Topo

Sonhar com leão pode significar ameaça próxima; saiba interpretar

Entenda os significados diferentes de sonhar com leão - Artis Amsterdam Royal Zoo/Handout via REUTERS
Entenda os significados diferentes de sonhar com leão Imagem: Artis Amsterdam Royal Zoo/Handout via REUTERS

Júlia Vieira

Colaboração para Universa

22/02/2021 04h00Atualizada em 17/05/2022 17h34

Sonhos com animais estão entre os mais comuns. Os animais nada mais são do que símbolos e metáforas. Sendo assim, os sonhos vão muito além do que podemos ver na cena. O que significa então sonhar com leão?

Para Natália Mota, psiquiatra, neurocientista e pós-doutoranda da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), sonhar com leão pode ser uma forma de simularmos prováveis ameaças.

A especialista retoma a teoria do finlandês Antti Revonsuo, que sugere que o sonho é um simulador de possíveis situações a serem vivenciadas pelo indivíduo no dia seguinte.

"É como um grande simulador onírico. Como se a gente tivesse no nosso banco de memórias um monte de informação e a gente pudesse, então, juntar essas informações em uma colcha de retalhos e simular ameaças possíveis", explica Natália. "Se você está com medo, se você está vivendo em uma zona de guerra, é importante que você aprenda rápido quais situações são perigosas e aprenda como fugir e se proteger", sugere.

Os sonhos seriam uma forma de aprender as estratégias e os caminhos possíveis rapidamente.

"Por meio de uma simulação onírica, em que você não tem um impulso sensorial, está relaxado e seguro, o seu cérebro treinaria, com as informações que ele tem, uma série de situações e de habilidades que iriam tornar esse indivíduo mais protegido e apto a dar respostas mais rápidas em situações de risco", aponta a neurocientista.

Ela ressalta que o importante é entender o contexto desse indivíduo. É importante que o próprio sonhador explique o que o símbolo, no caso, o leão, significa para ele.

Sonhar com leão como símbolo de ameaça

"Para algumas pessoas, o símbolo de um felino ameaçador, que já foi predador da espécie humana, significaria uma ameaça, uma situação de medo, uma situação que arrisca a própria sobrevivência. Então, dependendo do contexto, dá para se imaginar que uma pessoa utilizaria esse símbolo para simular a entrada de alguma situação ameaçadora na vida dessa pessoa", exemplifica.

A ameaça, no entanto, nem sempre é clara. Por exemplo: o medo de adoecer. Um medo inespecífico de adoecer pode vir de uma ameaça simbólica e, se o sonhador for uma pessoa que traz uma ligação de situações de doença e de sobrevivência com a imagem de um felino, ele pode sonhar com leão.

Tudo depende do contexto, das associações que a pessoa fez com aquele elemento. Um biólogo, por exemplo, que relaciona a imagem do felino como um grande símbolo de inspiração, pode ter o mesmo sonho com um significado diferente, já que o animal não representa algo negativo para este sonhador em específico.

Sonhar com leão como uma representação do lado instintivo

O numerólogo, astrólogo e tarólogo Yubertson Miranda relaciona o símbolo "leão" como uma representação do nosso lado instintivo. O leão é visto como um animal exuberante, forte, um líder. E, por isso, sua presença no sonho pode ter ligação com a nossa vontade de querer reconhecimento, de querer ser visto, de querer mandar, de querer liderar e de querer ser especial.

Veja abaixo os possíveis significados de diferentes tipos de sonhos com leão.

Sonhar com leão atacando

Se o leão está atacando, pode ser que a pessoa esteja com muita raiva diante de algo que feriu o seu ego. Por isso, o indivíduo pode querer revidar, atacar, para ser reconhecido, visto, notado e recuperar sua posição.

Sonhar com leão manso

Se for um leão manso, pode ser que o sonhador não esteja tão voraz em sua necessidade de ter esse reconhecimento, essa respeitabilidade ou essa vontade de ser visto, de ser notado e de liderar. Nesse caso, pode demonstrar que o indivíduo tem seus instintos sob controle ou também que essas necessidades tenham perdido o sentido, a força, para essa pessoa. O objetivo pode estar comprometido.

Sonhar com leão filhote

Se for filhote, pode representar uma fase de desenvolvimento da identidade, do ego, da expressão do "eu", da necessidade de obter reconhecimento e de se tornar especial. Demonstra uma fase de desenvolvimento para que o indivíduo se torne um líder para outras pessoas.