atuação do elemento e do planeta que regem cada signo vai muito além das características que eles espelham nos representantes do zodíaco. É possível, por exemplo, explorar essa influência no dia a dia, investindo em um estilo personalizado nas produções fashion.

É o que mostra a astróloga Sara Koimbra. A seguir, ela aponta particularidades dos signos, itens e ideias que têm a ver com todos eles.

Áries

Regente: Marte

Elemento: Fogo

Cores: derivadas de vermelho e marrom

Acessórios: metais prateados, que remetam a ferramentas

O ariano é impulsivo e dinâmico, regido pelo planeta associado à guerra. Por isso, pode gostar de roupas no estilo alfaiataria, que faz referência ao militar, mas também aprecia peças esportivas ou casuais. O nativo fashionista transita do chique minimalista ao descolado e, entre as mulheres, há uma alternância entre o confortável e o excêntrico. Graças ao elemento fogo, Áries tende a gostar de tons quentes. Veste-se conforme a vontade e o humor e tem muita atitude ao escolher os looks. Prefere seguir o clima do dia, sem abrir mão do conforto, optando por tecidos e cortes mais rígidos. Pode rolar propensão a compras compulsivas, dependendo do seu estado de espírito.

Touro

Regente: Vênus

Elemento: Terra

Cores: vermelho e verde

Acessórios: com pedras naturais e pérola

Para o taurino regido pelo planeta da beleza, a moda e a maneira de se vestir representam todo um contexto, são quase uma arte. O nativo gosta de luxo, qualidade e beleza, sobretudo com roupas de grandes marcas e que tragam estímulo aos sentidos - seda, cetim, veludo, tecidos texturizados, rendas, bordados, entre outros, estimulam o tato e são muito apreciados. As cores favoritas remetem ao elemento Terra. Touro não abre mão de escolher peças confortáveis, belas e que oferecem conforto e têm uma pegada sensual, com apelo venusiano visível. Mulheres do signo costumam escolher acessórios mais clássicos, além de maquiagem neutra.

Gêmeos

Regente: Mercúrio

Elemento: Ar

Cores: azul, violeta e tons de amarelo

Acessórios: de prata e mercúrio, leves e práticos de combinar

Mais voltado para o estilo descontraído, se interessa pelas tendências do momento, numa influência direta do planeta que aguça a curiosidade e a versatilidade. Não costuma ser exigente, mas é inconstante, a ponto de mudar de estilo rapidamente, pelo simples fato de não gostar de ficar muito tempo com as mesmas roupas. Curte a androginia. Entre as mulheres, o gosto sobressai para calças largas ou shorts com cortes diferentões; em mais camisa e menos vestidos.

Câncer

Regente: Lua

Elemento: Água

Cores: branco, prata e verde

Acessórios: românticos

Clássico por natureza, o canceriano tem uma relação emocional com suas roupas, por causa da água regente. É do tipo que guarda anos a fio o vestido do primeiro encontro ou a camisa do dia da formatura. Entretanto, a regência da lua faz o nativo do Câncer mudar frequentemente de estilo - lua tem fases que se sucedem, lembra? Costuma ser um signo que não gosta de se exibir mas, às vezes, escolhe peças que evocam a infância, a inocência e o romantismo de uma época. Por isso, flores e bolinhas (poás) são estampas bem-vindas. Mulheres do signo tendem a ser mais reservadas, a ponto de dispensarem minissaias e vestidos com decotes generosos.

Leão

Regente: Sol

Elemento: Fogo

Cores: dourado e variações de verde e de amarelo

Acessórios: grandes e chamativos, sobretudo os de ouro

Glamour e brilho são indispensáveis para Leão, o puro brilho do sol. Fã de adornos chamativos, como: chapéus, óculos de marca, roupas brilhantes, pedras preciosas, ouro, strass e lantejoulas, também ama combinações coloridas e estampas de animais. Prefere qualidade em vez de quantidade e seu estilo costuma demonstrar a força interior, reforçando posição social ou exibindo sua riqueza. O leonino ama a alta costura e tenta se diferenciar com roupas exclusivas ou feitas sob medida.

Virgem

Regente: Mercúrio

Elemento: Terra

Cores: branco, violeta, laranja e tons terrosos

Acessórios: quanto mais detalhes tiverem, melhor!

Detalhismo é com Virgem mesmo, inclusive no guarda-roupa. Tanto que o look do dia é escolhido minuciosamente: bolsa, acessórios e até a meia é pensada para a composição ficar perfeitinha. Trajes sóbrios e tecidos naturais, como: linho, algodão, seda e lã, marcam seu estilo pessoal. O virginiano também ama a elegância atemporal e as cores neutras - o marrom se revela presente o ano inteiro. Adora roupas com estampas geométricas, porém, discretas. Este signo é fascinado por brechós e liquidação, pois não gosta de gastar demais.

Libra

Regente: Vênus

Elemento: Ar

Cores: azul, verde e rosa

Acessórios: dourados ou prateados, luxuosos

Libriano é referência em estilo e suas escolhas sempre se baseiam na elegância e no bom gosto. O clássico prevalece em seu closet - as mesmas roupas ficam lá por anos, sendo atualizadas com novos detalhes. O nativo de Libra tem a moda no sangue. Para ele, isso faz parte da vida social e sua preferência está particularmente ligada à ocasião em que uma peça será usada. Por ser um signo muito voltado "ao outro", busca admiração e feedbacks positivos pelo que veste.

Escorpião

Regente: Plutão

Elemento: Água

Cores: vermelho, verde e preto

Acessórios: dourados e de tamanho médio

O guarda-roupa de Escorpião está cheio de couro, saltos, estampas animais, verniz e cores incômodas, como o vermelho e o preto. Isso porque, para ele, o jeito como se veste também é uma maneira de chamar a atenção e se sentir poderoso. Igualmente gosta de se mostrar dominador, forte e autossuficiente. O look do dia depende muito do estado de espírito, indo e vindo entre a plebe e a realeza. A mulher escorpiana consegue mudar de estilo várias vezes ao dia, indo do terno clássico às calças de couro justas e com franjas, sem se importar com o que dita a moda. Tende a ser fetichista e gosta de transparência, não só em lingeries, como em peças de roupas.

Sagitário

Regente: Júpiter

Elemento: Fogo

Cores: branco azul e verde

Acessórios: alegres, jovens e modernos

Divertido, Sagitário adora cores e estampas mas, mais que isso, é fã de roupas práticas e confortáveis, preferencialmente que estejam na moda. Porém, não abre mão de um bom jeans, botas de couro e suéter de grife no closet. O importante, para ele, é ter peças-coringa, úteis para diversas ocasiões. Prefere itens versáteis - tipo o sapato que vai do trabalho para o happy hour sem drama. Não se intimida com peças grandes nos acessórios, nem com tecidos extravagantes. Se puder, sempre usará tonalidades alegres e contrastantes.

Capricórnio

Regente: Saturno

Elemento: Terra

Cores: preto, azul e marrom

Acessórios: clássicos e sóbrios

O capricorniano dificilmente usa roupas caras, não gosta de sair para compras, nem perder tempo escolhendo peças e sempre vai preferir algo que possa adquirir em lojas mais próximas de casa. É adepto do look sóbrio, clássico, das roupas simples. Evita ser notado por vestimentas muito "visíveis" ou estampadas, reflexo da influência do discreto Saturno. Até as mulheres do signo signo se vestem com mais recato, preferindo vestidos práticos, suéteres simples, rasteirinhas ou pelas feitas em casa.

Aquário

Regente: Urano e Saturno

Elemento: Ar

Cores: cinza, azul e verde

Acessórios: tudo que tiver referências eletrônicas

Quem nasce sob o signo de Aquário é conhecido por sua excentricidade (por causa de Urano dominante) ou pela sua simplicidade (Saturno como co-regente). O nativo mais uraniano é aquele que escolhe peças de qualquer tipo, como um vestido longo anos 70, com enormes joias vintage, combinadas com improvável jaqueta assimétrica. Essa turma conhece todos os excessos e não hesita em provar o seu lado rebelde e independente com as escolhas de vestuário. Já o aquariano mais saturnino costuma optar por tons sóbrios e trajes clássicos e elegantes, como terno e gravata, bem acompanhados por sapatos de couro.

Peixes

Regente: Netuno

Elemento: Água

Cores: verde, azul e roxo

Acessórios: abstratos, com ilusão de ótica ou esotéricos

Fashionista e visionário, o nativo de Peixes antecipa tendências, porque é inspirado, criativo e desprendido de ego. Valoriza a arte em seu estilo, o que se reflete no look final, incluindo misturas de tecidos variados, véus, pregas, babados e bolsos proeminentes, sem pesar a mão. Seus itens favoritos trazem romantismo, seja uma lingerie ou um par de meias. Suas combinações inusitadas e ousadia simpática retratam a natureza sonhadora e artística do signo.