PUBLICIDADE

Topo

Alto Astral

Morte, doença, perda de vitalidade? Veja o que significa sonhar com dente

Sonhar com dente tem ligação popular a perdas; entenda significado -
Sonhar com dente tem ligação popular a perdas; entenda significado

Sarah Alves

Colaboração para Universa

17/02/2021 04h00Atualizada em 01/07/2021 15h32

É muito provável que você já tenha ouvido o ditado "sonhar com dente, morte de parente". A ideia está na imaginação popular e tem quem se amedronte bastante com a possibilidade dos maus presságios trazidos por isso. Porém, a ideia não é uma regra.

A Universa, especialistas salientaram que cada pessoa adequa os sonhos de acordo com a sua realidade. As representações são baseadas no repertório cultural, de vivências e memórias, além dos significados construídos ao longo da vida de cada um para os elementos presentes no sonho.

"Um sonho está sempre falando dos medos, ansiedades, sentimentos, alegrias, emoções, a nossa parte afetiva. Por isso, é importante avaliar a sua totalidade", explica a psicóloga Marion Gallbach, doutora em psicologia clínica pela USP (Universidade de São Paulo) e coordenadora do Núcleo de Sonhos da Sociedade Brasileira de Psicologia Analítica (SBPA).

Lições dos sonhos

Segundo Gallbach, sonhar é um "diálogo interno". É a figura de um interlocutor que associa as vivências guardadas no inconsciente — antigas e recentes —, usando uma linguagem própria para se expressar.

"Nada é à toa, as relações estabelecidas nos sonhos são as que ainda não conhecemos. Se quando acordados estamos dentro de uma reflexão que já sabemos, no sonho se tem o pensamento mais simbólico, em imagens e parábolas", comenta a psicóloga.

Em média, um sonho começa a cada 90 minutos e é impossível se lembrar de todos ao acordar. Por isso, existe a divisão entre os pequenos, que acabam esquecidos, e os grandes, que são os mais marcantes - seja pela intensidade de emoção envolvida, por serem mais recentes ou integrar aspectos "bizarros".

"A emoção dá relevo para a memória", diz o psicólogo e doutor em psicobiologia pela Universidade Federal do Rio Grande do Norte, Rafael Scott.

Símbolos que se repetem

A representação do dente integra uma série de símbolos estudados e difundidos principalmente pelo psiquiatra e fundador da psicologia analítica, Carl Gustav Jung. Discípulo de Sigmund Freud, ele aprofundou as pesquisas e frisou a importância da análise dos sonhos como meio de autoconhecimento.

"Os símbolos que se manifestam estão presentes nas fábulas, nos contos de fadas, nos mitos e nas histórias das religiões. São motivos que se repetem", explica a psicóloga Marion Gallbach. "Mas é o sonhador quem tem as referências para poder entender o que este sonho está falando", reitera Gallbach.

Culturalmente, algumas pessoas podem associar os dentes ao dinheiro pela representação da figura da Fada do Dente na infância, como exemplifica o psicólogo Rafael Scott. Além dos aspectos culturais e próprios ao sonhador, ele explica que estímulos artificiais — como novelas, séries e livros — podem aparecer "fragmentados no sonho". Sensações de dor e temperatura, por exemplo, também podem interferir.

Sonhar com dente está associado à vitalidade

Os dentes são uma parte estrutural do corpo humano. São eles que aparecem quando uma pessoa fala ou sorri. Também são essenciais para a mastigação, importante para a metabolização. Desde a Antiguidade, o rosnar dos animais está associado à demonstração de força. Por essas razões, sonhar com dente está muito relacionado à vitalidade e agressividade.

"Quando você sorri é principalmente pelos dentes em que se mostra a alegria. É também com o que você 'abocanha a vida', tendo a ver com a sua assertividade e agressividade nas ações", comenta Marion Gallbach. "Os dentes também são como joias, pérolas, sempre muito valorizados, tendo relação com a forma de expressão, o falar", completa.

É muito importante ainda entender que os dentes, assim como os ossos, se sobrepõem à carne no corpo. Por não se decompor, representam uma espécie de força capaz de ultrapassar a vida.

"Caçadores pegavam dentes e os colocavam em um colar para carregar com eles. Existia ali o significado de tomar para si a força da dentição do animal que haviam vencido, era um ato mágico de empoderamento", comenta o psicólogo Rafael Scott. "A ideia era mostrar que foi forte o suficiente para matá-lo e que, agora, também se tinha a força do animal para si", completa.

Significados astrológicos e espirituais

Segundo a astróloga e analista junguiana Aline Maccari, do perfil @aastrologa, os dentes têm forte relação com o planeta de Saturno e o signo de Capricórnio, que salientam o poder estruturante. Maccari também pontua que é importante observar o fato de os dentes serem muito representativos em figuras monstruosas, como bruxas e vampiros, tendo papel essencial na personificação desses seres para demonstrar força e intimidar.

Já a espiritualista Maria Itália Guerriero corrobora com a ideia de que a simbologia remete principalmente a maus presságios, como mortes e doenças. "Dente é uma parte estrutural do corpo. Quando ele cai, por exemplo, é como se você estivesse quebrando um ciclo", explica.

Veja abaixo alguns significados de sonhar com dente:

Sonhar com dente nascendo

Sinal de bom presságio, representa o nascimento de alguém ou de novas situações na vida.

Sonhar com dente saudável

Pode indicar calmaria, união familiar e sabedoria nas falas.

Sonhar que está no dentista

Tem relação com o tratamento de algo que afeta a vida — principalmente a saúde.

Sonhar com dente mole

Em qualquer sonho que exista dano ao dente se associa a perda de vitalidade por situações que abalam a vida independente da área: saúde, núcleo familiar, profissão, entre outras. Segundo a espiritualista Maria Itália Guerriero, pode ser alerta para buscar um médico e realizar exames.

Sonhar com dente quebrado

Desvitalização e ausência de força para lidar com alguma questão, indicando problemas na agressividade — em "abocanhar" a vida. Pode ter relação com doenças, de acordo com Maria Itália Guerriero.

Sonhar com dente caindo ou perda de dente

Maior representação da perda de vitalidade e potência, sonhar com dente caindo tem relação estreita com os sentimentos de fraqueza, ansiedade, medo, ausência de assertividade, sensação de desintegração da própria força e dificuldade em se defender de algo ou alguém. Representa momentos de muita fragilidade e é associado à decadência em qualquer âmbito: familiar, pessoal ou profissional.

"Quando alguém perde ou tem que sacrificar um dente no dentista, por exemplo, geralmente a pessoa sofre muito", comenta a psicóloga Marion Gallbach, em analogia à situação.

Os sonhos são considerados como presságio para a morte de familiares próximos — como mãe, pai e irmãos — quando são dentes da frente e familiares mais distantes quando são dentes do fundo, diz a espiritualista Maria Itália Guerriero. A mesma relação vale para doenças.

Sonhar com dente podre

Pode indicar doenças e, historicamente, possui relação com decadência moral.

Alto Astral