PUBLICIDADE

Topo

Universa

Sonhar com leão pode significar ameaça próxima; saiba interpretar

Entenda os significados diferentes de sonhar com leão - Artis Amsterdam Royal Zoo/Handout via REUTERS
Entenda os significados diferentes de sonhar com leão Imagem: Artis Amsterdam Royal Zoo/Handout via REUTERS

Júlia Vieira

Colaboração para Universa

22/02/2021 04h00

Sonhos com animais estão entre os mais comuns. Os animais nada mais são do que símbolos, metáforas. Sendo assim, os sonhos vão muito além do que podemos ver na cena. O que, então, pode estar por trás de um sonho com um leão? Para Natália Mota, psiquiatra, neurocientista e pós-doutoranda da Universidade Federal do Pernambuco (UFPE), sonhar com leão pode ser uma forma de simularmos prováveis ameaças.

A especialista retoma a teoria do finlandês Antti Revonsuo, que sugere que o sonho é um simulador de possíveis situações a serem vivenciadas pelo indivíduo no dia seguinte.

"É como um grande simulador onírico. Como se a gente tivesse no nosso banco de memórias um monte de informação e a gente pudesse, então, juntar essas informações em uma colcha de retalhos e simular ameaças possíveis", explica Natália. "Se você está com medo, se você está vivendo em uma zona de guerra, é importante que você aprenda rápido quais situações são perigosas e aprenda como fugir e se proteger", sugere.

Os sonhos seriam uma forma de aprender as estratégias e os caminhos possíveis rapidamente.

"Por meio de uma simulação onírica, em que você não tem um impulso sensorial, está relaxado e seguro, o seu cérebro treinaria, com as informações que ele tem, uma série de situações e de habilidades que iriam tornar esse indivíduo mais protegido e apto a dar respostas mais rápidas em situações de risco", aponta a neurocientista.

Ela ressalta que o importante é entender o contexto desse indivíduo. É importante que o próprio sonhador explique o que o símbolo, no caso, o leão, significa para ele.

Sonhar com leão como símbolo de ameaça

"Para algumas pessoas, o símbolo de um felino ameaçador, que já foi predador da espécie humana, significaria uma ameaça, uma situação de medo, uma situação que arrisca a própria sobrevivência. Então, dependendo do contexto, dá para se imaginar que uma pessoa utilizaria esse símbolo para simular a entrada de alguma situação ameaçadora na vida dessa pessoa", exemplifica.

A ameaça, no entanto, nem sempre é clara. Por exemplo: o medo de adoecer. Um medo inespecífico de adoecer pode vir de uma ameaça simbólica e, se o sonhador for uma pessoa que traz uma ligação de situações de doença e de sobrevivência com a imagem de um felino, ele pode sonhar com leão.

Tudo depende do contexto, das associações que a pessoa fez com aquele elemento. Um biólogo, por exemplo, que relaciona a imagem do felino como um grande símbolo de inspiração, pode ter o mesmo sonho com um significado diferente, já que o animal não representa algo negativo para este sonhador em específico.

Sonhar com leão como uma representação do lado instintivo

O numerólogo, astrólogo e tarólogo Yubertson Miranda relaciona o símbolo "leão" como uma representação do nosso lado instintivo. O leão é visto como um animal exuberante, forte, um líder. E, por isso, sua presença no sonho pode ter ligação com a nossa vontade de querer reconhecimento, de querer ser visto, de querer mandar, de querer liderar e de querer ser especial.

Veja abaixo os possíveis significados de diferentes tipos de sonhos com leão.

Sonhar com leão atacando

Se o leão está atacando, pode ser que a pessoa esteja com muita raiva diante de algo que feriu o seu ego. Por isso, o indivíduo pode querer revidar, atacar, para ser reconhecido, visto, notado e recuperar sua posição.

Sonhar com leão manso

Se for um leão manso, pode ser que o sonhador não esteja tão voraz em sua necessidade de ter esse reconhecimento, essa respeitabilidade ou essa vontade de ser visto, de ser notado e de liderar. Nesse caso, pode demonstrar que o indivíduo tem seus instintos sob controle ou também que essas necessidades tenham perdido o sentido, a força, para essa pessoa. O objetivo pode estar comprometido.

Sonhar com leão filhote

Se for filhote, pode representar uma fase de desenvolvimento da identidade, do ego, da expressão do "eu", da necessidade de obter reconhecimento e de se tornar especial. Demonstra uma fase de desenvolvimento para que o indivíduo se torne um líder para outras pessoas.

Universa