Topo

Sonhar com cabelo pode indicar necessidade de mudança; veja significados

Sonhar com cabelo caindo é algo comum; veja significados - Getty Images/iStockphoto
Sonhar com cabelo caindo é algo comum; veja significados Imagem: Getty Images/iStockphoto

Mariana Matos

Colaboração para Universa

01/03/2023 04h00

O cabelo diz muito sobre a personalidade de alguém. Algumas pessoas usam curto, outras preferem colorido e até há aquelas que não gostam de cabelo nenhum - ficam carecas. Mas e quando a gente sonha com cabelo, o que isso significa?

Nós precisamos entender o que cada situação do sonho quis nos mostrar e assim construir uma possível narrativa e entendimento a respeito da sua intenção, mas nem sempre é fácil, não é?

Para continuar vendo a previsão do seu signo, é fácil e rápido

A psicóloga Sâmia Riachi, especialista em Psicologia Analítica e Abordagem Corporal pelo Instituto Sedes Sapientiae, afirma que nós não escolhemos nossos sonhos - eles acontecem de maneira natural e nos trazem informações que, muitas vezes, são importantes para nosso processo de desenvolvimento.

''O sonho simplesmente vem e a gente acolhe suas imagens, seus símbolos, suas sensações. Segundo Jung, a psique mostra exatamente para o sonhador a imagem que precisa mostrar e que o auxiliará como um guia para seguir em seu desenvolvimento e tornar-se quem se é'', diz.

De acordo com o astrólogo Yuberson Miranda, os sonhos envolvem o simbolismo do que está ali. "Desde a pessoa, o cenário, animais, objetos e eventos. Tudo isso é o alfabeto que nos ajuda a entender o significado dos sonho"', conta

Significado mais comuns de sonhar com cabelo

  • Necessidade de renovação
  • Força e virilidade
  • Apego a algo e alguém
  • Espontaneidade e criatividade
  • Sair de um ciclo e entrar em outro

Confira abaixo alguns cenários de sonhos com cabelos e seus significados.

Sonhar que o cabelo está caindo

Pode representar desapego ou necessidade de mudar a sua imagem, a maneira como a pessoa se vê.

Sonhar que está penteando o cabelo

Pode mostrar um estado de afeto, amor, sedução por si ou por alguém.

Sonhar que esconde os cabelos

Pode significar que a pessoa não esteja sentindo-se confortável com a própria aparência ou não queira admitir que está apaixonada.

Sonhar que está exibindo os cabelos

Pode estar ligado com uma fase de muita vaidade e valorização da própria imagem, poder de sedução e força pessoal.

Sonhar que o cabelo está bagunçado e desgrenhado

Pode dizer que a pessoa se encontra em um momento de expressar criatividade, originalidade e mudança de convenções e padrões.

Sonhar que os cabelos estão penteados e organizados

Tem ligação com obediência aos valores e padrões considerados socialmente corretos.

Sonhar com cabelos grandes

Pode significar apego a fases e dificuldade de encerrar ciclos.

Sonhar que ficou careca

Pode indicar um momento de sacrifícios pessoais no cotidiano ou entrada em uma nova fase de desapego e desprendimento.

Sonhar com corte de cabelo

Pode mostrar uma fase de mudança e deixar o passado para trás. Se uma pessoa estiver cortando o cabelo, preste atenção nos comportamento dela, para evitar esses atributos ou desenvolver melhor eles na sua nova etapa.

Sonhar que não quer cortar o cabelo

Pode significar apego. Se você estiver brigando para que o cabelo não seja cortado é importante refletir sobre essa afeição estar te impedindo de se adaptar a mudanças.

Outros significados de sonhar com cabelo

Como os sonhos possuem uma linguagem simbólica, o melhor caminho para acessá-los não é pela razão, mas pelo coração. Precisamos interagir com essas imagens que nos são apresentadas e sentir como elas nos tocam.

"O que esse sonho te faz sentir é uma boa pista. Qual o significado deste símbolo na sua cultura é outra. Em algumas culturas, por exemplo, raspar os cabelos simboliza o desapego da matéria, da imagem, para outras culturas o cabelo simboliza a força, a potência e deve ser mostrado. Em outras, pode estar associado à beleza e à sedução e, portanto, deve ser coberto. E todos estes entendimentos nos mostram que não há um, mas diversos significados possíveis para sonhos com este tema", acrescenta Riachi.

Uma forma bacana de acessar os possíveis significados dos sonhos é buscar um determinado símbolo em mitos e contos antigos, pois eles foram criados em um momento no qual o homem não se baseava apenas em explicações lógicas, mas seguia sua intuição.

O mito bíblico de Sansão e Dalila é um exemplo para se inspirar na análise dos sonhos com cabelos. Sansão tinha longos cabelos que, quando cortados, culminaram na perda de sua força e virilidade. Este e outros mitos podem auxiliar nesta busca, mas precisam sempre caminhar juntos com as associações do próprio sonhador.

Como os sonhos podem ter vários significados, uma dica é manter um caderno próximo à cama e anotá-los no momento que acordar. Com isso você consegue mais informações, detalhes e será possível acessar os recados que o sonho quis enviar. Também é importante avaliar as mensagens a partir das suas experiências individuais e sempre procurar um especialista para entender melhor o assunto.

Livros para desvendar os sonhos

A Interpretação dos Sonhos, de Sigmund Freud

Sonhos, de Vinicius Iracet

Rodapé content commerce -  -